Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

kleber3d   Sao Paulo
leoaks   Brasil - MG
VINICIUS GIANELLI   Poços de Caldas - MG
Luiz   São Paulo - SP
Vinicius92   São José do Rio Preto - SP - AC

Portfólios Ver Mais

Binari   Vitória - ES - ES
Ed Olliver   Brasil - MA
Marlon aguiar   Rio de Janeiro - AC
Raynheardt   São Paulo

Escala das luzes photometrics.

Por: Bruno  

Em: 11/07/2008 14:31

ae Pessoal beleza? Ja li o tutorial aqui da 3d1, sobre luzes photometrics. Porem, nao consigo acertar a escala da cena para podre usalas corretamente. Tem alguma escala certa para usa-la? como eu faço para achar ? Ja li em dezenas de posts que para acertar tem que testar em uma sala simples, se esta forte demais, tem que aumentar a escala da sala, se esta fraca, tem que diminir a escala. Tambem que pra acertar a escala, temos que trabalhar em centimetros no display, e em units setup nunca mexer. Mas pra ter ideia, o que é 236.125 centimetros? nao entendo essa medida. São 236 centimetros? Igual a 2.36 ... metros? isso? Se for isso, qual a escala correta de uam sala para luzes photometrics? (200.000cm X 200,000cm), ou seja, 2mx2m? Vale tambem lemlembra que trabalho com mental ray e GI/final gather, e estou levando uma surra, uehuehueh Não importo trabalho do autocad, a trabalho apenas no max Abração.
cara a medida interna do max realmente devemos deixrr em inches mesmo para não dar problema, a outra medida (que aparece na viewport pode ficar do jeito que for melhor pra vc, no caso de arquitetura por motivos obvios eu costumo a deixar em metros pois ninguem fala q uma parede tem 260 centimetros de altura....mas vai do q vc achar melhor. quanto a luz photometric faça o seguinte, crie uma parece com uns 3~4metros de largura e 2,60 de altura (que acredito ser o padrão na maioria das obras) e coloque uma pra vc ver como fica, apartir dai da pra saber como ficarão os resultados. Abraço
Essas photometrics dão dor de cabeça pra iniciante, não é? Estava trabalhando numa cena e botei uma destas. O render fica bem legal, mas no viewprot fica tudo absolutamente branco, só renderizando pra enxergar aluma coisa. Durma com esse barulho.
Azazel - The leader of the Se'irim The choices from the Gods are useless as the Gods themself. -Kratos-
Você deve acessar o Customize menu > Units Setup dialog > System Unit Setup e mudar a unidade para centímetros ou metros. Ex: 1 Unit = 1 meter ou 1 Unit = 1 centimeter Na verdade você pode usar qualquer unidade, mas como no brasil nós usamos mais estas duas... fica mais fácil. É recomendado que no "Display Unit Scale" você deixe marcado "Generic Units" que não tem unidade de medida. As medidas do "Display Unit Scale" como o próprio nome diz, são apenas as medidas mostradas no programa, mas as medidas reais são as do "System Unit Setup". _______________________________________________________________________ Depois de configurar as unidades você deve criar sua cena com medidas reais. Parece meio confuso, mas acho que dá pra enteder depois de ler umas 3 vezes :D
filhote tah errado, o max soh trabalha bem com inches...no display unit vc coloca oq quiser mas no system unit setup se mudar para outra coisa vai dar problema cedo ou tarde, posso te garantir isso :)
É engraçado que na maioria dos tutoriais europeus, onde o pessoal não trabalha com pés e polegadas, todo mundo usa cm ou metros tanto no units setup como no display display units. Só aqui no 3d1 se diz que não se deve mexer no System Unit Setup. Até nos tutoriais que acompanham o programa é indicado alterar ambos. Acho que a Autodesk deveria eliminar o recurso de se alterar as medidas, não acham? Marco.
Marco.
É tão fácil perceber quando a escala está errada. Quem trabalha com maquete não tem como não perceber, se não perceber não é profissional de arquitetura. É só fazer uma parede no AutoCAD com o vão padrão de uma porta e importar no Max em cada escala para ver a diferença na hora de criar uma porta com o Doors. A porta vem com valores pré configurados igual qualquer recurso do Max, se os valores padrões ficarem certos para uma porta normal sem ter que mexer em nada, a escala está certa, se não ficar com valores normais, a escala esta errada. Eu não entendo como não percebem isso, porque é super elementar. Depois de umas 10 tentativas em cada uma das opções de escala, mudando tamanho de unidade, mudando unidade, sem mudar o Display e mudando o Display, qualquer um percebe que só tem uma que dá certo. Que é deixando Units com 1 e Inches na lista, mudando para Centimeters só no Display. Quando criar a porta o batente vai ter 5 centímetros, que é o valor certo. Quando muda a unidade no System Units Setup para Centímetros, o batente fica com 2 centímetros, que não é o valor certo. Não tem como não ver isso!!! Se transferir essa lógica para todos os recursos do Max, quer dizer que em nenhum recurso os valores padrões vão ficar certos e vc vai ter que reconfigurar tudo pra ajustar e fazer dar certo.
Oi pessoal. Quero aproveitar esse debate pra colocar meu ponto de vista. Sou arquiteto a 20 anos e faço maquetes no Max à uns 4 anos. Atualmente começei a usar o Max 2009. Só que faço minhas maquetes de um modo diferente do que a maioria faz. Desenho tudo no Autocad e em cm, transformo tudo em Polylines no seus respectivos layers. Depois abro o Max e importo todo o arquivo DWG. Dai vou extrudando tudo. Faço isso numa rapidez tão grande, que não me deixa a desejar de maneira alguma e em pouco tempo to com a maquete prontinha. Dai é só mapear. Entretanto pra que tudo isso dê certo, tenho que alterar o system units para cm, além do display já estar configurado em cm também. Senão quando faço a extrusão as medidas ficam todas erradas. Além disso, se eu quiser criar algum objeto já dentro do Max, tenho que usar a escala em cm também, caso contrário as medidas não batem também. Só não consigo enxergar os problemas que essas alterações provocam como a maioria diz aqui.
Pessoal, o que precisa perceber é que não tem haver com dar certo as medidas numa determinada unidade, porque pode dar certo e não estar em escala real. Tem muita gente com 10 anos de 3ds max que não entende isso. O Display converte os valores da unidade do sistema e o system muda o tamanho da unidade do sistema. Todos os valores de todos os comandos vem pré configurados para polegadas, se mudar o tamanho da unidade, tudo que fizer no max vai ser mais difícil do que uma pessoa que não mudou. Se mudar o tamanho da unidade no system, não tem porque mudar no display também, porque já vai estar em centímetros, não precisa converter nada. Quando muda os dois está fazendo duas conversões, não é possível que não entendam isso. Se trocar só no display e importar certo a planta do autocad, também vai dar certo as medidas e tudo que fizer no programa vai ser mais fácil, porque os valores padrões já vão ficar certos. Quem muda para centímetros no System e no Display fica com a cena maior do que deveria, veja a cena que o Ramon colocou para download no grupo de colaboração. O Ramon tem muitos anos de Max e faz imagens lindas, mas também não sabe trabalhar com unidades no Max. Pra vc ver que tem gente super experiente que não sabe trabalhar na escala certa. Pra uma luz photometric funcionar direito naquela cenal dele eu tive que colocar 30 mil na intensidade, porque ele muda os dois para centímetros. Se estivesse na escala certa, não tinha que mudar nada na intensidade da Photometric pra funcionar direito :)
Doutor Ego
Trecho retirado do 3ds Max 9 - Help É importante notar a diferença entre "System e Display units". "Display units" afeta apenas como a geometria é mostrada nas "viewports". "System units" determina a escala real da geometria. Por exemplo, se você importa um arquivo DXF (sem unidade) contendo 1 x 1 x 1 Box, 3ds Max talvez import as dimensões do box em "inches" ou "miles", dependendo do "System unit". Isto pode ter um impacto significante na sua cena e é por isso que você deve sempre configurar o "System unit" antes de importar ou criar geometrias. Trecho retirado de um tutorial sobre "Radiosity" É importante assegurar que as unidades da sua cena estejam corretamente definidas. Como "Radiosity" trabalha com "physical lighting", então as simulações de luz obedecem as leis da física. Você pode imaginar que um espaço com 3 metros de altura é muito diferente de um espaço com 3 kilometros de altura quando afetado pela mesma luz. O "System Unit Setup" é o mais importante componente do "Units Setup dialog", já que o "Display Unit" é apenas uma ferramenta que permite você customizar como as unidades são mostradas na UI (interface do usuário). Abaixo, segue o link para um tutorial que altera as medidas do "System Unit Setup" para centímetros e nem por isso a cena ficou "errada". Vamos supor que o autor não mudasse a unidade para centímetros. Tudo bem, também daría certo, mas as paredes não poderíam ter mais 250 cm de altura, já que 1 Inch = 2.54 cm, sendo assim as paredes deveríam ter 98,4 Inch = 250 cm. http://www.escalight.com/tutorials/3dsmax-tutorials/introduction-to-radiosity-part-1.html Esse é um assunto muito complexo e realmente é muito difícil de ser entendido, mas a verdade é que não precisa ter medo de mudar as unidades do "System Unit Setup", elas estão alí é para serem usadas, o importante é que você faça isso com consciência. Mas como diz o "Neil Blevins" (www.neilblevins.com) um artista não deve estar fisicamente correto e sim artisticamente correto, então, se a cena parece bem para os seus olhos seu objetivo foi alcançado, independente da escala estar correta ou não. ________________________ Juan Marcelo

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711284.

Total de membros registrados: 138814

Últimos membros registrados: Gaga 1905, Evergreen, Rebelo Arquitetura , danilochacha, @flávioleite, SonoTP, arthurresplandes, henrique1500.

Usuário(s) on-line na última hora: 503, sendo 4 membro(s) e 499 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Frederico Wagner N. R., Evergreen, Gaga 1905, michaelarrington.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.