duvida com gamma!

Por: Guilherme Brumatti  

Em: 03/08/2008 13:06

Mas é como o Baldo falou, parece que a tendência é a migração pra essa técnica. Deve ter vantagem apesar do trabalho maior com correção de texturas. Se não a Autodesk não estaria direcionando pra esse lado.
Pessoal, tem até video tutorial ensinando passo a passo essa técnica, infelizmente só para o V-Ray, tanto que o André disse que isso foi coisa inventada por usuários do V-Ray, o que não é verdade, pois em blogs de XSI (que tem o Mental Ray como o render padrão) isso é muito discutido. O problema é que como o nome ja diz (workflow), cada um tem uma forma de trabalhar e existe N formas de se atingir o mesmo resultado (quando o assunto é LWF). É mais ou menos com o Magster falou, se trabalha mais as texturas do que as luzes mas existem scripts e plugins para automatizar o processo. Se tem o trabalho de configurar as texturas sim, mas é porque nós somos "preguiçosos" e trabalhamos com coisas que pegamos na net, quando se emprega de forma profissional, onde fazemos as nossas próprias texturas, é só salvá-las com o gamma correto, definido no profile do Photoshop, por exemplo. Um exemplo são as texturas da Arroway, todas ja vem setadas para trabalhar com gamma 2.2. Quanto ao tutorial, por enquanto vou ficar devendo pela falta de tempo, mas vou conversar com o Ramon sobre a possibilidade de fazermos um em conjunto, ja que eu estou o ajudando com isso e ele me deve algumas cervejas, ficam elas pelo tutorial. :P Mais uma vez eu alerto, só compensa usar o LWF se o pensamento for pós produção, pois a única forma de se trabalhar com HDR/EXR é em Linear Color Space, ou seja, sem controle de exposição. Eu acho que esse tutorial é o que tem de mais explanatório sobre o tema, nele se explica algumas das dúvidas que foram postadas aqui neste tópico: http://www.aversis.be/tutorials/vray/essential_gamma_01.htm EDIT: Vocês podem empregar a técnica do tutorial acima naquela cena da cozinha criada pelo Ramon. Experimentem iluminar a cena apenas com a Sun/Sky, isso pode ser usado tanto no Mental Ray como no V-Ray. EDIT2: Lembrei que tem um tópico bem antigo na ArchPro com uma longa discussão sobre o assunto: http://www.archpro.com.br/forum/viewtopic.php?t=5837&postdays=0&postorder=asc&start=0
Opa! Era essa a vantagem que eu imaginava, o fato de você ter automação para trabalhar com isso, caso contrário não faria sentido usar esta técnica. Mas se a tendência vai ser esta, então acho que vale a pena se esforçar para aprendê-la e aí tirar suas próprias conclusões...
Always Outnumbered, never outgunned! 3daulas.wordpress.com - Em construção.
Ai pessoal!!! blz?? só pra fala, eu consegui resultados mto legais com lwf, e sinceramente achei bem superiores aos que uso algum color maping, mesmo usando técnicas convencionais de pós (ainda n fiz nada 32 bits). Mas logo vou estar estudando composer. Quanto ao ficar lavado, eh só ter as manhas, nada de mto especial. Pra mim eh tdo muito simples.. o q ta no mtl editor, ta no render e n tem meias palavras... se vc der contraste legal no mtl editor, assim será no render tbm!! Ja vi que o poder desse negócio eh violento mesmo. Estou no inicio dos estudos, mas está sendo super legal usar esse treco... Percebi que boa parte dos trampos dos grandes mestres são feitos nessa técnica e tem algumas caracteristicas em comum q n sei explicar direito qual eh.. mas... abraço povo
Até aqui o Senhor nos ajudou...
"magster" disse: É só colocar o gamma em 2.2, apesar que eu acho que fica melhor com 1.8
Eu estive lendo uns artigos teóricos sobre o assunto e o que se sabe é que o gamma 1.8 era por causa dos monitores Apple antigos, hoje em dia todos eles são gamma 2.2. E como nós todos sabemos, os monitores da Apple são os melhores do mercado, muito usados em cinema. Ja os monitores CRT (aquelas caixas de abelha) trabalham com gamma 2.5.
Pessoal, se eu entendi direito, o lwf então não é para ser usado com o controle de exposição, como o mr photografic exposure control? Fiz uns testes com gamma 2.2, e ele só deu aquela "clareada" na imagem sem controle de exposição ou ainda com o logarithim exposure control. Mas quando tentei usar o gamma 2.2 com o mr photografic exposure control habilitado, a imagem não tinha alteração nenhuma com o gamma2.2 ou sem a correção de gamma habilitada. Alguém poderia me confirmar essa informação? abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717397.

Total de membros registrados: 143171

Últimos membros registrados: rbes, GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower, PRINTALPHA, Renan @Sales@Santos .

Usuário(s) on-line na última hora: 837

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.