Problema na Renderização

Por: rgfclaro2  

Em: 20/07/2008 23:55

Oi amigos Começei a usar a pouco tempo o Max 2009. Entretanto tem algumas coisas que ainda não descobri como fazer. Tava fazendo uns testes e no menu Lighting Analyses, cliquei em Create - Day light System, achando que iria criar uma cena diurna com céu e tudo mais. Acontece que simplesmente não aparece mais nada quando renderizo pelo Mental Ray. Como faço pra desabilitar isso????
Cara, primeiro que vc não está usando o 3ds max, está usando o Max Design. Sinceramente, esquece isso ai e trabalhe com o 3ds max, que tem tudo e não vai parar daqui um tempo te deixando na mão. Leia esta matéria do André sobre as versões de arquitetura do max: http://www.tresd1.com.br/conteudonoticias.php?t=32216 Também acho melhor estudar no Max 9 ou 2008, porque mudou coisas importantes no Max 2009 e tem que já ter experiência. Eu odiei o Max 2009 e voltei pro Max 2008. Não são coisas do Mental Ray que mudaram, são coisas do Max que estão diretamente ligadas com o Mental Ray. Se a pessoa não tiver uma boa experiência no Max, vai encontrar um monte de problemas e vai ficar difícil dos outros te ajudarem, porque não vão imaginar que são estes problemas básicos. Pra resolver o seu problema ai, tecla 8 pra abrir o environment e desliga o exposure control.
O max 2009 é um lixo.
Mental Ray User
Ei pessoal.. Fiquei assustado, com o conceito que vcs fizeram do Max 2009. Será que preciso retroceder mesmo??? Não entendi por que ele pode cair em desuso, por ser o Max Design. Justo agora que estava achando bom trabalhar com o Mental Ray. Eu usava o MAX 5.0 e sempre fazia as renderizações pelo active shade default. Perdia um tempão para colocar iluminação, e configurando seus parâmetros, para conseguir uma cena que eu considero razoável, mas que deixava meus clientes da arquitetura maravilhados. Agora que começei a usar o Mental Ray, achei muito mais fácil e rápido colocar a iluminação, e isso sem quase mudar muito as configurações iniciais, só regulando a intensidade da luz. E como posso colocar as luzes photometrics, as cenas ficaram bem melhores do que antes, muito mais realisticas. A única coisa que não consegui ainda foi escurecer mapas de materiais onde os originais são escuros tipo uma madeira de ipê que naturalmente é escura mesmo sendo bem iluminada. Se eu diminuo a intensidade da luz, o ambiente fica muito escuro, se aumento a intensidade até o momento que o ambiente fica ideal, a madeira fica muito clarinha. E olha que eu tirei todo o brilho e reflexo. Se alguem puder dar uma dica agradeço.
Cara, vc tá fazendo a maior confusão. Existem duas versões do Max a partir do Max 2009, uma que inventaram para ser só pra arquitetura e outra que é o programa completo como sempre foi. Estas versões de arquitetura existem desde que o Max foi lançado e sempre dão em nada. Já teve o 3d studio Viz, o Autodesk Viz e agora o Max Design. O 3d Studio Viz foi um fracasso e o Autodesk Viz também, porque todo mundo prefere o programa completo que é o 3ds max. Então é de esperar que o Max Design também seja um fracasso. Só que você só vai saber disso daqui uns anos quando estiver bem acostumado com ele, ai vai ter que migrar para o 3ds max, então é melhor já ficar no 3ds max!! Você não precisa voltar pro Max 5 que é super antigo e não tem nada. Mas tem o Max 8 que é muito bom e tem o Mental Ray, tem o Max 9 que é melhor ainda e tem o Mental Ray. Tem o Max 2008 que também dá pra usar e vem com o Mental Ray. É só o Max 2009 que é ruim e o Max Design 2009 é pior ainda. Se quiser ficar com o Max 2009 e aguentar os bugs dele, tudo bem, mas fique com o Max 2009 e não com o Max Design 2009. Porque ninguém usa, os problemas que vai ter nele pode não existir no Max e ninguém vai conseguir te ajudar nos estudos. Vc leu a matéria que o Magster te indicou? Ela fala sobre as versões de arquitetura do Max. Lê ai: http://www.tresd1.com.br/conteudonoticias.php?t=32216
Mental Ray User
Ai Gutão Eu realmente , li o artigo do André só depois de ter respondido. Agora que eu entendi. Quer dizer que o MAX Design 2009, é uma versão pra arquitetura???? Os problemas são os bugs, ou realmente tem muita diferença nos recursos disponiveis entre um e outro? É que ele me parecia tão completo, ainda mais eu que pulei do Max 5. De qualquer jeito valeu a dica.
Ai rgfclaro2, para atrair os usuários essa primeira versão do Max Design tem tudo que o Max normal tem, só não tem o SDK que não precisa mesmo. Mas a Autodesk está fazendo isso pra enganar os usuários, porque depois começam a tirar coisas dessa versão que acham que não servem pra arquitetura. Eu cai na besteira de começar com o Autodesk Viz, porque falaram que era melhor para arquitetura, mas quem falou não entendia nada e na época eu não entendia nada também. Depois fui ver quanta coisa tinha no Max e faltava no Autodesk Viz, apesar de visualmente o programa parecer o mesmo. Lá no site Area da Autodesk já falaram que vão tirar coisas de Skin porque quem trabalha com arquitetura não precisa disso, mas é mentira. E se você quiser simular um tecido e depois transferir essa simulação para uma cortina de correntes, por exemplo. Vai usar o Skin Warp pra fazer isso, mas no Max Design vão tirar esse recurso nas próximas versões. Depois vão tirando mais coisas, partículas, recursos de animação, ai quando vc ver, o programa não tem nada. As outras versões de arquitetura não deram certo porque todo mundo que entende um pouco prefere o Max. Pra burlar isso que lançaram essa versão sem tirar nada, eles vão tirando aos poucos para os usuários não sentirem muito. É a maior sacanagem isso, induzem o usuário a erro. Acho que o Procom deveria processar a Autodesk aqui no Brasil para eles verem que não somos idiotas.
rgfclaro2, o Max Design é uma versão feita para arquitetura, como é uma área que exige menos e não pode gastar muito com soft, eles fazem estas versões mais baratas, mas também com bem menos recursos. A estratégia da Autodesk por enquanto é fazer os usuários de arquitetura migrarem para essa versão, quando vários migrarem eles começam a retirar recursos do programa e supostamente colocar recursos exclusivos para arquitetura. Já fizeram isso das outras vezes como vc leu lá na matéria e vão fazer de novo, mas nunca dá certo, sempre acaba com poucas pessoas usando e depois de um tempo não continuam com essa versão do programa. Ai os que resolveram usar se ferram. :(
Mental Ray User

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711289.

Total de membros registrados: 138820

Últimos membros registrados: GlucofitDragonsDenResultUK, wellherbsus, BlockBlastUnblocked, freylonez, neoveris, Lipskysaunde, Gaga 1905, Evergreen.

Usuário(s) on-line na última hora: 305, sendo 2 membro(s) e 303 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: GlucofitDragonsDenResultUK, jhownicolas.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.