Manchas pretas no VRAY com objetos detalhados

Por: Omar Ramos  

Em: 04/06/2008 15:59

Olá a todos. Fiquei um tempão ausente, mas voltei e já cheguei com dúvida. Tenho feito uns testes de externa no VRAY e ví que um monte de manchas pretas aparecem em objetos complexos ou de repetição, com a câmera a médias e longas distâncias. (por exemplo, telhados, arquibancadas, persianas..etc) Estou postando duas imagens pra entenderem. obs: já aumentei anti-alising, apliquei vray wrapper material pra controlar incidencia de GI...mas até agora nada... Se alguem souber oq tah ocorrendo, dah um toque pra mim, por gentileza...
Qual é o setting de Irradiance rQMC sampler que você está usando? Esse problema também pode estar ligado as normals. Se não tiver canto arredondado nas arquibancadas, experimente selecionar dos as faces e dentro dos parametros do poly em polygnon properties, clique em Clear All.
Opa Vou postar toda o set do Vray ali em cima pra ficar mais fácil a análise. Dei o Clean nas normals e por enquanto não alterou os resultados.
apesar dos pre passes de IR serem poucos (experimente usar -4 -1), não era pra dar esse problema. A cena está próxima dos eixos x,y,z = 0?
Está sim, na verdade esse é um problema que eu tenho a algum tempo e conversando com uns amigos, vendo também nos pcs deles, não consegui arrumar. Não é só cmg que ocorreu isso. Acontece também com telhados modelados, enfim. Muito esquisito esse negócio. To no escritório agora e só mais tarde vou poder mexer na cena que tah em casa pra tentar aumentar os pre passos.
eu uso pra render final geralmente o light cache com valor 1000. Irradiance -3 e -1, 50 e 20 em subdivisoes, Uso correção de cor linear ou exponenencial com o clamp oputput setado e nao altero valores de dark nem de bright.
Animador - Aquiris Game Studio
http://www.aquiris.com.br
mas pra testes não tem problema usar 500 subdivs de LC, as vezes eu uso 300 pros testes serem mais rapidos e não causa essas manchas. Ja o IR eu costumo usar -6 -3 pra testes, com 30 hspher. subdiv. e pra render final -3 0 com 60 ou até 80/100 hspher subdiv. O uso do clamp output e do sub pixel color mapping é importante, ainda mais com esse AA baixo, caso contrário vai gerar pixels pretos em voltas de objetos com vraylightmtl e tb gerar alphas errados. Eu não aconselho a usar o filtro Catmull room, ele sempre dá problema com serrilhado em áreas com reflexos e com pequenos detalhes. Pra evitar esses problemas é melhor usar o VrayLanczosFilter e depois em pós usar o Unsharp Mask do PhotoShop se quiser mais nitizes na imagem.
Vou testar todas essas dicas e se o problema persistir, retorno aqui pra botar na mesa...hehehehe Valeu pelos toques sobre os filtros

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711252.

Total de membros registrados: 138782

Últimos membros registrados: marcss, berberinecapsule, glucofitsverige, Owensfreders, wellbiotricks2025, francesaamers, NaturesGardenCBDResultatFR, easyloss.

Usuário(s) on-line na última hora: 562, sendo 10 membro(s) e 552 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: berberinecapsule, Allen Anderson, marcss, CNC, mdpontes, Rodrigo, wellbiotricks2025, JesusEnzo , Figurol696, Elis.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.