Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

DigoCG   Valinhos - São Paulo - AC
Noemi   Marília - AC
juniorturino   São Paulo - SP
Fabio Teles   Goiânia-GO - AC

Portfólios Ver Mais

Marlon aguiar   Rio de Janeiro - AC
Canela   Brasil - AC
Marcelo Sousa   Marabá / PA - PA
dpi3d   Recife - PE

Usar modificador Slice para fazer telhados

Por: Jair  

Em: 22/05/2008 16:50

olha só, um dia fiz um telhado, depois apliquei um probolean em uma por uma. depois de um attach e converti pra proxies. e deu certo e nem pesou. e olha que minha maquina nem estava tão boa de configuração.
Ai Jair, desculpe não ter respondido ontem mesmo, mas tava morrendo de sono e nem abri o arquivo. Hoje eu vi ele e cortei as telhas numa boa. As telhas não estão legais, estão muito pesadas, a modelagem não foi bem feita. É melhor vc modelar telhas novas com uma line e extrude, ai vc controla melhor as faces. Tem muitas faces pra fazer o arredondado da telha e não precisa de tudo isso. Por isso que está tão pesado e vai ficar muito pesado com todos os telhados que vc tem na cena. Dá pra fazer assim, mas eu acho que vale mais a pena modelar a telha de novo, vai poupar trabalho e tempo de render. Também não fica boa a telha com as faces de baixo deletadas como vc fez, porque quando faz o corte não dá pra fechar o tampo. Eu coloquei o telhado com o recorte que fiz no rapidshare para vc baixar: http://rapidshare.com/files/118019957/telhado_modo3.rar.html Cortei com o slice que te expliquei. Vc tá no max 2009 e é fácil usar o Proxy do Mental Ray nele, já vem tudo pronto. É uma boa transformar os telhados em Proxy pra renderizar.
desistir de usar essa !#@#$!* de slice ¬¬ já era pra mim ter terminado isso faz uma semana se não fosse o [i:4eb1d52f28]maldito[/i:4eb1d52f28] telhado o.o vlw pela força magster, mais aqui num deu mesmo, :(:(:( por enquanto to fazendo com BOOLEAN, mais só dá merda, a casa tem 23 aguas se não me engano, com umas 4 horas fiz 5, quase meio milhão de polys até agora, fora os erros que o boolean deixa ¬¬ mal pelo desabafo, mais era necessário :( ganhei + prazo pra entrega do trabalho, mais mesmo assim não dá, o telhado só atrasa o quick slice não vai, testei com um telhado bem pequeno e mesmo assim não foi :( [u:4eb1d52f28]*magster: te mandei uma PM[/u:4eb1d52f28]
Ai Jair, com certeza é alguma coisa de errado que está fazendo na sua cena cara, porque este esquema do telhado é bem simples. A questão principal é modelar bem a telha, sem isso sempre vai ficar pesado porque está gastando muitas faces em cada telha. Se modelar uma telha bem otimizada, gastando só as faces que realmente são necessárias, não tem erro. O telhado fica leve, fica fácil de cortar com o quick slice e com o slice também. A diferença do Slice é que dá bem mais trabalho, tem que ficar colocando o plano de slice na posição certa. Eu sempre cortei telhas assim como o Magster disse e nunca tive problema. Boolean não serve pra estas coisas, só pra coisas bem simples, cortar telhado com boolean é procurar problema. Vc não vai conseguir terminar o projeto dessa forma sem modelar telhas otimizadas, porque se já está com 500 mil polígonos em apenas 5 águas e tem 23, vai ficar super pesado. Quanto você tem de RAM ai. Se tiver menos de 2 GB não dá pra trabalhar legal com coisas tão detalhadas.
Doutor Ego
Concordo com o Marcola, as telhas que estavam no telhado eram super pesadas, cheias de faces desnecessárias, mas eu consegui cortar normalmente com o quick slice. Só que vai ficar pesado no projeto todos os telhados com aquelas telhas, tinha mesmo que modelar uma mais leve e não é difícil. Boolean não é opção, só vai ter mais dor de cabeça. Ainda mais agora que deletou as faces de baixo do telhado, ai não tem mais volume e fica pior pro boolean trabalhar
vlw pessoal conseguir terminar só que nem fiz com telha 3d fiz com textura t.t próximo projeto vejo se faço em 3d de qualquer forma mto obrigado a familia 3d1 que sempre tá ajudando o pessoal 8:) :D
Que bom que conseguiu cara, mas é uma pena que não deu pra fazer com telha 3D. No próximo modela a telha vc mesmo, posta aqui que eu te dou as dicas de como modelar bem leve. Posta a imagem do projeto pra gente ver

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711253.

Total de membros registrados: 138787

Últimos membros registrados: carolanunciato, danieldejesus, lereuneves, Leancapsfruk, ananda3d, marcss, berberinecapsule, glucofitsverige.

Usuário(s) on-line na última hora: 789, sendo 20 membro(s) e 769 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: carolanunciato, Sergio1987, TadeuB79, Eng Damasceno, Fabio Catelleno, mastermax, Celso Borttoloto, emersonforentin, gago, Carlos E. Nogueira, Daniel Monteiro, Roberto Movanni, Alessandro, look, Duda, danieldejesus, Osvaldo Arquiteto, Geraldo Nunes, marcio.alain, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.