configurações para animação

Por: smartcad  

Em: 31/07/2008 09:39

Bom dia pessoal, Preciso fazer uma animação, e como sou iniciante no mental ray gostaria de receber sugestões de como setar o mental para que a animação fique com um aspecto legal sem aqueles problema que o vray dá. Qualquer sugestão será bem vinda, inclusive se tiver um tuto sobre isso. desde já, grato.
Olá Smartcad, tudo blz ? Antes de indicar os tutoriais gostaria de lembrar-te que explicar todas as setagens para render em animação seria muito complicado num tópico, mas posso dar algumas dicas. Vídeo tutorial sobre anti-aliasing - tem gratuito aqui no forúm ele faz parte do vídeo-curso do mental ray mas o André disponibilizou aqui pra gente gratuitamente. Tutorial de Final Gather e GI, é bom estuda-los e fazer alguns teste antes da animação. Tuturial de animação passeio virtual - tem dois deles na seção de tutorial de animação aqui no tópico. Agora dicas de animação não manjo quase nada, mas posso lhe falar algo. É bom fazer vários previews da animação e ir ajustando até fazer o render da animação toda. Nunca renderize diretamente com saída já num formato de vídeo. O formato para renderizar mais utilizado é .tga sem compressão. Ele vai renderizar uma imagem para cada quadro e depois quando quiser transformar em vídeo e não tiver um soft de composição é só abrir o RAM PLAYER que está no menu rendering (se não me engano) e assim que ele abrir todas imagens (sequencia de imagens) é só salvar no formato que quiser com ou sem compressão. Isso é bom pois mesmo que o render dê pau lá na frente ou a energia faltaar você pode continuar renderizando do frame em que parou, assim não perde quase nada, se fosse renderizar em vídeo já era, teria que começar tudo de novo. Essas são algumas coisas mas eu acredito que já dá pra começar. Espero ter ajudado. :)
www.cargocollective.com/7animation
www.slashdefenix.blogspot.com
Na verdade fiz todas as setagens no mental ray para imagem fixa, acredito que serão as mesmas para a animação. Minha dúvida é com relação ao output size 320x240 ou 640x480? agora a dica para renderizar quadro a quadro em .tga foi muito boa, antes eu renderizada direto em .avi ou quadro a quador .jpg. grato.
Então você já está por dentro do assunto, achei que era leigo. Com relação as setagens de de Still para Animação, são realmente quase as mesmas, mas é bom lembrar que animação é uma coisa super demorada então é bom economizar em tudo. Seria bom utilizar uma renderfarm para renderizar. A resolução mais utilizada é 640x480 pixels.
www.cargocollective.com/7animation
www.slashdefenix.blogspot.com
Olá smartcad. O Mental Ray foi feito pra animação, então se a imagem aparecer boa sem manchas, pode renderizar a animação que não vai criar os flickes (batimento da iluminação) que o v-ray cria. Mas tem outros detalhes que vc precisa olhar, tipo os Samples de materiais com reflexo borrado, porque o GI não vai bater, mas se tiver um material com reflexo borrado bem visível na cena, tem que colocar bastante Samples no reflexo pra não ficar cintilando. Se tiver Displacement tem que desligar a opção View nas configs do Displacement, pra fazer o mesmo displacement em toda a cena, se não ele vai fazer conforme a vista e vai dar batimento. Ai são detalhes que nem tem haver diretamente com o Mental Ray, são coisas normais de animação. Uma coisa importante é a nitidez da imagem, quem está acostumado com impressão e vai fazer animação se ferra por causa disso. Estas imagens super nítidas não ficam boas na TV, dá flicker de antialiasing. Imagem para TV é bem borrada, tem bem menos nitidez. Por isso use filtros altos de AA ou então dá um blur em tudo depois na composição. Se deixar muito nítido fica feio. Resolução de TV SD é 720x480 Mas não é só colocar este valor, tem mais um monte de coisas, tipo o Pixel Aspect que na TV é 0.9 e no monitor do PC é 1. Lê essa matéria que explica tudo: http://www.tresd1.com.br/artigos.php?t=15584 Também nunca salve em AVI, faz como o amigo disse, renderiza em TGA e monta no RAM Player do Max mesmo ou no Virtual DUB.
Mental Ray User

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711292.

Total de membros registrados: 138822

Últimos membros registrados: venisalgel, respilean, GlucofitDragonsDenResultUK, wellherbsus, BlockBlastUnblocked, freylonez, neoveris, Lipskysaunde.

Usuário(s) on-line na última hora: 558, sendo 5 membro(s) e 553 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: respilean, venisalgel, lionel, wellherbsus, Fernando Cunha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.