Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

J.F.Verissimo   Recife - AC
Gustavo CGomes   fortaleza-ce - CE
R3D   Rio de Janeiro - AC
Ricardo   Montreal - Quebec - Canada - AC

Portfólios Ver Mais

zuadan31   Camaçari
Carlos Henrique   Sáo Paulo - SP - SP
cactus.jack   Curitiba - PR - AC

Árvores e telhados... Algum segredo para ficar leve?

Por: rafaneto  

Em: 15/07/2008 10:32

E ae galera... Sempre que vou fazer um telhado, eu modelo uma telha e depois vou copiando e colando até formar o telhado... Estou fazendo certo? Existe alguma forma mais técnica de fazer, em que deixe o projeto menos pesado? Sobre árvores, estou mais cru ainda... tenho usado apenas as que estão disponíveis no AEC Extended, o q acho bem limitado e com aparência mto artificial... Qual uma boa ferramenta para criar árvores, não só de sombras, mas como palmeiras, coqueiros, cerca viva... Ouvi dizer que árvores são bem pesadas... é isso mesmo? Desde já, brigadão pelos feras aqui...
e ae.. chara.. bl?? então... telha da pra fazer de 2 modos.... 1... usando proxy..... tipo.. vc cria uma telha... e gera um proxy dela.... ai fik mais leve... 2.... usando displace..... eu uso o vray... entao o uso o vraydispla... fik muito leve..... ^^ Já no caso das arvores.... o pessoal faz e mesma coisa..... 1... usa proxy..... edita 1...gera o arquivo.... e usa o proxy.... 2.... tb da pra usa como RPC..... que são planos... com o material de arvore...e outra material de opacidade para "recortar" na forma da arvore.... t++
Oh Rafa... charazão... valew cara... Mas eu to aprendendo aqui na raça... e desculpa a ignorância, mas não sei ainda o q é fazer proxy ou usar o displace... Eu não uso o vray... to aprendendo mais no Mental ray... Bom... se proxy ou displace for algo simples de explicar, vou ficar agradecido de uma força... senão, qual tutorial me recomenda para eu aprender mais pra depois agente conversar melhor.... foi mal ae...
Trazendo aos olhos o que estava apenas na imaginação http://rafanetomaquetes.blogspot.com.br/
Ai rafaneto, se você está usando o Max 2009 tem o Proxy do Mental Ray no menu Creat. Nas versões mais antigas também tem Proxy, mas tem que ser experiente para poder usar, porque depende de Shaders de terceiros. Telhado com displacement só fica bom visto de longe, se for visto de perto tem que modelar mesmo, ai depende de habilidade pra fazer o mais leve possível. Uma boa dica é apagar as faces de baixo que não serão vistas, com isso vc ganha metade do telhado no peso do arquivo. Árvores de fundo é melhor usar com foto e mapa de opacidade aplicado em planes, fica leve e realista. Em primeiro plano usa árvores 3D mesmo, mas tem que tomar cuidado, tem umas árvores por ai que são inviáveis. Um programa legal pra árvores é o Onix Tree, ele cria árvores boas e leves, ai vc importa no Max. Tem um tut dele aqui: http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=21662
Doutor Ego
Valew hein Marcola... Gostei da dica sobre apagar as faces por baixo do telhado... Eu vou atrás do Onix Tree que vc indicou.. O Max que eu uso é o 2008, e pelo que olhei aqui no menu Creat, não tem o Proxy... será que tem aqui no site tem algum tutorial que trata sobre o Proxy? O mapa de opacidade apllicado em planes, que vc diz, por acaso é o controle do Opacity que fica no Blinn Basic Parameters dentro do Material Editor?
Trazendo aos olhos o que estava apenas na imaginação http://rafanetomaquetes.blogspot.com.br/
ai...pessoal... ainda no mesmo assunto... Eu encontrei com um cara esses dias que disse que a aparência da vegetação feita em RPC não fica tão legal (realista), ele disse que modela toda a vegetação... Alguém mais faz isso? Acho que fica mais pesado ainda né...
"rafaneto" disse: Valew hein Marcola... Gostei da dica sobre apagar as faces por baixo do telhado... Eu vou atrás do Onix Tree que vc indicou.. O Max que eu uso é o 2008, e pelo que olhei aqui no menu Creat, não tem o Proxy... será que tem aqui no site tem algum tutorial que trata sobre o Proxy? O mapa de opacidade apllicado em planes, que vc diz, por acaso é o controle do Opacity que fica no Blinn Basic Parameters dentro do Material Editor?
proxy somente no 2009 sobre o mapa de opacidade sim é esse mapa!! e vc pode acessar ele no item maps mais abaixo
paz sem voz não é paz!! é medo!!!
Dá pra usar Proxy no Mental Ray desde o Max 6, só que depende de shaders de terceiros e de bastante experiência. No Max 2009 já vem pronto e é fácil de usar. Vegetação modelada é bom em primeiro plano, encher a cena de vegetação 3D não tem PC que renderize. A vegetação de fundo vc usa com mapa de opacidade. Este tuto explica como fazer: http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=14989
Mental Ray User
Valew hein Rogério e Gutão... Esse tutorial de opacity1 prlo que abri agora é perfeito para fazer uma vegetação de fundo... mto bom hein Gutão... Brigadão galera...

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711284.

Total de membros registrados: 138813

Últimos membros registrados: Evergreen, Rebelo Arquitetura , danilochacha, @flávioleite, SonoTP, arthurresplandes, henrique1500, denwinn.

Usuário(s) on-line na última hora: 324, sendo 3 membro(s) e 321 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Frederico Wagner N. R., Evergreen, michaelarrington.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.