Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

DigoCG   Valinhos - São Paulo - AC
Vinicius Paciello   São Paulo - AC
auliach   Rio de Janeiro - RJ
new   Belo Horizonte - MG
Andre Bittencourt   Rio de Janeiro - RJ

Portfólios Ver Mais

RafaGama   São Paulo
batata25   padre miguel
ytakahassi   São Paulo
deluca   Rio de Janeiro-RJ - AC

O que é LWF?

Por: xando  

Em: 30/05/2008 15:16

galera vi em alguns foruns sobre lwf, o que é isso? valeu
Portifólio: http://www.xandomonteiro.com.br
errei rsrs
linear workflow
Linear Work Flow é um metodo de iluminação que puxa os tons médios que o windows por padrão não mostra no seu monitor. Qual é a vantagem do uso dele na arquitetura? Iluminação, tempo de render e fidelidade ao que você vê no material editor, pois o que aparecer na esfera do material, é exatamente como vai sair no render! Você vai precisar jogar (aumentar multiplier) menos luz na cena, o que consequentemente o render precisará de menos samples para calcular sombras difusas e o tempo de render será menor. Mas este processo não envolve somente a parte do software, é preciso uma boa calibração de monitor para se trabalhar com gamma 2.2 Existem várias formas de se trabalhar com o LWF, a curva de aprendizado é um pouco longa, mas depois que você pega o esquema, passa a usar setagens padrão para todas as cenas. No início as cenas parecem lavadas, mas é só falta de prática para sanar este problema. Se você fizer uma busca aqui no fórum encontrará em um tópico links com tutoriais e a parte teórica sobre o assunto.
Ae hawf, cara começei a ver os trabalhos de um russo, cara e achei fantastico a resolução que fica os materiais, coisas que os meus não consigo de jeito nenhum! ai tive que rever meus conceitos será que estou no caminho errado, eu estudo pra caramba, mas não consigo resultados bons, e qdo consigo vejo estes trabalhos que acabam jogando um balde de agua fria! valeu pelo tok vou dar uma olhada, ver se acho materiais para estudar, sobre a calibragem de monitor como faço isso eu possuo um lg wide de 17"! abços e valeu irmão como sempre!
Portifólio: http://www.xandomonteiro.com.br
Aqui alguns artigos e tutoriais sobre LWF: http://www.gijsdezwart.nl/tutorials.php (este ensina como calibrar monitores também). http://www.highend3d.com/3dsmax/tutorials/rendering/vray/147.html http://asgvis.com/index.php?Itemid=57&id=24&option=com_content&task=view http://3dlight.blogspot.com/2007/12/linear-workflow-introduction.html http://photo.net/bboard/q-and-a-fetch-msg?msg_id=00Ejme http://www.animationxpress.com/index.php?file=story&id=133 http://www.aversis.be/tutorials/vray/essential_gamma_01.htm Guia para calibragem de monitores: http://www.normankoren.com/makingfineprints1A.html http://www.hugorodriguez.com/calibracion/calibracion_v2_01.htm (espanhol) http://www.aim-dtp.net/index.htm Guia como trabalhar com LWF + After Effects: http://www.fxguide.com/fxtips-315.html É importante dizer que trabalhar em Linear Color Space não é uma coisa inventada por usuários do V-Ray, é muito usado em Filme, Fotografia e em Impressões Profissionais ou seja, não aplica apenas a renderizadores e 3d. Isso ja existia bem antes do V-Ray ser desenvolvido, basta fazer uma busca no google, tem um monte de informações. Também aconselho a ler esses artigos e procurar entênde-los, não adianta seguir os tutoriais se não souber a parte teórica. Xando, com relação a calibragem do monitor, o mais ideal seria calibragem via hardware, tem aparelhos específicos para isso, mas é possível fazer isso manualmente e via software, seguindo os artigos que postei acima.
Caramba, muito bom! hawf, achei algumas coisas relacionadas e este assunto vou começar a estudar! muito obrigado mais uma vez!
Portifólio: http://www.xandomonteiro.com.br
Mas não é essa técnica que deixa as imagens sem o devido contraste? Porque quando muda o gamma pra tirar preto da escala, deixa tudo mais claro e facilita a iluminação, mas as partes escuras da imagem perdem contraste. Eu já fiz vários testes com renders diferentes e em todos acontece isso de perder contraste nas áreas mais escuras. Será que tem algum detalhe que resolve este problema?
Doutor Ego
"marcola" disse: Será que tem algum detalhe que resolve este problema?
Sim, o detalhe é o que eu falei lá em cima, a prática. :D No início as cenas tendem a sair lavadas mesmo, mas depois que você pegar o ponto certo da iluminação, vai passar a usar em todas as cenas. Se você ja usou o V-Ray você sabe o quanto é dificil iluminar um interior usando o Color Mapping Linear. O que acontece, estoura nas entradas de luz (portas e janelas) e o resto da cena fica escuro, não é?. Mesmo se você salvar a imagem como hdr full float point, não vai conseguir obter um resultado satisfatório em pós (excluindo Photoshop que é podre pra trabalhar com hdr). Agora usando LWF você trabalha em Linear Color Space, obtém uma luz homogênea e ainda tem controle total na pós produção em softwares que dão suporte a hdri como Combustion, Fusion, Shake. Uns exemplos de LWF. http://www.tresd1.com.br/imagens/userpix/808_1207786303.jpg http://www.ixor3d.com/files/forums/cs/cs50-58sm_forum.jpg (dá uma olhada no portfólio e reel deles) http://www.ixor3d.com/files/forums/cs/cs36-28sm_forum.jpg http://renderghost.com/hide/__phpAutoGallery__picLoader/FURNISH/FURNISH_BED1s.jpg (imagem feita por um dos desenvolvedores do V-Ray)
Então Hawf, me fala uma coisa desse LWF. Tem que mudar a forma de iluminar até achar o ponto certo e não ficar lavado, tem que modificar todas as texturas que usar na cena e até cor pura, não é mais fácil aprender a iluminar sem isso? Vai depender de prática também até achar o ponto certo da iluminação, mas ai nunca mais vai ter problema, não tem que mudar texturas e pode usar as cores normais. Eu testei no V-Ray e acontece isso que vc falou da luz não chegar nas partes mais distantes e estourar nas partes próximas. Mas no Mental Ray não acontece isso, ele não tem estas coisas de color mapping e a gente controla até aonde a luz vai com os trace depth dos photons e com o decay. Será que é por causa disso que é mais no V-Ray que vemos as pessoas usando essa técnica? Porque dá pra usar no Mental Ray também se quiser, mas não compesa o trabalho, porque nele dá pra chegar no mesmo resultado sem ter que usar essa técnica.
Mental Ray User

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711289.

Total de membros registrados: 138820

Últimos membros registrados: GlucofitDragonsDenResultUK, wellherbsus, BlockBlastUnblocked, freylonez, neoveris, Lipskysaunde, Gaga 1905, Evergreen.

Usuário(s) on-line na última hora: 278, sendo 2 membro(s) e 276 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: GlucofitDragonsDenResultUK, jhownicolas.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.