duvida com gamma!

Por: Guilherme Brumatti  

Em: 03/08/2008 13:06

E ae rapazeada, belezura? Entao estou com uma duvida sobre uma coisa que nao sei se da pra fazer. nessa imagem fiz dois exemplos com o mesmo render mais com o gamma diferente, e nos percebemos que as cores da textura fica muito "morta" com o gamma 2. Ai vem a questao, tem como usar 2 no gamma e manter as cores vivas? abraço.
Então Guilherme, esse é o maior trabalho dessa técnica, tem que corrigir todas as texturas que usar pra ficar normal. Vc ligou o barato pra modificar os bitmaps na janela do Gamma? Liga lá que ajuda, mas é ruim porque tira as cores reais no Material Editor, ai até cor pura vc vai ver mais lavada que o normal. Eu não gosto dessa técnica poque o que vc vê no material editor não é a mesma coisa que vai ver no render, dificulta muito. Outra opção é vc não mudar o gamma no Material Editor e usar o RGB Level ou o Output Amount pra corrigir a textura, eles ficam no menu output do bitmap. Mas também não vai ver no Material Editor a mesma coisa que vai sair no render, vai ficar mais escuro no Material Editor.
Doutor Ego
"marcola" disse: Outra opção é vc não mudar o gamma no Material Editor e usar o RGB Level ou o Output Amount pra corrigir a textura, eles ficam no menu output do bitmap.
Ai você não está alterando o gamma, pra isso você pode usar um plugin free que é o Color Correct, a partir do max 2009 não é preciso, ja vem um e que por sinal é muito bom. Algumas texturas da net ja vem em gamma 2.2, quando usamos elas, no mat editor ficam extremamente excuras, ai é só usar o gamma inverso que é 0.4545
É a maior confusão tudo isso, gamma pra lá, gamma inverso prá cá, como saber o gamma que a textura está? Essa técnica é muito complicada por causa disso ai mesmo, se fosse só ligar o gamma e usar... Hawf... faz um tutorial pra gente... por favor... ajudará muitos... explica o básico disso para gente usar em qualquer render...
Parece que essa técnica vai predominar no futuro, agora o max 2009 vem dando mais enfâse nela colocando as photometrics em primeiro lugar e ligando o EC automaticamente.
V-Ray 1.5 User
Ai Hawf, boa pedida essa do Gago, seria ótimo um tutorial seu sobre essa técnica. Eu já vi os links que vc passou nos outros tópicos sobre isso, fuçei e testei bastante, achei que fica bem melhor quando está só com material cinza, é fácil de iluminar e gasta menos luzes. Mas quando coloca texturas e outros efeitos, estraga tudo e não fica tão bom quanto na técnica convencional. Eu queria saber onde estou errando, porque não consegui me acostumar e gostar dessa técnica. Achei que dá muito trabalho com texturas e mesmo corrigindo as cores não fica tão bom. Tipo no Material Editor que eu disse, se eu ligo o gamma pra corrigir o Material Editor, fica tudo muito claro e lavado. Se desligo não consigo ver a mesma coisa que vai aparecer no render. Eu consegui algum resultado mudando o RGB Level ou o Output Amount, mas agora você disse que está errado, então, estou perdido de novo. Faz um tut ai pra gente Hawf, vai ser muito útil pra todo mundo que está estudando essa técnica a menos tempo que vc.
Doutor Ego
Queremos tutorial tãnãnãn, queremos tutorial tãnãnãn!!! :) :) :) Vamos fazer coro pedindo tutorial de gamma!!
Opa! Sou mais uma pessoa interessada pelo tutorial, caso seja possível Hawf! Acho que este conteúdo em português é raro e se fizesse isso seria lembrado pelas gerações posteriores como o homem do gamma! :lol: Um abraço!
Always Outnumbered, never outgunned! 3daulas.wordpress.com - Em construção.
Pois é rapazeada, é como o Serial disse, esse assunto nao se encontra tao facil, na verdade eu nunca ouvi ou vi falar disso, eu sempre vejo os renders internos da galera la de fora, e o gi deles quase sempre é beeeeeeeeeeem forte, e fica tudo super nitido assim mesmo, queria muito dominar isso, mais to vendo que meio sinistro, espero que alguma boa alma faça o que todos nós estamos doidos pra ver, um bom tuto. Abraço.
Mas então, não sei onde vcs estão encontrando dificuldade nessa técnica. É só colocar o gamma em 2.2, apesar que eu acho que fica melhor com 1.8 Depois é só corrigir as cores das texturas pra ficar certo no render. É ai que tá o trabalho, em vez de corrigir as luzes vc tem que corrigir as texturas. Só que luzes são algumas e texturas são dezenas, as vezes centenas.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717397.

Total de membros registrados: 143170

Últimos membros registrados: GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower, PRINTALPHA, Renan @Sales@Santos , OsanixCapsules45.

Usuário(s) on-line na última hora: 431

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.