Qual CAD tem futuro?

Por: alessandro.flores  

Em: 01/07/2008 12:01

Pessoal, estou numa encruzilhada para escolha do CAD hoje, pois existem novas tecnologias BIM que, ao que parece, atalham algumas etapas. porem vem a grande duvida... qual? ao meu ver tem 4 opcoes. e gostaria de criar um debate para isso. [list:2654d34039]1. Active3d 2. Revit 3. Vector Works 4. Archcad 11[/list:u:2654d34039] quais deles vale a pena o investimento? tanto financeiro quanto de aprendizagem? abracos a todos :D
Eu recomendo o AutoCAD, ele é mais abrangente e para início seria interessante investir nele. Eu fiz curso e sei o qual potencial ele tem.
Olá alessandro.flores, tudo bem? Em primeiro lugar seja bem vindo ao nosso fórum! Sobre este assunto, realmente é algo que pode ser amplamente discutido. Aqui vai a minha singela opinião: acho que entre todos estes aí que você indicou, eu iria de Revit. Porque? Ele é considerado o melhor programa de sua área existente hoje no mercado. Isso acontece porque facilita muito na hora de fazer o projeto através da tecnologia BIM, conforme você mencionou. Acho que os outros programas são bons também, mas alguns são muito exigentes de detalhes que por mais agilidade que você tenha, fazem a diferença na hora de entregar um projeto dentro do prazo num dia corrido no escritório. Acho que pelo tempo de estudo necessário e pela curva de aprendizado, o Revit não vai ser o mais fácil, porém, a longo prazo, creio que seja a melhor escolha. Espero ter ajudado em algo. ;) Um abraço!
Always Outnumbered, never outgunned! 3daulas.wordpress.com - Em construção.
amigo se vc kiser escolher o programa tipo por causa da carreira ... escolhe o Autocad mesmo ... visto que ele eh mais conhecido e mais aceitavel nas areas de engenharia e arquitetura ... mais se vc kiser escolher um para gosto ... zoar seilah ... tem um monte por ai ... ehehehehehehe ... vlw abs
Você trabalha na área de A&C? Desenvolve projetos ou apenas desenha? Trabalha em 2D ou 3D? São muitas questões em aberto para indicar a melhor solução. No meu caso, por exemplo, apenas modelo em 3D, não desenvolvo projetos e nem imprimo nada, a não ser imagens. Então uso o velho e ótimo Arqui_3D que foi desenvolvido pelo mesmo pessoal do Active_3D. Mas, se desenvolvesse projetos, sem dúvida escolheria o Active_3D ou o Revit. Marco.
Marco.
pessoal.. eu ja usei o datacad, e agora uso o arq3d, "alguma" experiencia eu tenho em CG, eu estou inclinado ao Revit ou o Active, porem estou estudando a possibilidade de integracao com o Sketchup nos estudos iniciais e anteprojeto dai eu vi sobre a integracao dos programas e das utilidades do BIM, que eu ainda desconheço. Eu desenvolvo projetos do inicio ao fim, projeto dioreto em 3d, uso o 3dmax para renderização e estou estudando a parte de engenharia de custos tb, para gestao de obras. Ainda na universidade eu troquei de plataforma do autocad "puro", pro DataCad que era uma opcao mais em conta para PB, Cortes e fachadas alem do 3d, o arq3d era ainda um projeto, inclusive era para eu ter participado do desenvolvimento dele em 94 Sei q o AutoCad eh muito usado aki no sul mas o vector works trabalha orientado a objeto, porem eu nunca tive contato com alguem q trabalhe nele. No archicad eu notei q existe uma ferramenta para quantitativo e custos onde se pode ter uma nocao dos custos e, principalmente ao mudar algo esse custo muda tb. Ou seja.. Pelas informacoes que eu tenho existem muitos pros e contras em todas as solucoes. Ainda assim gostaira de saber mais sobre os programas..abracos a todos
continuando.. me arrependi de ter trocado do autocad para o datacad, nao num primeiro momento, mas pela evolucao que o autocad teve, claro que encontado num arq3d da vida. Agora que estou tentando ver uma outra plataforma, me vi novamente na decisao de ir para outro soft diferente.. sera que irei me arrepender no futuro? []s
ah.. esqueci de agradecer os comentarios.. e as boas vindas.. na realidade eu ja sou um "visitante ativo" ha tempos visito o site e tenho aprendido muito com os tutoriais e os foruns, ainda estou longe dos V-rays mas chego la um dia.. :) []s a todos
Olá Alessandro! Falar de programas cad é o mesmo que falar em renderizadores. Tem gente que usa o rhino para modelagem de arquitetura, outros usam o inventor. Apesar de não serem programas específicos para arquitetura como o revit, eles também fazem e as pessoas que estão acostumadas a trabalhar se sentem bem. Posso te dizer pela minha experiência que o max não deixa nada a desejar ao revit se for para fazer apenas a parte 3d. Daí vc utilizaria apenas linhas de referencia criadas em qualquer programas cad. No mais, todos são bons, uns mais outros menos, mas o que mais importa é o usuário. abraço!
pois eh Eduardo concordo contigo que o melhor programa eh aquele que vc esta acostumado a usar, a questao eh que no meu caso, eu nao tenho o foco, a principio, de fazer trabalhos em 3d pra fora, e o nivel em que eu me encontro no 3d max da pra apresentar legal os trabalhos, claro que quero melhorar no aspecto apresentacao.. mas essa eh outra historia. a qustao eh no dia a dia do esc de arquitetura, onde tu tem q projetar, criar, apresentar, orçar e finalmente construir, e tu tens que apresentar ao cliente e depois gerar plantas de prefeitura, entao.. tem q se fazer um pouco de tudo e o mais rapido e profissional possivel, por isso a minha busca pela integracao do desenho de rabisco, via sketch mesmo e isso ser convertido de alguma forma para um programa mais decente de arquitetura para desenvolver de fato o projeto. eu estava pensando em algo para otimizar e linkar todos as etapas da criação e execução de fato de trabalhos em arquitetura. onde envolve criação, apresentação, lançamento imobiliario, desenvolvimento do projeto, plantas tecnicas prefeitura, custos e plantas executivas....a questao é saber qual a solução melhor hoje e qual a que tem futuro, pois cm falei antes, me arrependi um pouco de ter saido da familia autocad pois perdi desempenho. porem.. ao q me parece ainda.. o revit nao eh orientado a objetos, e sim vetores, porem parametrizados...eu acredito que o sistema orientado a objetos seja o que melhor se adapte no fururo...ainda nao sei.. abraços

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711282.

Total de membros registrados: 138812

Últimos membros registrados: Rebelo Arquitetura , danilochacha, @flávioleite, SonoTP, arthurresplandes, henrique1500, denwinn, Weemsroset.

Usuário(s) on-line na última hora: 484, sendo 26 membro(s) e 458 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: emersonforentin, @Marc18**, Eng Damasceno, Henrique Ribeiro, mastermax, Baldo, maxoliveira.archviz, Eduardo Ramos, nandao, Daniel Monteiro, Rebelo Arquitetura , jessicatorres, Gabriel.C, Frederico Wagner N. R., jhownicolas, Renatto, danilochacha, Carlos E. Nogueira, Duda, alceu.camilo, Carla Franco, Sergio1987, Heber, Roberto Movanni, TadeuB79, Juliano Kloss.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.