Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Emmanoel   Balneário Camboriú - SC
onjackstallback   Mauá-SP - AC
bender   Lajeado-RS - RS
DavidToledo   Rio de Janeiro - AC
Weverson M   Guarapari - ES

Portfólios Ver Mais

juliano.lins   Recife-PE - AC
Gringo   Campinas-Sp - SP
Anderson Leao   São Paulo, SP

Dimensões vs 3D MAX 8

Por: dalljalminha  

Em: 26/06/2008 11:23

Marco, eu me refiro ao grid da viewport "perspective" nas setagens padrão do max (sem mudar nada). Mas isso é uma observação bem de olho mesmo que eu percebi que acontece com todas as cenas onde eu importo modelos do cad / revit. Quando eu importo um modelo do cad e esqueço de habilitar o "reescale", ou erro alguma coisa o model pode chegar minísculo para o tamanho do grid da viewport "perspective" daí eu já sei que terei problemas e importo novamente. Djalminha, modelando em cm vc terá algo bem próximo de modelado em polegadas, ou importado reescalonando para metros, ou seja, um modelo grande e com medidas conhecidas do nosso sistema. Assim vc não terá que enfrentar os problemas que o andré ilustrou no link que eu passei. abrs!
Esse assunto outra vez :( Já foi tão discutido isso aqui que se procurar deve ter uns 10 mil tópicos. Nunca pode mudar o System do Max, é só dor de cabeça. Porque apesar de dar certo em termos matemáticos de conversão de unidades, desconfigura todo o Max e tudo que a pessoa for fazer será mais difícil. Porque em vez de usar os valores padrões que já vem em tudo, tem que configurar todos os valores pra ajustar na escala que está trabalhando. Mas se deixar o System no padrão e mudar só o Display, o Max continua em polegada, que é o certo, mas mostra os valores em centímetros. Então não vejo motivo pra fazerem essa modificação, quem faz isso tem um monte de problema que as vezes acha que é problema normal, mas não é. diegodelimars, não segue essa dica não, vai por mim que eu garanto que vc vai se dar melhor. Essa é a regra número 1 que todo mundo comenta aqui, nunca mude o System Units do Max, pode pesquisar. Volta pra Units = 1 e a unidade para Inches. Depois vc deixa Centimeters só no Display como vc fez. Assim já fica em escala e funciona certo, teste com luzes Photometrics que vc vai ver. Vai iluminar perfeito sem mudar nada, isso prova que está em escala real dentro do Max. Quando importar qualquer arquivo DWG do AutoCAD vc marca a opção Rescale e coloca na lista de unidades a mesma unidade que usou pra desenhar o projeto no CAD. Assim ele converte certo as unidades do CAD pro Max.
Doutor Ego
Puts isso de mudar o system é complicado. É difícil de explicar que matematicamente está certo mas que dificulta tudo no trabalho. O max foi feito pra trampar em polegada e tem que trampar em polegada, ele não é igual sistema de cad que troca pra unidade que quiser. O que dá pra fazer é converter os valores pra unidade que quiser no display, mas as unidades internas do programa tem que continuar em polegada. Segue a dica do marcola Units=1 Inches Display - Metric>Centimeters
Mental Ray User
Hum... entaum quer dizer que as luzes(photometrics)/texturas funcionam perfeitamente apenas mudando a unidade no display? Entaum não entendo pq tem uma opção de mudar a unidade do MAX, se mudando apenas o display vc consegue o resultado que vc quer, sem maiores trabalhos! =P
Work hard...
get rich
olá marcola e Gutao Desculpem mas eu não concordo com vocês não. Se você olhar na illustração que eu fiz ali em cima ira notar que eu troquei a unidade do display para centimetros. quando eu troquei no System unites setup eu só avisei a ele que quando 1 unidade = 2,5 centimetros que é uma polegada, vcs concordam comigo? Isso quer dizer que todo sistema metrico do max, vai ser em centimetros mas a unidade do sistema vai continuar em polegadas, pois 0,025 metros = 1 polegada. Se querem trabalhar com a escala em metros ou centimetros tem que avisar o max que 1 unidade é igual a 0,025 metros senão a escala ficará errada, mesmo trocando no display. Essa foi a maneira que eu aprendi com que trabalha a anos em maquete eletrônica, pode não ser unanimidade mais eu uso ela até para animações que eu faço, e funciona direitinho.Só que para fazer isso tem que saber pra que esta fazendo, e pq. Só trocar por trocar não adianta. NÃO É UMA REGRA, É APENAS A FORMA COM QUE EU TRABALHO NO MAX.
Hum... que comando "wall" eh esse que o eduardoqf falou? Ou ele tava falando do architectural?
Work hard...
get rich
Vc tá errado Diego, está certo matematicamente e por isso muita gente comete essa besteira no Max, porque matematicamente está certo, mas isso não importa. O que importa é que fazendo assim você muda as unidades do sistema mas não muda as configurações de todos os recursos do Max, que continuam tratando 1 unidade genérica como 1 polegada, independente do tamanho da unidade. É isso que o pessoal não entende e passa a ter todo tipo de problema achando que são problemas comuns. O tópico que o Eduardo indicou explica bem isso, é só não ter medo de ler. Na página 2 o André dá uma ótima explicação sobre isso. OBS: Fazendo essa configuração ai nem o Mental Ray funciona direito!!!
Doutor Ego
Eu li as explicações do pessoal, mas me surgiu uma dúvida agora... Eu posso mudar apenas o display para fazer tudo corretamente, simulando que eu estou fazendo tudo em centímetros, quando na verdade estou fazendo em polegadas...! A dúvida eh a seguinte: se eu mudar apenas o display, terei problemas de configuração com as luzes fotométricas, já que elas são fisicamente corretas?
Work hard...
get rich
É bem por causa das photometrics que a gente está falando isso pra vc. Se mudar as unidades no System vc sai da escala real do Max e tudo que for usar vai depender de configuração. Nenhum valor padrão que vem nos recursos vão dar certo, dá o maior trabalho. Mas se mantiver as unidades no padrão do Max, que é polegadas e tudo vem configurado pra polegadas, qualquer coisa que usar vai dar certo de primeira sem ter que configurar nada, é essa a vantagem. Configurar dimensão de porta ou valores de Noise é fácil, mas configurar a escala física das Photometrics não, então é melhor trabalhar na escala certa do Max, que é em polegadas e quando muda estraga. Mas pra gente trabalhar em polegadas é difícil, estamos acostumados com metros e centímetros. É por isso que vc muda só o Display, ai o Max todo continua em polegadas, mas todos os valores mostrados pra você serão em centímetros, pra vc poder trabalhar na escala métrica. Então, na verdade vc vai estar trabalhando em polegadas, que é a única unidade em escala real no Max, porque ele não é um programa de CAD e não muda todas as configs de acordo com a unidade, mas todos os valores serão convertidos em tempo real para você ver em centímetros. Tudo que usar vai dar certo de primeira porque a configuração dos valores estão de acordo com a escala e a unidade que está trabalhando. OBS: Quando importar a planta baixa do AutoCAD vc marca o Rescale e coloca a unidade que desenhou no AutoCAD, ai o Max converte certo também e a planta chega em escala real pra vc trabalhar.
Doutor Ego
"marcola" disse: É bem por causa das photometrics que a gente está falando isso pra vc. Se mudar as unidades no System vc sai da escala real do Max e tudo que for usar vai depender de configuração. Nenhum valor padrão que vem nos recursos vão dar certo, dá o maior trabalho. Mas se mantiver as unidades no padrão do Max, que é polegadas e tudo vem configurado pra polegadas, qualquer coisa que usar vai dar certo de primeira sem ter que configurar nada, é essa a vantagem. Configurar dimensão de porta ou valores de Noise é fácil, mas configurar a escala física das Photometrics não, então é melhor trabalhar na escala certa do Max, que é em polegadas e quando muda estraga. Mas pra gente trabalhar em polegadas é difícil, estamos acostumados com metros e centímetros. É por isso que vc muda só o Display, ai o Max todo continua em polegadas, mas todos os valores mostrados pra você serão em centímetros, pra vc poder trabalhar na escala métrica. Então, na verdade vc vai estar trabalhando em polegadas, que é a única unidade em escala real no Max, porque ele não é um programa de CAD e não muda todas as configs de acordo com a unidade, mas todos os valores serão convertidos em tempo real para você ver em centímetros. Tudo que usar vai dar certo de primeira porque a configuração dos valores estão de acordo com a escala e a unidade que está trabalhando. OBS: Quando importar a planta baixa do AutoCAD vc marca o Rescale e coloca a unidade que desenhou no AutoCAD, ai o Max converte certo também e a planta chega em escala real pra vc trabalhar.
Po... valew aew marcola e companhia, pela ajuda! Agora entendi tudo certinho! So ficou uma ultima dúvida: eu ja tinha começado a modelar com centimetros no display e metros no unit setup, usando 1 unidade como 0,025. Vai ter algum problema se eu mudar a escala no units setup pra inches e atribuir 1unit = 1 ou ta de boa? Valew!
Work hard...
get rich

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711475.

Total de membros registrados: 138925

Últimos membros registrados: andrey22, vilson29, redfoxmidia, Icaro-Medimentos, Walterlopezss, Stéfani_arq, Edu Serpa, Maryana.

Usuário(s) on-line na última hora: 719, sendo 12 membro(s) e 707 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: m.schnaider, Baldo, JMDesign, Frederico Wagner N. R., vivant, Moura, Luana Chen, WeRx, Renatto, Pedro Juliato, magster, new.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.