Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Alexandro   Cascavel - PR
Gaona   Brasil - AC
new   Belo Horizonte - MG
Millow   São Paulo - AC

Portfólios Ver Mais

fabiopro   palmas-to - AC
netinho muniz   Itaperuna/RJ Brasil - RJ
lndr272   Rio de Janeiro - Brasil

Ajuda sobre Maquete Eletrônica

Por: pedroloooj  

Em: 28/06/2008 09:33

amigos gostaria de um tutorial - de como levantar uma maquete eletrônica - no 3d max - ela importada do auto cad - abraço
olá amigo... escrever um tuto sobre isso vai levar bastante tempo ...vou tentar ser o mais breve e explicativo possível: Para vc levantar(modelar) uma maquete eletrônica completa a partir de um documento do Cad(.DWG) vc primeiro deve fazer esse documento, ou seja, eh necessário q vc prepare o desenho para ser modelado no max.... eu preparo da seguinte maneira - faço as fachadas (as quatro), cortes ( geralmente dois) e planta(s), depois a partir da planta levanto as fachadas e cortes para que elas fiquem perpendicular (90º) com a planta baixa ai salvo o projeto, abro 3dmax e importo ele, sempre lembrando de reescalar o projeto de acordo com a escala que vc usa no max, por exemplo eu mudei a unidade que o max usa como padrão para meters(metros). Ha varias maneiras de se modelar a partir do cad, eu por exemplo, modelo parede por parede, extrudando elas com as suas respectivas fachadas, dependendo do projeto ou caso eu não queira detalhar muito, eu extrudo a planta baixa já que fazendo isso eu consigo um controle menor sobre as paredes! Mas o melhor jeito é modelar a partir da fachada( se for uma maquete exertna, claro) caso seja interna, modele da forma que vc axar mais adequada, extrudando a planta ou as paredes...Vc pode ler mais sobre extrudar aki nos tutoriais da 3d1 pois no menu desse modificador vc pode configurar a altura das parede e outras coisas!!!! depois de modelar tem todo um processo de modelagem das janelas e porta(claro que vc vai modelar só se naum tiver portas e janelas jah prontas de outros projetos ou de downloads), texturização, iluminação, renderização e etc...Você pode ler sobre tudo isso com mais detalhes aki no site da Três D1 com muito mais detalhes! Parece complexo mas depois que vc pega o jeito fica mais facil!!!! :D :D :D
---------- Mental Ray e V-Ray ----------
espero ter ajudado!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!:D
---------- Mental Ray e V-Ray ----------
Ai Pedro, é como o nosso amigo undernight disse, dava pra escrever um livro sobre isso de tanta coisa que tem. Primeiro precisa ver se você já conhece bem a parte básica do Max, se conhece a interface, a navegação e os comandos básicos de modelagem, como os modificadores. Sem isso fica difícil, precisa estudar essa parte básica sem pensar em modelar maquete. Depois que aprender isso vc vai modelar mais fácil. Nunca vai modelar uma maquete do zero no Max, só se for uma sala, um quarto, mas uma maquete completa não dá, não fica preciso. Vc tem que importar a planta baixa do AutoCAD pra usar como referência. Ai vc pega o Creat>Aec Extended>Wall e com o snap de vértice vai contornando as linhas da planta baixa pra criar as paredes, o Wall já faz a parede inteira. Depois vc cria as portas e janelas primitvas do Max no Crat>Doors e Creat>Windows. Coloca na parede e usa o Select And Link pra lincar na parede, ai o vão se abre automaticamente. O telhado já é mais difícil. O André, dono do site, está fazendo um curso completo de modelagem de maquete, parece que vai sair logo. Se quiser ver como modela no AutoCAD, tem um tut aqui no site: http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=14527
Doutor Ego
nossa brigado pela ajuda - ja peguei bastante coisa - brigado mesmo :)
Cara, o que eu faço normalmente é limpar o CAD e deixo apenas as paredes e vãos. Depois transformo tudo em polyline e depois passo pro 3D. No 3D eu extrudo as paredes e o restante faço no 3D mesmo para colocar mais detalhes.
realmente eu n acredito nas maquetes velho q vejo - mt bem feita, realista demais - tem bastante brasileiro entrando nessa area CG3d - abraços
Ai Rapha, não extude as paredes que dá muito trampo. Pega a Wall dentro do Creat>AEC Extended. Liga o snap de vértice e usa os vértices da planta baixa pra ir pegando nos cantos e ir fazendo as paredes. É rápido e prático. Não precisa se preocupar com portas e janelas, passa direto. Depois vc cria as portas e janelas primitivas do Max no Creat>Doors e Creat>Windows. Coloca as portas e janelas na parede e linca com o select and link. Ai os buracos se abrem na hora :)
Mental Ray User

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711282.

Total de membros registrados: 138812

Últimos membros registrados: Rebelo Arquitetura , danilochacha, @flávioleite, SonoTP, arthurresplandes, henrique1500, denwinn, Weemsroset.

Usuário(s) on-line na última hora: 521, sendo 25 membro(s) e 496 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: emersonforentin, @Marc18**, Eng Damasceno, Henrique Ribeiro, mastermax, maxoliveira.archviz, Eduardo Ramos, nandao, Daniel Monteiro, Rebelo Arquitetura , jessicatorres, Gabriel.C, Frederico Wagner N. R., jhownicolas, Renatto, danilochacha, Carlos E. Nogueira, Duda, alceu.camilo, Carla Franco, Sergio1987, Heber, Roberto Movanni, TadeuB79, Juliano Kloss.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.