Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

gilson antunes   Curitiba - Brasil - PR
Gabriel Ribeiro   Sorocaba - SP
EvandroGP   Paraná - PR
mdpontes   Macapá - AP
Caue Rodrigues   Serra-ES - ES

Portfólios Ver Mais

Jonathan-Matthies   São Francisco do Sul - SC
PFAgustini   Americana, SP
thiago-df   Brasília - AC
batboy   São Paulo - AC

Como que se remove o teto e pedaços paredes para maquete?

Por: Schwichtenberg  

Em: 11/07/2008 19:50

Galera... procurei, procurei e não achei como que se faz uma imagem como essa: Quero dizer... como que consegue-se esses "cortes" diferentes? Acredito que esses cortes não foram feitos na geometria em sí, pois isso afetaria em muito a renderização, principalmente na radiosidade e reflexos. Acredito que isso é um efeito relacionado à câmera, como o clipping, só que não é perpendicular à ela, não sei. Obrigado!
Você está enganado. É tudo feito na modelagem mesmo. Se for usar radiosidade, o fato de estar cortado não irá influenciar em nada. Já os reflexos, vc pode usar mapas para refletir nos materiais reflexivos. Tanto de imagens normais quanto de imagens HDRI. Marco.
Marco.
Opa! Valeu amigão... eu podia jurar que essas imagen foram feitas de outra forma! =/ É que eu já tinha testado aqui e ficou muito ruim a renderização apenas "cortando" o modelo propriamente dito, mas já que você está falando que é assim que faz, vou testar mais um pouco! (uso Vray). Obrigado!
Ai Schwichtenberg, a iluminação tem que ser feita de outra forma nestes casos, porque influencia sim na cena não ter paredes. Se fizer uma iluminação de interior, o GI não vai ficar bom, porque Photons é pra ambiente fechado, não vai ter bons reflexos. Muda tudo na hora de iluminar e de criar materiais, tem que usar materiais com environment, pra ter o que refletir. A iluminação tem que ser no estilo de externa e não de interna. No Mental Ray tem recursos pra vc tornar uma parede invisível para o render, ai dá pra vc selecionar polígonos de um objeto, colocar outro ID e aplicar esse material especial neste ID, vai ficar transparente e não vai influenciar na iluminação da cena.
Mental Ray User
Ahhhh.... então o MR tem esse recurso?!? Pena que o Vray não tenha... eu tentei mas realmente não deu para fazer uma iluminação bacana... tentei também "cozinhar" as luzes do Vray como texturas, mas não consegui, e mesmo se conseguir acho que não deve dar muito certo, pois precisará de texturas gigantescas, e os reflexos se dão de acordo com a posição da câmera, então não podem ser cozinhados... Mas não estou precisando fazer isso agora... só queria mesmo saber por curiosidade! Se um dia precisar espero já estar dominando o MR, mas por enquanto estou muito feliz com o Vray! Obrigado!
Schwichtenberg, Existe uma alternativa utilizando recursos do max, sendo utilizada com qualquer renderizador. Para isso é necessário que o teto seja um box separado do restante da alvenaria. Texturize normalmente, trate a cena como uma interna normal. Ao renderizar, selecione o box do teto e clique na view com o botão direito do mouse. No quad menu, clique na opção object properties, e desmarque a opção "visible to render". Assim, o teto será levado em conta na renderização, inclusive para cálculos de radiosidade, mas não aparecerá no render ;) abraço!
Doe medula óssea! Doe vida!
"tirmey" disse: Schwichtenberg, Existe uma alternativa utilizando recursos do max, sendo utilizada com qualquer renderizador. Para isso é necessário que o teto seja um box separado do restante da alvenaria. Texturize normalmente, trate a cena como uma interna normal. Ao renderizar, selecione o box do teto e clique na view com o botão direito do mouse. No quad menu, clique na opção object properties, e desmarque a opção "visible to render". Assim, o teto será levado em conta na renderização, inclusive para cálculos de radiosidade, mas não aparecerá no render ;) abraço!
WOWOWOWOWOWO!!!! Maravilha! Beleza!! :D :D Perfeito! :D Valeu amigão!! Eu simplesmente cortei a geometria e ao invés de deletar(esconder) a parte cortada eu acionei essa opção e funcionou perfeitamente! Obrigado!
Issa!!!! Recurso legal né? abraço!!
Doe medula óssea! Doe vida!
ae tirmey no max 9 esse recurso é possivel pois no object properities não encontrei a opção visible to render

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711289.

Total de membros registrados: 138820

Últimos membros registrados: GlucofitDragonsDenResultUK, wellherbsus, BlockBlastUnblocked, freylonez, neoveris, Lipskysaunde, Gaga 1905, Evergreen.

Usuário(s) on-line na última hora: 349, sendo 2 membro(s) e 347 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: GlucofitDragonsDenResultUK, jhownicolas.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.