Dimensões vs 3D MAX 8

Por: dalljalminha  

Em: 26/06/2008 11:23

Entaum pessoal... estou querendo fazer um projeto pro meu quarto... mas não sei por onde começar...! Nunca mexi com maquete eletrônica... alias, nunca fiz nada com dimensões reais corretas. O que eu gostaria de saber é se no 3D MAX 8 tem como fazer as dimensões corretamente e como, ou se tenho que usar um programa a parte, tipow o Architectural da Autodesk. Valew.
Work hard...
get rich
Olá Dalljalminha! No caso de um quarto não precisa de outro programa tipo cad. Você pode modelar as paredes do seu quarto com o comando wall e usar o max em centímetros (na verdade o max trabalha em polegadas). Tendo o espaço físico em escala o resto pode ser feito no olho mesmo. Agora para projetar uma casa ou um grande salão onde precisamos de mais precisão aí é válido fazer as linhas de referência (planta baixa) e importar para o max. Mas um quarto nem precisa de outro programa. abrs!
Olá, vc pode modelar com presisão tranquilamento com o MAX. No menu Customize, vc encontra o Units Setup, onde vc pode configurar a unidade de medida que vai usar (centímetros, metros, etc.) Depois de ecolhido isso vc pode sempre ajustar o tamanho das geometrias que criar no painel modify. eu usaca o cad para modelar as maquetes, mas depois que aprendi a modelar direito no MAX, nunca mais usei o cad para maquetes eletrônicas. Espero ter ajudado.... :D Abços.
Como eu citei acima, o mais indicado para quem modela direto no max é usar cm e evitar mudar a escala para metros porque vários parâmetros não acompanharão essa mudança e em metros tudo fica minúsculo no mundo do max daí podem surgir vários problemas. O link abaixo explica com detalhes sobre essa questão. http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=22777 abrs!
Tudo só vai ficar minúsculo, se estiver trabalhando com o System unit Scale default que é uma polegada. Pois aí o max pega um metro e considera que 1m vale 2,54cm, mas isso é facilmente resolvido trocando essa unidade do sistema para 0,0254m. Assim vc está dizendo para o max que uma unidade vale 2,54cm. Fazendo isso, ele entende e não mais acontecem esses erros de escala. Pode testar, funciuona! Abços
beleza dalljalminha Para que a escala fica certa em centimetros, por exemplo, eu uso o max da seguinte forma: va em customize > units setup e em display units scale coloque metric depois escolha a opção centimetros. Depois vá em System unites setup, o botão logo acima da opção anterior e coloque: 1 unid = 0,025 meters. Assim a escala fica certa para centimetros, podera conferir usando o measure distance, no menu tools do max.
é...foi oq eu disse..... só q ilustrado...rs
Pois é pessoal... no link que eu passei mostra bem ilustrado também que só devemos mudar a escala quando sabemos o que estamos fazendo. Mas independentemente de qualquer unidade utilizada eu costumo sempre olhar para o tamanho da cena em relação ao tamanho do grid na viewport perspective. Uma cena estará adequada para renderizar sem ter que mudar muita coisa quando estiver maior que o grid. Um simples quarto, quando importado na escala correta sempre fica maior que o grid da viewport perspective. Eu nunca mudei nada nas unidades e sempre trabalhei numa boa, utilizando o max como um programa mais artístico do que de precisão. Mas muito bem observada essa questão. abrs!
Eduardo, O grid pode ser configuarado cena a cena. Não veja razão em ter a geometria maior ou menor do que o grid para dar certo o render. Marco.
Marco.
Valew pessoal, agora estou começando a entender o que devo fazer... mas, pra que serve esse "distance from origim"? E as medidas, eu devo digitar agora em metros ou em centímetros? Centímetros naum eh? Ah... e outra dúvida: eu terei que habilitar o "Real World Size" nos objetos e texturas para que tudo fique direito? Valew!
Work hard...
get rich

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711282.

Total de membros registrados: 138812

Últimos membros registrados: Rebelo Arquitetura , danilochacha, @flávioleite, SonoTP, arthurresplandes, henrique1500, denwinn, Weemsroset.

Usuário(s) on-line na última hora: 648, sendo 24 membro(s) e 624 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: emersonforentin, @Marc18**, Eng Damasceno, Henrique Ribeiro, mastermax, maxoliveira.archviz, Eduardo Ramos, Daniel Monteiro, Rebelo Arquitetura , Gabriel.C, Frederico Wagner N. R., jhownicolas, Renatto, danilochacha, Carlos E. Nogueira, Duda, Claudio Nichollas, alceu.camilo, Carla Franco, Sergio1987, Roberto Movanni, TadeuB79, Juliano Kloss, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.