Portas e Janelas

Por: Flora  

Em: 16/07/2008 13:07

Como se desenha portas e janelas no 3dmax? Estou tentando fazer com o AEC objects, mas não estou conseguindo abrir o vão na parede. Existe algum segredo?
Sim! Use o Boolean! 1º - Crie um BOX da largura e altura da janela, e com a espessura mais grossa que a parede 2º - Selecione a parede, e vá no menu Compound Objects, e selecione Boolean 3º - Clique em Pick Operand B, e clique na caixa Pronto!
Obrigado 00mu, fiz so jeito que vc falou, porém a box sumiu e nada aconteceu...Acho que não entendi direito...
Agora consegui! Valeu 00mu! Estava fazendo errado...
olá Flora.... tome um pouco de cuidado com o boolean... ele costuma "avacalhar" um pouco a malha.. talvez vc precise reconstruir alguns edges p/ ficar certinho... senão vai dar problema lá p/ frente.... (principalmente em objetos que precisam de smooth... mas os que não precisam as vezes tb dá problema)... abraço....
Boolean não é indicado. Pra fazer porta e janela e abrir o vão tem que criar a parede com o wall. Entra no creat>aec extend>wall, faz as paredes com o wall e ai vc linca as portas e janelas nela, o vão abre e acompanha a porta ou janela se vc mover elas.
Estava fazendo uns testes com o wall... costumo normalmente modelar com editable poly e fazerm inhas janelas mesmo, não costumo usar essas do max pq elas são meio limitadas, por exemplo... as janelas de correr é só no máximo 2 folhas mesmo? uma de correr e outra fixa, não tem como criar uma com 4 folhas por exemplo? E se eu quiser lincar outra janelas que eu tenha modelado, não tem como né? ele não reconhece da mesma maneira, pois eu usei uma q eu criei no max mesmo e converti pra editable poly aí já não reconhece mais... é isso, toda ajuda é bem vinda hehe
ducorradi, vc pode usar a wall pra fazer as paredes e abrir os vãos, porque é muito mais prático do que boolean e evita problemas, depois vc transforma a wall em poly que não perde mais os vãos, ai vc pode usar a janela que quiser, pode transformar em poly as janelas do max e modificar. O que não vale a pena é fazer a parede de qualquer outro jeito, porque é muito rápido e prático com a wall. Eu larguei o V-Ray porque ele não renderiza direito a wall, preferi aprender outro render e continuar usando a wall.
magster ... como vc faz o buraco com a wall???..pode explicar?? T++
Oi Rafa, vc cria a parede com a wall passando em cima da parte que vai as portas e janelas, faz a parede de fora a fora. Eu ligo o snap vertex e vou contornando as linhas da planta baixa. Quando termino eu pego as janelas no creat>windows e crio no lugar certo com o snap de vértice na planta baixa. Só a altura que não dá pra colocar nessa hora, ai depois de criar eu coloco a altura certa da janela no modify. A janela vai ser criada na altura do piso, no chão, ai eu movo na coordenada Z que tem em baixo da viewport pra altura certa, tipo colocando 100 cm ou 110 cm dependendo da janela. Depois pego o select and link do lado do undo, seleciono a janela e fica uma linha pontilhada no cursor, ai eu arrasto até a parede e solto, o vão se abre na hora. :) Depois disso se tiver que mover a janela pra arrumar ou mudar a dimensão dela, o vão vai acompanhar :) O mesmo eu faço com a porta.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711284.

Total de membros registrados: 138814

Últimos membros registrados: Gaga 1905, Evergreen, Rebelo Arquitetura , danilochacha, @flávioleite, SonoTP, arthurresplandes, henrique1500.

Usuário(s) on-line na última hora: 584, sendo 3 membro(s) e 581 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Frederico Wagner N. R., Evergreen, Gaga 1905.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.