Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

dami   João Pessoa pb - AC
bender   Lajeado-RS - RS
pacman   São Paulo
LuizBulldog   Brasil - SP

Portfólios Ver Mais

ederguit   Guarulhos-SP - AC
Daian   Belo Horizonte - MG
Renato   Sao Paulo - SP

Ajuda Com Medidas

Por: Luiz Cezar  

Em: 16/06/2008 23:57

:?: :?: Ola pessoal, sou novato por aqui e gostaria de saber se existe algum tutorial que explique sobre medidas, se existe alguma ferramenta que te de uma medida de uma seçao de um objeto qualquer, pra poder saber por exemplo a posiçao em q vc vai por uma janela ou a partir de onde vc tem que começar a traçar detalhe qualquer. Não sei se deu pra eu me explicar, porém agradeço qualquer ajuda amigos. Valeu
Bom dia Luiz No Max, vá em Tools>Mesure Distance. Com isso você tem como tomar medidas dentro do Max. Este comando pode ser configurado (como qualquer outro) na aba Customize. Pode habilitar também o Snap ("S"), que com isso terá precisão, ok? Caso não seja esta sua dúvida, poste aqui maiores detalhes que se possível, iremos ajudá-lo. Abraços.
Arquiteto Juliano Azeredo www.photobucket.com/albums/q193/julianoazeredo
Ola Juliano, em primeiro lugar quero te agradecer pela atençao concedida. Olha só, eu ja fazia maquetes com o SkechtUp, esse programa é muito simples de se trabalhar porém os resultados deixam muito à desejar e foi por isso que decidi começar a trabalhar com o 3D Max. Minha versao do programa é a 9.1 e comprei um curso de video aluas pela internet. O curso é muito bom, porém abrange todas as possibilidades do programa, como modelagem, animaçao, efeitos especiais, etc. e o que me interessa realmente é me especializar, por enquanto, na criaçao de maquetes. Estou tendo muitas dificuldades, estou levando uma verdadeira surra deste programa, pois é muito completo e dispoe de muitas mais ferramentas. No SkechtUp vc tem uma ferramenta que é uma trena com a qual basta clicar encima de onde vc quer começar a medir e esticar até onde deseja, igual a como se faria com uma trena real e ainda tem a possibilidade de deixar marcado no desenho uma linha guia pra poder trabalhar encima dela. Eu fiz o que vc me indicou, cliquei encima de mesure distance porém nao aconteceu nada, ou seja, nao consegui obter medida alguma de nenhuma parte do objeto, certamente nao estou usando a ferramenta corretamente. Sobre o snap "S" nao sei como fazer para habilitá-lo e mesmo depois de habilitado nao sei como fazer uso dele. Mais uma vez te peço que me desculpes meu desconhecimento. Ja vasculhei dentro de todas as video-aulas do curso e também andei procurando tutorias que me explicassem sobre este assunto porém nao encontrei nada.Acho de fundamnetal importancia este tipo de ferramentas para poder manter as medidas exatas do projeto. è muito bom poder contar com a ajuda desinteressada como as que se tem por aqui, espero poder em breve estar ajudando também. Obrigado mais uma vez.
Luiz O Max não é um soft CAD (Computer-Aided Design), então não foi feito para trabalhar com precisão (não que não seja possível), mas não é tão amigável quanto um soft CAD neste quesito. Dê uma lida nos tutoriais sobre Maquete Eletrônica, na seção Tutoriais, que já será de grande ajuda para você. http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=13229 Aqui um tuto básico, bem básico mesmo, sobre Maq. Eletrônica: http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=14527 Outra boa dica é ler as FAQ, tanto as "gerais" quanto sobre importação de arquivos *.DWG para o Max. http://www.tresd1.com.br/frequentes.php?t=14682 http://www.tresd1.com.br/frequentes.php?t=15228 Se estudar todos os tutos disponíveis no site, tenho certeza que 90% de suas dúvidas iniciais e intermediárias serão sanadas, ok? Abraços.
Obrigado Juliano , vou continuar treinando sim, sei q é fundamental. Deixa eu te perguntar mais uma coisa... ao fazer uma importaçao de um objeto ja modelado, na janela q se abre somente vejo os logos do 3D Max e nao a imagem em miniatura, isso somente acontece com os objetos, ja q com as texturas eu consigo visualiza-las.. Falta configurar alguma coisa pra poder ver móveis por exemplo antes de importa-los ao trabalho ??
Luiz Existe uma diferença entre Import e Merge. Merge se dá para os arquivos *.max e *.chr, e creio que mais alguns tipos de arquivos que são criados exclusivamente pelo 3D Stuido Max, como rigging de personagens , e outros, mas isso não posso afirmar se está correto ou não. Agora Import se dá para todas as demais extenções de arquivos aceitas pelo Max, como o *.3ds, *.FBX, *.Obj, *.DWG, *.DXF, *.DEM, *.XML, etc. Quando se Importa, realmente não se observa o thumbnail (“imagem em miniatura como você mencionou em seu post), mas quando se dá o Merge, normalmente o thumb está disponível. Quando não visível, normalmente é por dois motivos: Ou o arquivo foi salvo/criado em versão muito antiga do Max, ou um arquivo que foi criado a partir de um arquivo aberto do Max, selecionando um objeto na cena e dando um “Save Selected”. Ao fazer isso o arquivo fica sem thumbnail até que o mesmo seja aberto e dado um save. Aí sim o thumb do arquivo será criado pelo próprio Max, tornando-o visível tanto dentro do Explorer como ao da um Merge, ok? Abraços
Bem vindo aqui Luiz. Acho que fez bem de migrar do sketchup cara, ele é bem simplão, por isso que é tão fácil. Nos programas mais profissas vc vai sentir mais dificuldade no começo, mas depois vai ver como são bem melhores e dão mais possibilidades. Pra trabalhar na escala certa no Max vc entra no customize>units setup e muda de generic units pra metric, ai coloca centimeters na lista de unidades. O max vai ficar em centímetros. Ai dá pra vc medir as coisas com o tools>measure distance, com o creat>helpers>tape e com o utilities>measure Mas é como o Juliano falou, o Max é artístico, pra modelar uma maquete legal vc precisa do projeto pra usar de referência. Todo mundo desenha o projeto no autocad, ai tem a planta baixa que vai usar na regularização na prefeitura e no campo pra fazer a obra. Importando essa planta baixa no Max vc usa as linhas dela como referência pra modelar. Ai não tem que medir nada no max, vai só se guiando pela planta baixa feita no autocad.
Mental Ray User
Valeu Juliano, vou continuar estudando sim, espero em breve poder postar algum trabalhinho. E ai Gutao, valeu pelas dixas meu amigo. com o create>helpers>tape eu consegui tirar as medidas, show de bola cara, só que com o dMEASURE DISTANCE NAO ME DEI BEM NAO, após clicar ali o q tenho q fazer pra obter as medidadS?? uM GRANDE ABRAÇO A TODOS.
Luiz Ao usar o Measure Distance, o valor da distância aparece na parte inferior esqueda da janela do Max. Abraços
Juliano, acho que tenho algum problema de configuraçao, pois no meu caso nao aparece esse traço azul e nem as medidas como vc me indica, somente aparece uma cruz azul, eu clico nela e arrasto o mouse na direçao desejada pra saber qto mede, e nao aparece nada. O q estou fazendo de errado ??

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711270.

Total de membros registrados: 138800

Últimos membros registrados: mojifiv, hierbasaludus, angelaeng, lumileanresultpriceuk, loku, jakesbmx, arthromd, Coving.

Usuário(s) on-line na última hora: 523, sendo 15 membro(s) e 508 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: jessicatorres, Allen Anderson, Le_Andro, Luan, GuiToma, Reinaldo Silva, Eduardo Ramos, Gabriel.C, hierbasaludus, Antonio, CNC, guigui14, mojifiv, Starter, marcio.alain.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.