"marcola" disse: Bem vinda aqui Erica. Vc precisa colocar uma câmera na cena, sempre precisa de uma câmera pra "tirar a foto". A câmera no 3D é o seu olho, com ela vc pode ver o interior dos ambientes, bater foto na posição que quiser e até animar um passeio pela casa. A câmera fica no menu Creat>Cameras. Pega a Target em vez da Free. A Target tem o foco e a Free não, é mais difícil de controlar. Ai vc clicar pela viewport top no lugar que deve ficar o observador e arrasta até onde quer focar a câmera. Depois vc mode mover a câmera e o foco independente para colocar na posição que quiser. Toma cuidado para deixar a câmera dentro do ambiente, se ela atravessar a parede vai dar problema. Quando estiver com a câmera no lugar certo, você tecla F9 para renderizar. Esse é o primeiro passo, vc vai ver o interior. Mas pra ficar realista igual o pessoal posta aqui no fórum, ai tem um caminho longo ainda pra percorrer. Precisa estudar criação de materiais, iluminação e render. Uma dica legal pra ver o ambiente sombreado sem ter que estudar tudo isso de texturização e iluminação é usando o shader ambient occlusion do Mental Ray. É fácil de usar. Se entende primeiro com a câmera e quando conseguir avisar a gente aqui, ai eu te explico como usar o ambient occlusion. Se precisar de uma referência com a câmera, vê esse tut: http://www.tresd1.com.br/artigos.php?t=15352
Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711295.
Total de membros registrados: 138826
Últimos membros registrados: fmoreira, optivision, Glucovate45, Gabriel01, venisalgel, respilean, GlucofitDragonsDenResultUK, wellherbsus.
Usuário(s) on-line na última hora: 746, sendo 23 membro(s) e 723 visitante(s).
Membro(s) on-line na última hora: Gabriel.C, luanxfelipe, jessicatorres, billypaul, Duda, JesusEnzo , Nuno, Fabrício, Evandro00, kkcoelho, Rodrigo, Moura, Le_Andro, Leonardo, Ricardo Paranhos, MarkinhoFortunato, fmoreira, Starter, andradecia, arquiluc, Rodrigosouza3D, Elis, Fernando Cunha.
Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .