1- O Material de nome "Material #15sdd" tem Raytrace, o que é um veneno pro V-Ray, ele não precisa do Raytrace do Max ja que tem o seu próprio.
Tem outros materiais standard na cena, use sempre VrayMtl e você não terá problema. Tem gente que usa standard, inclusive profissionais conhecidos, mas se houver um erro, voce terá de ficar procurando em material por material, então é preferivel ja começar da forma correta.
2- na grama... Você usou 3d displacement, pode ser o 2d. É bom deletar as faces laterais e inferiores, ainda mais usando o 3d, pois ele vai criar faces onde não serão mostradas, carregando o render
3- calçada pedra portuguesa... Você usou displace do max, mas não subdividiu a malha, isso vai demorar uma eternidade pra renderizar. É melhor colocar a malha na viewport top, ativar o snap grid e com a ferramenta quick slice (parametros do editable poly) fazer uns quadrados com aprox. 1x1m. Além do que tem faces na parte inferior e lateriais do objeto, faces essas que não irão aparecer, mas o displace será computado, consumindo memória.
Particularmente eu não gosto do displace do max, prefiro o modificador displacement do V-Ray que é muito mais rápido.
4- quando for criar proxy, não atache todos os objetos em um só e transforme em proxy, crie um proxy de um objeto e depois multiplique ele como instâncias.
5- os objetos que estão agrupados com o nome "flor", você colocou um modificador shell em cada folha, por questões de optimização é melhor evitar isso, ainda mais que elas não aparecem muito. Só ao oculta-los, um render de teste de 800x600 caiu pra 1 minuto!
Enfim, a sua cena precisa ser optimizada. Acho que isso não se ensina em curso, é preciso experiência e com certeza você aprenderá.