Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Quintino3D   Blumenau, SC - AC
clebercmds   Timbó - SC - SC
lord3ddesigner   Goiânia - GO
dallest91   Porto Alegre - RS - RS
Gilvani   monte verde - AC

Portfólios Ver Mais

Rosinha   Rio de Janeiro - AC
ken3   brasil
VisualStudio   Florianópolis SC
sergino   boa vista/RR - RR

Problema com colcha (reactor)

Por: dalljalminha  

Em: 03/07/2008 00:36

E aew pessoal... tudo bem? Bom... estou com um pequeno problema aqui... estou tentando fazer uma colcha pra uma cama usando o reactor, mas naum to conseguindo de jeito nenhum. O problema eh que a cama, fica muito perto de uma parede, e o tecido fica como se batesse na parede e pulasse fora, como se fosse de borracha. Vi o tutorial do reactor cloth aqui da tresD1, mas mesmo configurando o tecido para ele ficar mais maleável e menos elástico, o problema persiste. Fiz um preview do que ta acontecendo... espero que o pessoal possa me ajudar. Na imagem, ta a conf. que tou usando no reactorCloth. obs: só lembrando que há um espaço entre a cama e a parede. [dailymotion=x5zz09] Valew!
Work hard...
get rich
Olá Dalljalminha! Para modelar essa coucha o ideal é que você faça separadamente ou então primeiro afaste a cama. Tenta assim: abre a cama em um arquivo separado, cria um plane com uma malha densa, mas nem tanto. Se a coucha tiver dobras, é interessante fazer antes da simulação. Você pode também selecionar os véstices da coucha e aplicar o modifier "noise" para criar uma leve ondulação. Feito isso, atribua nas propriedades do reactor uma massa para a coucha e utilize o modo "concave mesh". Aplique o modifier "reactor cloth" nela. Agora crie um rigid body colection na cena e use o "pick" ou "add" para adcionar a cama como rigd body. Crie também um reactor cloth colection e atribua a coucha. Feito isso é só fazer a simulação. É errado achar que a coucha fica prontinha somente com o reactor. As dobras devem ser feitas antes. Fora isso usa tbm os modifiers turbo smooth para detalhar mais a malha e depois um "shell" para dar uma leve espessura. O resto é textura dependendo do tipo de material que vc queira. Uma outra opção seria fazer a colcha com o cloth. Eu ainda não tenho prática com esse método mas vi no tuto do andré aqui no site que é muito bom por causa de um recurso "live drag" que permite fazer as costuras em tempo real na viewport. De toda forma o reactor é bastante simples. A coucha acima foi feita com ele.
E aew Eduardo, blz? Não consegui seguir os passos que vc me indicou. Criei a cama, coloquei um plane com 30x30 de malha como colcha, adicionei o rigidbody a cama, coloquei o reactorCloth na colcha e configurei da mesma forma anterior para ter uma malha bem leve que caisse bem sobre a cama. O problema, eh que não consigo adicionar a colcha ao softbody collection como vc disse. Simplesmente não aparece nas opções para vc escolher e tb não da pra selecionar com o "pick". Só consigo com o cloth collection. O problema da colcha com a parede, eu consegui resolver. Mas agora surgiram outros problemas...! O principal deles eh que a malha não para... ela fica o tempo todo se mexendo. Outra dúvida q me surgiu, Eduardo, eh de quais dobras vc fala. Usando o desta cama que vc postou, que ficou muito bom, diga-se de passagem, vc fala das dobras feitas por pessoas ou as dobras naturais que por conta do tecido mesmo e formato da cama acaba criando?? Postei a sua foto mostrando algumas dobras, espero que não se incomode.
Work hard...
get rich
dalljalminha, para conseguir aplicar o reactor cloth no tecido vc tem que aplicar antes um modifier reactor cloth nela. Assim vc consegue adicionar o tecido no reactor cloth. As dobras as quais eu me referi são os pequenos amassões feitos com o noise e a dobra próxima aos travesseiros tem que ser feitas antes da simulação. Quanto à imagem, fique à vontade que nem de longe eu me importo. abraço!
Eduardo, infelizmente naum estou conseguindo adicionar a colcha ao softbody, mesmo aplicando o reactorCloth nela. No caso, naum seria necessário um reactorSoftBody para fazer isso? Só assim consegui adiciona a colcha ao softbody collection. O problema eh que a colcha não recai totalmente sobre a cama... já tentei configurar mas não consegui. Fica como o tecido fosse duro. Tem alguma configuração que estou esquecendo? Obrigado
Work hard...
get rich
tenta com rigidbody
aplica um tesselate nela. é por que esta com poucos segmentos. e para voce aplicar ela em um softbody é necessário antes aplicar um reactor softbody tambem. dps adciona na coleção. Mais acho que nao precisa aplicar nao softbody nem no reator nem na coleção. so como reactor cloth da p fazer blz.
Mais poderoso que o Max, só Deus, que fez tudo sem computador!
Bom... depois de alguns testes, consegui esse resultado... não consegui fazer os amassados que o eduardo falou... pq naum consegui fazer do modo que ele disse, e quando eu usei reactorcloth, os amassados que tinham sido feitos com o noise, somem pois o tecido adquire o formato da cama. Consegui fazer algumas irregularidades durando a animação, puxando alguns pontos, mas não fica muito bom e é dificil de controlar. Fiz um render rápido, usando o MR, mas sem configuração nenhuma... só pq já estava no MR e naum no Scanline. Gostaria de saber como fazer direitinho esse modo do eduardo... pq parece que fica bom mesmo, como ele mostrou naquela imagem que ele fez.
Work hard...
get rich
Cara ficou bem legal! Parabéns! Eu li com mais calma agora e vi que te passei uma informação errada. Na verdade vc tem que aplicar o modifier reactor cloth para depois adcionar a colcha em um "cloth collection" --- foi maus, mas que bom que deu certo. agora é só caprichar na textura.. abrs!
"eduardoqf" disse: Cara ficou bem legal! Parabéns! Eu li com mais calma agora e vi que te passei uma informação errada. Na verdade vc tem que aplicar o modifier reactor cloth para depois adcionar a colcha em um "cloth collection" --- foi maus, mas que bom que deu certo. agora é só caprichar na textura.. abrs!
Aaahhh... blz entaum! Mas tipow... fiquei com algumas dúvidas a mais... como que faz pra fazer os amassados, como vc fez na sua? Tenho que usar o noise depois de criar a animação, não eh? A animação nunca para? A colcha fica sempre se mexendo. Nas laterais, aparentemente, fica uma elevação nas bordas depois que se da preview na animação para colocar a colcha na posição correta. Isso eh normal e da pra concertar transformando tudo em edit poly e mexendo alguns vertices ou tem jeito de concertar logo na animação? Valew! Prometo que naum encho mais o saco depois dessas perguntas aew! :D
Work hard...
get rich

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711282.

Total de membros registrados: 138812

Últimos membros registrados: Rebelo Arquitetura , danilochacha, @flávioleite, SonoTP, arthurresplandes, henrique1500, denwinn, Weemsroset.

Usuário(s) on-line na última hora: 446, sendo 26 membro(s) e 420 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: emersonforentin, @Marc18**, Eng Damasceno, Henrique Ribeiro, mastermax, Baldo, maxoliveira.archviz, Eduardo Ramos, nandao, Daniel Monteiro, Rebelo Arquitetura , jessicatorres, Gabriel.C, Frederico Wagner N. R., jhownicolas, Renatto, danilochacha, Carlos E. Nogueira, Duda, alceu.camilo, Carla Franco, Sergio1987, Heber, Roberto Movanni, TadeuB79, Juliano Kloss.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.