Render incompleto com MR

Por: brunordiniz  

Em: 20/06/2008 23:18

Pessoal, recentemente estou fazendo uma maquete para um cliente e tenho que renderiza-la em 3000px x 2800px. Ja renderizei outras cenas nesta resolução, até ai beleza, só que esta cena tem muitos polígonos (mais de 1000000) e na hora de renderizar os buckets do Mental Ray pulam algumas partes da imagem e ai ficam vários quadradinhos pretos, o que eu posso fazer pra resolver isso??? Minha máquina é um Core 2 Quad 2.40 com 2 GB de RAM. Vlws!!!
Vc pode usar o render region, e renderizar um pedaço da cena por vez e dpois juntar pra formar uma imagem só, tipo um quebra cabeça.
Como que são esses quadradinhos pretos? Se você estiver usando a opção round corner do material A&D pode ser que fiquem aparecendo quadradinhos pretos por causa do valor usado, tamanho do objeto que vai receber esse material, assim como pode estar aparecendo quadradinhos pretos por causa de composição errada de material, tenta aplicar um material Standart com diffuse em cinza claro no override material da aba processing da janela de render, dai renderiza e veja se aparece esses problemas, se não aparecer... é com certeza material setado de maneira errada! Se bem que para facilitar, posta uma imagem desse erro dos quadradinhos... Pois vendo o erro é mais fácil ajudar!
Site sendo reformulado!!!
Com certeza é falta de RAM pra calcular tudo. Renderiza em partes com o Region Render ou com o Render Passes do Mental Ray. Vc já ligou todos os recursos de otimização, o use placeholder objetos, use mental ray map manager, conserve memory, diminuiu o tamanho do bucket de render e colocou o valor certo no memory limit? Se não fez isso faça que vai renderizar de uma vez só sem problema, porque foi por pouco que não deu. Se fosse por mais teria dado mensagem de erro de alocação de memória em vez de fazer os quadrados pretos. OBS: Estou imaginando que vc está renderizando certo e calculando o mapa de Photons e FG na hora do render. Se renderizou em resolução menor e salvou o mapa de FG, não serve pra renderizar maior!!! Tem que calcular de novo, só o mapa de Photons que serve pra renderizar maior.
Doutor Ego
Valeu galera. Esse Render region e/ou Render passes onde encontro eles, eu uso o max 9, tem como usar esses recursos nele? Quanto aos quadrados evilwata, não são quadrados do tipo mancha na cena n, são relacionados aos Buckets de render, ele passa por uma área e não renderiza ela. marcola, eu usei estas opções de conservar memória do MR mas quando uso elas, aparecem mais quadrados pretos do que o normal. Queria tentar esses Renders por partes ai, como faço eles??? Vlws galera, abraço!
Ai cara, vc tem o curso de mental ray aqui da 3D1, se tiver dá uma olhada no capítulo 20 que o André explica tudo sobre isso, explica as opções de otimização, o distribuited bucket render e o mais importante, que são os recursos de diagnostic. Com estes recursos vc consegue descobrir o que está prejudicando a cena e consegue resolver sem ter que renderizar em partes. Se for pra usar o region render é fácil, mas dá trabalho. Vc marca a opção region na lista view que fica do lado do botão do render. Ai clica pra renderizar e vai aparecer um quadro na imagem, vc marca só uma parte da imagem e renderiza, ai salva, Volta e renderiza outra parte e vai até terminar. Depois abre tudo no PhotoShop e cola as partes pra formar a imagem.
Ótimo, vou olhar isso, Valeu magster!! abraço!
Galera, acho que eu descobri o porque das cenas pesarem tanto, eu usei muito displacemente e Ambient Oclusion do A&D, acho que pode ter sido isso, o que vcs acham? Abs!
Displacement sempre pesa bastante, vc diminui o peso se aumentar a resolução da malha e aumentar o valor do edge lenght e do max subdivisions. Se usar o edge lenght maior e tiver que fazer menos subdivisões, economiza bastante no render. AO não pesa tanto, só se exagerar nos samples
Mental Ray User
Vlw Gutao!

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711269.

Total de membros registrados: 138799

Últimos membros registrados: hierbasaludus, angelaeng, lumileanresultpriceuk, loku, jakesbmx, arthromd, Coving, Devernth026.

Usuário(s) on-line na última hora: 392, sendo 11 membro(s) e 381 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: jessicatorres, Allen Anderson, Luan, GuiToma, Reinaldo Silva, Eduardo Ramos, hierbasaludus, Antonio, CNC, guigui14, marcio.alain.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.