Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Claudio   Manaus - AM
dpi3d   Recife - PE
Francis   Birigui - SP
Sieben.Sieben   Rio de Janeiro, RJ - AC

Portfólios Ver Mais

assisegundo   Maranhão - MA
Richt3r   Sao Gabriel do Oeste - MS
ken3d   brasil - AC

medidas no 3d max

Por: marcoz  

Em: 06/07/2008 15:36

olá pessoal, tudo bem, eu queria pedir uma ajuda aos usúarios mais experientes do 3d max, meu problema é o seguinte eu preciso fazer uma embalagem no seguinte formato 70x40x40, eu estou fazendo o layout no illustrator e queria montar o embalagem no 3d max aplicar o layout feito no illustartor e finalizar no photoshop por que preciso montar varias vistas dessa embalagem, mas não entendo as medidas do 3d max será alguém poderia por gentileza me informar se essas medidas são em cm, mm ou outra, só pra eu ter uma idéia. Obrigado Marcoz
Dai Marcoz, tudo bem? As medidas padrão do max são genéricas, como no autocad. Você pode considerar 1 como sendo um metro, uma polegada, um centimetro, um quilometro ou um ano-luz (apesar que dentro dele ele considera 1 como sendo uma polegada, isso é importante ter em mente na renderização). Mas você pode alterar elas para que equivalam a algo que você queira. Para alterar isso vá no menu customize, units setup e seja feliz. Só queria saber como você vai intercambiar esses arquivos nesses programas todos.
Sem querer discordar, mas já discordando, não é verdade isso ai. As medidas no Max são em polegadas, as unidades genéricas do Max são em polegadas, não tem nada haver com o AutoCAD que realmente tem escala e aceita trabalhar em unidades diferentes, o Max não aceita, só trabalha bem em polegadas. O pode fazer é mudar o display dos valores para o max converter os valores para metros ou centímetros. Ai ele continua em polegadas porque isso não muda e se mudar estraga, mas os valores são convertidos e aparecem pra vc em centímetros. Pra fazer isso vc entra no customize>units setup e muda de generic para metric, ai coloca centimeters na lista de unidades. É melhor do que trabalhar com metros no Max, bem porque fica distante de polegadas e dá mais problema. Centímetros é mais próximo de polegadas e vai melhor. Se mudar qualquer coisa no System Units Setup, que fica dentro do Units Setup, vc vai ter problema com o max pelo resto da vida.
Se eu fizer um plane de 10 x 10 com medidas genéricas, e se na minha mente isso significa milimetros, micrometros, jardas, pés, metros ou polegadas, o max vai descobrir o que estou pensando? O que eu disse? (apesar que dentro dele ele considera 1 como sendo uma polegada, isso é importante ter em mente na renderização) dammmmm
aproveitando o tópico eu gostaria de perguntar... tipo.. eu nunca fiz nada em escala real no max... só tutos de modelagem... eu gostaria de modelar meu sobrado, vou modelar tudo a partir do max (num tenho autocad aki ainda.. rsrs)... tipo.. tem 6m de largura o pé direito nos dois pisos tem 2,80m... entao.. do piso à lage teria 5,6m (ou seja... 6,0 x 5,6m) (fora o telhado).... como eu faria no max ? multiplicaria as duas medidas por 2,54 e faria um box de 1524 x 1422,4 ????
Faça experimentos! Faço um box de 2 x 3 x 4 no max com medidas genéricas e exporte como dwg para o autocad. Tire as medidas lá. Depois mude pra polegadas, e exporte de novo. Meça no autocad. Depois exporte em centimetros.
bom....o max ateh aceita trabalhar com outra medida alem de polegadas....o problema eh q vai ter q ajustar mapas procedurais e luzes photometricas pq vão ficar muito grandes ou muito pequenas...ou seja como o magster disse eh melhor deixar em inchs mesmo e na viewport usar o q for mais conveniente jah q eh soh pra exibição abraço
Magster, Por que nos livros e tutoriais europeus sempre os autores pedem para configurar as units como metros ou cm no max? Não entendo. Eu uso cm aqui e nunca tive problemas . Mesmo no manual do programa a indicação de se usar escalas corretas principalmente com luzes fotométricas indica que se deve sim fazer alterações nas units setup. Não compreendo sua afirmação de que se fizer alterações o programa dará problemas. Marco.
Marco.
olá marco... ó.. eu sou muito noob nesse assunto.. mas já li vários tópicos aki no 3d1 sobre esse assunto.. o mestre andré até deu uma "aula"... sobre esse esquema.... tb não compreendo.. mas se eles dizem que tem problema eu acredito... rsrss por isso da minha pergunta a li em cima.. só preu entender.. hehe...
Este é um assunto difícil mesmo, porque as pessoas não percebem que estão erradas. Não é porque matematicamente está certo que é bom para trabalhar no Max. Exportar para medir no AutoCAD não tem nada haver, porque a relação de escala do Max é diferente do AutoCAD!!! Sem perceber isso não tem condição de entender escala no Max. O AutoCAD usa unidades genéricas de verdade, o Max não. O AutoCAD tem o template para Metric ou polegadas, o Max não. Se pegar outro programa de CAD acontece o mesmo, o Rhino também tem template para Metros e polegadas. Quem não consegue perceber que o Max não é um soft de CAD, nunca vai entender escala nele. Softs de CAD mudam tudo conforme a unidade que colocar, o Max não muda nunca, sempre fica em polegadas. É isso que tem que entender. Tudo que vem no Max está configurado para polegadas, se a pessoa trata 1 unidade como 1 metro, não está em escala real dentro do Max e vai ter um monte de problemas, mesmo achando que não são problemas. Porque para essa pessoa 1 metro vai ter 2.54 cm dentro do programa, tudo vai ficar super pequeno e nenhum dos valores que vêm nos comandos do Max vão funcionar, tem que reconfigurar tudo para dar certo nessa escala. Mas se a pessoa coloca na escala certa, não precisa configurar nada, quando coloca uma coisa na cena já fica certo de primeira, porque os valores que vem nos comandos já estão certos pra essa escala. Quem faz diferente tem muito mais trabalho, tem muito mais problema e leva muito mais tempo para fazer a mesma coisa que outra pessoa trabalhando na escala certa. Marco A.Artacho> Se os seus livros falam para mudar o Display para a unidade que quiser, está perfeito, o Max continua em polegadas e mostra os valores para você na unidade que escolheu. Por isso que dá certo com Photometrics, porque na verdade está em polegadas, vc que está vendo em outra unidade, mas o Max continua em polegadas. Mas se os seus livros falaram para mudar o tamanho ou o tipo de unidade no System Units Setup, jogo fora estes livros porque quem escreveu não entende de 3ds max e tudo que fizer neste sistema vai ser mais difícil do que outra pessoa trabalhando no sistema certo.
Doutor Ego

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711282.

Total de membros registrados: 138812

Últimos membros registrados: Rebelo Arquitetura , danilochacha, @flávioleite, SonoTP, arthurresplandes, henrique1500, denwinn, Weemsroset.

Usuário(s) on-line na última hora: 524, sendo 25 membro(s) e 499 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: emersonforentin, @Marc18**, Eng Damasceno, Henrique Ribeiro, mastermax, maxoliveira.archviz, Eduardo Ramos, nandao, Daniel Monteiro, Rebelo Arquitetura , jessicatorres, Gabriel.C, Frederico Wagner N. R., jhownicolas, Renatto, danilochacha, Carlos E. Nogueira, Duda, alceu.camilo, Carla Franco, Sergio1987, Heber, Roberto Movanni, TadeuB79, Juliano Kloss.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.