Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

dpi3d   Recife - PE
Stherno   Vila Velha - ES/BR
onjackstallback   Mauá-SP - AC
D2_Unrio   Sao Paulo - S.P. - RJ

Portfólios Ver Mais

Rtrevelin   santo andré - sp
Jackao   Cianorte-pr - PR
adr_max   Recife - AC
Samuel   Brasil/MG - MG

Escala das luzes photometrics.

Por: Bruno  

Em: 11/07/2008 14:31

Está errado, porque se mudar o Display vc não vai ver em inches apesar de estar em inches. Não vai ter que colocar 98,4 para dar o valor certo na altura da parede, vai colocar 250cm mesmo, porque o Max vai converter isso para inches e internamente terá 98,4 inches, mas pra vc aparece como 250 cm. Então vai estar na escala real dentro do max, vai estar na medida certa e vai funcionar com photometrics. Como eu disse, qualquer conversão matematicamente correta vai dar certo nas medidas, o problema não é esse, é tudo ficar mais difícil para configurar porque os valores padrões não vão dar certo. Quando muda só o Display, os valores padrões sempre vão dar certo.
Doutor Ego
O que o Help tá falando é da importância de fazer na escala certa pra funcionar com photometrics, seja no radiosity ou no Mental Ray. Dá certo mudando o System Units Setup e mudando o Display, mas tem que ser um ou outro, os dois não!!!! Se muda para centímetros no System Units Setup, pode deixar como Generic no Display, porque já vai estar em centímetros e não precisa converter nada, se converter vai dar errado porque já estava em centímetros. Se mudar no Display não precisa mudar no System Units Setup, porque apesar de estar em polegadas o Max vai converter para centímetros. O Display não é só pra colocar o cm depois do número, ele converte o valor da unidade do System Units Setup para a unidade que escolher no Display. A diferença de mudar no Display ou no System Units Setup é que quando muda no System Units Setup nenhum valor padrão vai dar certo, tem que configurar de novo pra ficar certo na escala que estiver trabalhando. Porque o System Units Setup não muda os valores padrões!!!!!!!! Mas se trocar só no Display, os valores padrões mudam e tudo que fizer vai dar certo com os valores que já vêm nos recursos do Max!!!!!!!! Acho que ninguém tá falando que não dá certo mudar o System Units Setup, se não mudar o Display. A diferença é tornar tudo mais difícil para trabalhar e diminuir a produtividade!!!!!!!!
Mental Ray User
Eu concordo com vocês (Marcola e Gutao), eu só disse que devería colocar 98,4 para dar o valor certo na altura da parede se no "Display" estiver como "Generic Units" e no "Sytem" estiver como "Inches". Bom, então pra resumir, (me corrijam se eu estiver errado)... Existem inúmeras maneiras de se trabalhar com unidades mas para nós brasileiros, as duas mais fáceis são: 1 - Mudar o "System" para "Centimeters" e o "Display" para "Generic Units" ou... 2 - Deixar o "System" como vem por padrão em "Inches" e mudar o "Display" para "Centimeters"
Ai Gutão, eu concordo com todas as suas colocações, menos a que disse que dá certo tanto mudando só o System Units Setup para centímetros ou só o Display. Não é verdade porque se importar um box com 1 x 1 x 1 metro do AutoCAD, ele vai chegar com tamanho diferente em cada uma destas opções. Se chega com tamanhos diferentes então tem alguma coisa de errado, porque escala real é uma só e só tem um tamanho certo. Veja as imagens que postei, na primeira importei o Box com o System Units Setup em centímetros e Generic Units no Display, veja o tamanho em relação ao grid. Na segunda eu importei o mesmo Box com 1 x 1 x 1 metro do AutoCAD, mas estava com Inches no System Units Setup e Centimeters no Display. Olha a diferença de tamanho dele, vai dar diferença com photometrics e este é o tamanho certo que um box de 1 x 1 x 1 metro deve ter no Max. Existem muitas formas de trabalhar com unidades e fazer bater com a escala do AutoCAD ou de outros programas. Tem de tudo, tem uns mais toscos que mudam o tamanho da unidade no System Units Setup, deixando com Inches e passando o Units para 0,025. Tem outros que passam o Units para 0,25 e mudam para Meters. Tem de tudo nessa questão de unidades, porque é raro encontrar alguém que entenda direito. Todas estas formas dão certo na questão de compatibilidade das unidades com outros programas, mas só tem uma que dá certo no ambiente do Max. Que como o Gutão disse, todos os valores padrões vão funcionar sem ter que reconfigurar. Essa única unidade que dá certo é polegadas no System Units Setup e Units = 1. Por isso que tem o Display, pra deixar o Max no padrão de polegadas e converter o valor pra unidade que a pessoa quiser trabalhar. Ai todos os valores padrões dão certo, porque estão todos configurados para Units = 1 e Inches. Quando importar do AutoCAD vc marca o Rescale e coloca a unidade que usou pra desenhar no AutoCAD, ai chega certo no Max. O erro é querer converter o Max para centímetros, isso causa mais problema do que solução, tem que deixar em polegadas e converter só os valores para centímetros.
Doutor Ego
Marcola, desculpa, mas pode ter um erro de raciocínio no seu pensamento. Porque quando muda o System Units Setup, muda o tamanho da unidade do Max, por isso que os valores padrões não dão mais certo, nisso nós dois concordamos. Mas então, seguindo esse raciocínio vai mudar também o tamanho do grid, porque 1 unidade não vai ter mais 1 polegada ou 2.54 cm, vai ter 1 cm que é bem menor e por isso o grid vai diminuir de tamanho dando a impressão que o box é maior! Não estou falando que é assim que acontece porque não testei, mas é uma possibilidade sobre a diferença de tamanho do box.
Mental Ray User
Oi pessoal. Mas uma vez to aqui tentando entender como eu vou trabalhar sem fazer alterações no system unit. Eu necessito da escala impreterivelmente. Como teste eu desenhei um quadrado polyline de 1mtX1mt no autocad, depois importei ele no Max com o sytem unit configurado pra metros. Quando extrudei ele colocando a altura de 1mt. no viewport apareceu um cubo perfeito com todos os lados iguais. Da mesma forma desenhei o mesmo quadrado de 100cm X100cm, dai importei ele no Max e extrudei colocando ele na altura de 100 cm e com o system unit configurado para CM. O resultado foi um cubo perfeito também com todos os lados iguais. Agora quando deixei o system units configurado para INCH, do jeito que vcs estão dizendo pra ficar, o resultado foi o seguinte: Ao extrudar o quadrado de 1mtX1m colocando a altura de 1 mt, apareceu um cubo com uma altura imensa, parecendo um poste. Já ao extrudar o quadrado de 100cmX100cm, colocando 100 cm na altura, apareceu um cubo chato, bem baixinho. Sendo assim eu pergunto onde tá a escala?????? se eu deixar configurado em INCH no system unit. Não é possivel trabalhar dessa forma. Será que é o meu Max que é diferente??????
Oi pessoal. Mas uma vez to aqui tentando entender como eu vou trabalhar sem fazer alterações no system unit. Eu necessito da escala impreterivelmente. Como teste eu desenhei um quadrado polyline de 1mtX1mt no autocad, depois importei ele no Max com o sytem unit configurado pra metros. Quando extrudei ele colocando a altura de 1mt. no viewport apareceu um cubo perfeito com todos os lados iguais. Da mesma forma desenhei o mesmo quadrado de 100cm X100cm, dai importei ele no Max e extrudei colocando ele na altura de 100 cm e com o system unit configurado para CM. O resultado foi um cubo perfeito também com todos os lados iguais. Agora quando fui extrudar o mesmo quadrado com o system unit configurado para INCH (que é o modo que vcs estào acoselhando), o resultado foi desastroso. No caso do quadrado de 1mtx1mt., coloquei 1 mt de altura e apareceu um cubo com uma altura imensa, parecendo um poste, e no caso do quadrado de 100cmX100cm, coloquei 100 cm de altura e apareceu um cubo baixinho. Agora eu pergunto, como trabalhar dessa maneira?????? A escala fica totalmente deformada.
rgfclaro2, nunca vai dar certo se você não importar fazendo a conversão certa de unidades. Quando importar o arquivo DWG vc tem que marcar o rescale e colocar na lista de unidades a mesma unidade que usou no AutoCAD. Se fez o retângulo com 1 x 1 metro no AutoCAD, quando importar tem que marcar o Rescale e colocar Meters na lista, independente da unidade que está no Max. Depois que importar certo, se estiver com Units = 1 e Inches no System Units Setup, vc tem que mudar o Display para Meters ou Centimeters para dar certo. Porque é esse recurso que vai converter os valores de polegadas para metros ou centímetros. Se não fizer isso, vai estar trabalhando em polegadas e não em metros ou centímetros. OBS: Não pode mudar o System Units Setup depois que tiver o objeto na cena, não dá certo. Testa de novo fazendo isso que eu disse. Primeiro deixa o System Units Setup com Units = 1 e Inches na lista. Depois muda o Display para Meters ou Centimeters, mas no Max é melhor trabalhar em centímetro do que metro, porque é mais próximo de polegadas. Ai vc importa o retângulo desenhado no AutoCAD marcando o Rescale na janela de importação e colocando a mesma unidade que desenhou no AutoCAD. Vai chegar certo e todos os valores vão dar certo. Um teste melhor ainda do que esse é fazer uma parede com o vão padrão do tamanho de uma porta no AutoCAD. Ai vc importa deste jeito e cria uma porta primitiva do Max no vão que fez no AutoCAD. Veja o aspecto da porta, vai ficar com os batentes e a folha na espessura certa. Depois teste de outros jeitos, mudando as unidades no System Units Setup, a porta nunca vai ficar certa com os valores padrões que já vem nela. Ai vc vai perceber como é difícil trabalhar de outra forma que não seja a certa, sempre tem que mudar tudo que vem configurado nos recursos porque os valores padrões não dão certo. :)
Doutor Ego
Gutão, o seu argumento me fez pensar aqui, fiz uns testes para ver se confirmava, mas não confirmou. Não é o grid que muda de tamanho, é o Box mesmo. Você pode comprovar fazendo uma parede com um vão padrão para porta, 80 cm x 210 cm no AutoCAD. Importa no Max usando as duas opções de escala e faça uma porta primitiva neste vão. Você vai ver que quando deixa o System Units Setup com Centimeters e Units = 1 a porta não fica certa, fica mais fina do que deveria, porque a parede importada do AutoCAD fica bem maior do que deveria. Se deixar o System Units Setup com Inches e Units = 1, mudando o Display pra centímetros, quando importar a mesma parede ela chega no tamanho certo e você comprova isso fazendo a porta primitiva no vão, agora ela vai ficar com as dimensões de batentes e folha no tamanho normal. :)
Doutor Ego
Marcola Queria agradeçer pela explicação claro que deu pra fazer esta conversão de escalas. Realmente agora deu tudo certinho. Quando importava eu ia dando OK em tudo. Nunca tinha observado que tinha esta opção do rescale. Realmente o Max é cheio de surpresas. E nada melhor o debate aqui no Forum pra gente estar sempre melhorando. Brigadãoo!!!

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711290.

Total de membros registrados: 138821

Últimos membros registrados: respilean, GlucofitDragonsDenResultUK, wellherbsus, BlockBlastUnblocked, freylonez, neoveris, Lipskysaunde, Gaga 1905.

Usuário(s) on-line na última hora: 437, sendo 4 membro(s) e 433 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: GlucofitDragonsDenResultUK, lionel, wellherbsus, jhownicolas.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.