Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Antonio   São Paulo - AC
Uilian   Santa Maria
Lince   Farroupilha - AC
An3dre   Araras / SP - SP
dami   João Pessoa pb - AC

Portfólios Ver Mais

luanpinheiro   aracaju - SE
brunathais   rio de janeiro - RJ
rodrigo bispo   SÃO PAULO - AC
Gwarth   Porto Alegre - RS

Render borrado

Por: silvio ariente  

Em: 27/06/2008 11:33

Olá a todos. Estou com um problema aqui que é o seguinte. Fiz uma maquete e estou renderizando com o scanline. Tinha que renderizar elas no formato A3, então fiz o de praxe, fui no print assistent e coloque tamanho A3 e 100 dpi, que foi o que o cliente pediu. Mas quando vou renderizar e mudo as configurações para Ntsc dv a imagem renderiza meio borrada, sem definição. Alguém sabe como resolver isso?
por acaso vc num ativou motion blur naum neh?
Portfólio: http://hubaleque.wix.com/in3d
Ele fica ativado por onde?
Cara, NTSC é para vídeo, por isso sai mais borrado, vídeo não pode ser muito nítido porque dá flicker. Porque vc colocou este Preset? Liga o supersampling na janela de render e coloca o filtro hammersley. Coloca o tamanho que vc quer no print size e renderiza sem mudar mais nada. Vê essa FAQ que vai ajudar: http://www.tresd1.com.br/frequentes.php?t=14684
Doutor Ego
A questão é que primeiro preciso renderizar as still e no final a animação. N Still blz, mas quando vou mudar pra NTSC, aí borra, entendeu. Não fica nada nítido, nem se eu exportar em outro formato de imagem, jpeg, psd, etc.... E preciso entregar esse trabalho na segunda. Alguém tem uma luz?
Então são dois trampos diferentes, as still, que são renderizadas em formato de impressão, e o animação, que é renderizada com 720x480. A renderização da animação envolve um monte de coisas, os fields, as cores compatíveis com TV, o antialiasing pra vídeo, que deixa bem mais borrado e é assim mesmo em TV, não é nítido como em impressão, porque dá flicker como o Marcola disse. Tem que tomar cuidado com tudo isso pra animação ficar boa na televisão. Se for rodar em PC mesmo não precisa se preocupar com isso. Mas nítido igual imagem still não fica mesmo, porque se ficar tão nítido vai ficar horrível no vídeo. Este tut explica como renderizar certo pra animação: http://www.tresd1.com.br/artigos.php?t=15584
Mental Ray User
Se é animação, o render fica mais borrado quando usa o filtro de vídeo no Antialiasing e tem que ser assim, pra ficar suave no vídeo. Se usar outro filtro de AA em vez do filtro de vídeo, vai ficar feio no vídeo, vai dar flicker como a gente falou. Pega uma imagem de vídeo filmado e veja, depois pega uma foto e veja, são diferentes. Foto tem 5 megapixel e tem nitidez, vídeo tem 720x480 e não tem tanta nitidez. Por isso que inventaram a HDTV, que é a TV de alta definição e aceita mais detalhes!!
Doutor Ego
Pois é. Já fiz tudo isso que vcs disseram. Usei filter vídeo com hammerslay e também com maxstar2.5. Com o filter vídeo a imagem voltou a ficar mais nítida. Digo nítida porque como tinha configurado antes com o print size pra renderizar a still quando colocava pra renderizar o vídeo em ntsc 720X480 a imagem ficava muito borrada, foi aí que descobri o lance do filter de vídeo, fazendo com que a imagem voltasse ao normal. Mas agora estou com dois problemas: o primeiro é que a imagem fica legal na Viewport mas no render do vídeo sai levemente distorcida. O segundo e maior problema é que estou animando um movimento de câmera lateral, onde rotaciono ela e o que está sendo filmado é uma quadra de society com um gradio todo em volta, com placas de patrocinadores nas grades. Em movimentos retos tudo bem, mas quando faço movimentos em círculo, rotacionando a câmera, as placas tremem. Tive que desabilitar a opção render to fields, porque quando habilitada o gramado treme e quando desabilito só as placas tremem. Tudo bem que tem as grades que já bagunçam a vista naturalmente mas sei que não pode tremer as placas. Com hammerslay em 0,5 levou mais de 12 horas pra 1350 quadros e com maxstar 2.5 levou 3h30 e o resultado foi praticamente o mesmo. Como posso resolver isso?
Imagem pra tv sai distorcido no monitor de PC, porque o pixel aspect é diferente!!! Você leu o tutorial que eu indiquei? Ele fala isso. http://www.tresd1.com.br/artigos.php?t=15584 O problema na rotação deve ser porque o movimento é muito rápido e precisa de motion blur para não dar soco. Só que motion blur borra a imagem, como acontece na vida real com câmera de verdade. Se quer que não trema e não tenha motion blur, tem que fazer o giro bem devagar. Render to fields tem que usar pra tv, se quiser desabilitar pode, mas tem que ligar o motion blur e renderizar tudo com motion blur. Demora bem mais. E levar 12 horas para fazer 1350 quadros está super rápido, está quase na velocidade da luz comparado com o tempo normal de render, tem que aumentar a qualidade de tudo pra ficar melhor, deve estar com baixa qualidade para ir tão rápido, mesmo no scanline sem GI, é muito rápido só 12 horas pra mais de 1000 frames.
Mental Ray User
Percebi que quando renderizava a imagem para impressão ela obedecia todas as dimensões do projeto original, mas quando eu mudava para ntsc 720X480, a imagem distorcia. Uma esfera virava um ovo. Como vc mesmo disse, percebi que o píxel aspect estava diferente do original e pra resolver isso, mudei para custom e deixei com 720X480 e a imagem voltou ao normal. Estou renderizando assim, agora. Vou renderizar imagens frontais pra garantir o a entrega do trampo, se der certo a do movimento lateral blz, senão está parte será cortada. Quanto ao render to fields, também já estou careca de saber que tem que usar, mas toda vez que uso, os "socos" aumentam. E eu gravo no disco e testo na tv. O que vc disse está certo. Acho que teria que aumentar os valores de hammerslay, que estão em 0,5, mas sem render farm fica difícil esperar. Valeu a força, Gutao!

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711368.

Total de membros registrados: 138879

Últimos membros registrados: Aventurine, difort, Bailey, goodgirlhn, nowslimthomas, Kundali026 , psdru, mons.miranda.

Usuário(s) on-line na última hora: 222, sendo 7 membro(s) e 215 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Kundali026 , nowslimthomas, difort, Aventurine, Bailey, nildoe, ricardo duarte.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.