maquete de interiores

Por: ericabastos  

Em: 07/07/2008 11:19

olá, trabalho com o cad 2007 Sei mexer no 2d e 3d, mas nunca fiz maquete eletronica Agora estou interessada em aprender, pra visualizar meus projetos. Estou com dificuldades de fazer o interior , já fiz o ambiente, mobilhei, mas não sei como fazer pra ver o interior igual essas maquetes de interiores ( tipo estar num local do ambiente e bater uma foto em determinado ângulo). Não sei que ferramenta usar, acho que é a camera, estou pesquisando.... se alguém puder me ajudar por aqui me dando algumas dicas ou me enviar uma apostila sobre assunto, tutorial, qualquer coisa.... ficarei muito agradecida [email protected]
olah Erica... seguinte... vc tah usando o 3d max? se tiver eh, vc vai em create/cameras/target camera ou na vista perspective vc preciona a tecla ctr+c q aparece uma câmera aí vc manipula ela assim como vc manipula os outros objetos e o q vai fica no render é o ângulo q vc tiver vendo na vista perspective. Ve aí se vc consegue. Se naum conseguir me add aí [email protected] aí te dou uma força por msn...
www.faimerson.com.br
Bem vinda aqui Erica. Vc precisa colocar uma câmera na cena, sempre precisa de uma câmera pra "tirar a foto". A câmera no 3D é o seu olho, com ela vc pode ver o interior dos ambientes, bater foto na posição que quiser e até animar um passeio pela casa. A câmera fica no menu Creat>Cameras. Pega a Target em vez da Free. A Target tem o foco e a Free não, é mais difícil de controlar. Ai vc clicar pela viewport top no lugar que deve ficar o observador e arrasta até onde quer focar a câmera. Depois vc mode mover a câmera e o foco independente para colocar na posição que quiser. Toma cuidado para deixar a câmera dentro do ambiente, se ela atravessar a parede vai dar problema. Quando estiver com a câmera no lugar certo, você tecla F9 para renderizar. Esse é o primeiro passo, vc vai ver o interior. Mas pra ficar realista igual o pessoal posta aqui no fórum, ai tem um caminho longo ainda pra percorrer. Precisa estudar criação de materiais, iluminação e render. Uma dica legal pra ver o ambiente sombreado sem ter que estudar tudo isso de texturização e iluminação é usando o shader ambient occlusion do Mental Ray. É fácil de usar. Se entende primeiro com a câmera e quando conseguir avisar a gente aqui, ai eu te explico como usar o ambient occlusion. Se precisar de uma referência com a câmera, vê esse tut: http://www.tresd1.com.br/artigos.php?t=15352
Doutor Ego
Ah!.... não uso 3d max, faço tudo no autocad,. Pq? no 3d Max é mais fácil de fazer? Bem, Estou feliz pq me responderam, vou aprender a usar, então, essa ferramenta Camera no CAD, não deve ser tão difícil. Mais uma vez obrigada...
Vixi, no autocad vai ser bem mais difícil, ele não é bom com render, câmeras, luzes e materiais. Essa parte de render as pessoas fazem normalmente no 3ds max, que tem mais recursos pra isso e deixa a imagem bem real. Se vc já modelou tudo no autocad, exporta pro max e estuda ele que vc não vai se arrepender. Em pouco tempo vai estar criando imagens tão reais quanto uma foto se usar o Mental Ray que vem no Max. Lá você vai ter bastante recursos de luzes, de materiais e de render. É fácil colocar a câmera e ver o que ela está focando, é fácil colocar luzes também, no autocad é bem mais difícil e não fica tão bom. No Max vc importa direto o DWG do autocad.
Oi Erica, se vc já tem o modelo, vai gostar de importar no Max, mesmo que nem vá texturizar e iluminar. Vc pode colocar uma câmera e andar por dentro da casa com o mouse igual num jogo, é muito bom pra estudar o projeto. Pra ver na posição que quiser é mais fácil, vc pode criar um vídeo passeando pela casa ou dando a volta nela. E nem precisa importar o DWG, até pode, mas se quiser dá pra fazer um link com o projeto no AutoCAD. Ai se vc mudar alguma coisa no AutoCAD, vc dá refrsh no Max e as coisas também mudam no modelo que está no Max. Vc vai adorar, pode acreditar :) Se quiser baixar a versão trial, o link é esse: http://usa.autodesk.com/adsk/servlet/mform?siteID=123112&id=10083915 É totalmente funcional, mas dura por 30 dias.
ok! vou estudar esse 3d max. obrigada pelo link. É sempre bom, aprender coisas novas sucesso pra vcs...
Olá Só para ir adiantando... O desenho, já no AutoCAD, deve ser separado cada peça em layers, tipo uma mesa com tampo de vidro. As pernas são um layer e o tampo outro, para colocar o material, assim por diante. Vai lá
aí Érica, já no AutoCad eu jah naum posso te ajudar ainda... ele eu só sei abrir hahaha.... mas qdo puder..... hehehehehe bjos...
www.faimerson.com.br
Opa, tudo bom? preciso aprender sobre o ambient oclusion, vcs poderia me dar algumas dicas? sou iniciante, se esforçando.... grato
"marcola" disse: Bem vinda aqui Erica. Vc precisa colocar uma câmera na cena, sempre precisa de uma câmera pra "tirar a foto". A câmera no 3D é o seu olho, com ela vc pode ver o interior dos ambientes, bater foto na posição que quiser e até animar um passeio pela casa. A câmera fica no menu Creat>Cameras. Pega a Target em vez da Free. A Target tem o foco e a Free não, é mais difícil de controlar. Ai vc clicar pela viewport top no lugar que deve ficar o observador e arrasta até onde quer focar a câmera. Depois vc mode mover a câmera e o foco independente para colocar na posição que quiser. Toma cuidado para deixar a câmera dentro do ambiente, se ela atravessar a parede vai dar problema. Quando estiver com a câmera no lugar certo, você tecla F9 para renderizar. Esse é o primeiro passo, vc vai ver o interior. Mas pra ficar realista igual o pessoal posta aqui no fórum, ai tem um caminho longo ainda pra percorrer. Precisa estudar criação de materiais, iluminação e render. Uma dica legal pra ver o ambiente sombreado sem ter que estudar tudo isso de texturização e iluminação é usando o shader ambient occlusion do Mental Ray. É fácil de usar. Se entende primeiro com a câmera e quando conseguir avisar a gente aqui, ai eu te explico como usar o ambient occlusion. Se precisar de uma referência com a câmera, vê esse tut: http://www.tresd1.com.br/artigos.php?t=15352

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711295.

Total de membros registrados: 138826

Últimos membros registrados: fmoreira, optivision, Glucovate45, Gabriel01, venisalgel, respilean, GlucofitDragonsDenResultUK, wellherbsus.

Usuário(s) on-line na última hora: 746, sendo 23 membro(s) e 723 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Gabriel.C, luanxfelipe, jessicatorres, billypaul, Duda, JesusEnzo , Nuno, Fabrício, Evandro00, kkcoelho, Rodrigo, Moura, Le_Andro, Leonardo, Ricardo Paranhos, MarkinhoFortunato, fmoreira, Starter, andradecia, arquiluc, Rodrigosouza3D, Elis, Fernando Cunha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.