Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

dami   João Pessoa pb - AC
leochung   Londrina PR - PR
Alexandro   Cascavel - PR
ti_roc   Mauá, SP - AC
fernando parreira   Minas Gerais - MG

Portfólios Ver Mais

Rhenan   SP - Santo André - AC
new   Belo Horizonte - MG
Fabio dzn   Guaratinguetá-SP - SP
Peh   Santa Barbara D\'oeste - SP

Problema de render com V-ray 2.5

Por: adpierre  

Em: 07/08/2008 18:26

pessoal, eu estou com um problema no meu render. Quando eu coloco para renderizar em uma resolução de 3200x2400 o Max fecha. segue abaixo a setagem que estou fazendo no V-ray 2.5. o max é o 2008 o windows é o XP tenho 2M de ram. se alguém souber onde estou errando, por favor, eu agradeço.
"Nem toda nota é o tom."
Depende muito da imagem...se vc tivesse o max 2009, aconselharia renderizar em partes mas com o 2008 nao sei...tenta reiniciar o PC e tentar denovo...
Com os seus settings não tem nada de errado. O problema pode estar no peso da sua cena. Tem objetos grandes com displacement? Qual é a quantidade de poligonos e luzes? Está usando vrayshadow em todas? O que pode ser é o fato de estar usando xp32bits e na hora que o max começa a renderizar, acaba a memória e bum, o max fecha. Procura aqui no forum sobre alterar o boot.ini com o /3gb.
a imagem possui uma grama com displacement, e só possui uma luz e algumas árvores como proxy (umas 5). é uma modelagem relativamente simples. já baixei a subdivisão do displacement de 150 para 100 mas não adiantou nada. Quando fiz o curso na Melies com o professor Ricardo Eloy, ele falou que, com esta configuração de vray, poderia renderizar com qualquer resolução que demorava mas funcionava e o que eu vejo é que o vray é muito broblemático. eu só queria que ele renderizasse mesmo que demorasse. Assim fica impossível de trabalhar, esta resolução é uma piada. Aqui fica registrado o meu desabafo, gostaria que o Ricardo Eloy lesse isto mas, como não tenho o contato dele, paciencia.
"Nem toda nota é o tom."
voce poderia disponibilizar a cena pra eu dar uma olhada? Coloca no rapidshare. Uma coisa, antes de clicar em render, você ja experimentou abrir o gerenciador de tarefas do windows, ir na guia "desempenho" e monitorar o uso de ram logo depois de mandar renderizar?
o link é http://rapidshare.com/files/136594851/LeL.zip.html. HAWF, quero te agradecer por me ajudar.
"Nem toda nota é o tom."
1- O Material de nome "Material #15sdd" tem Raytrace, o que é um veneno pro V-Ray, ele não precisa do Raytrace do Max ja que tem o seu próprio. Tem outros materiais standard na cena, use sempre VrayMtl e você não terá problema. Tem gente que usa standard, inclusive profissionais conhecidos, mas se houver um erro, voce terá de ficar procurando em material por material, então é preferivel ja começar da forma correta. 2- na grama... Você usou 3d displacement, pode ser o 2d. É bom deletar as faces laterais e inferiores, ainda mais usando o 3d, pois ele vai criar faces onde não serão mostradas, carregando o render 3- calçada pedra portuguesa... Você usou displace do max, mas não subdividiu a malha, isso vai demorar uma eternidade pra renderizar. É melhor colocar a malha na viewport top, ativar o snap grid e com a ferramenta quick slice (parametros do editable poly) fazer uns quadrados com aprox. 1x1m. Além do que tem faces na parte inferior e lateriais do objeto, faces essas que não irão aparecer, mas o displace será computado, consumindo memória. Particularmente eu não gosto do displace do max, prefiro o modificador displacement do V-Ray que é muito mais rápido. 4- quando for criar proxy, não atache todos os objetos em um só e transforme em proxy, crie um proxy de um objeto e depois multiplique ele como instâncias. 5- os objetos que estão agrupados com o nome "flor", você colocou um modificador shell em cada folha, por questões de optimização é melhor evitar isso, ainda mais que elas não aparecem muito. Só ao oculta-los, um render de teste de 800x600 caiu pra 1 minuto! Enfim, a sua cena precisa ser optimizada. Acho que isso não se ensina em curso, é preciso experiência e com certeza você aprenderá.
Quem lê esse post não irá mais ter problema com render. O HAWF falou todas as artimanhas de optmização... Parabéns. Alguns eu desconhecia.
HAWF, VOCÊ TESTOU RENDERIZAR O MEU ARQUIVO COM A RESOLUÇÃO 3200x2400? ELE RENDERIZOU OU FECHOU O MAX? EU MANDEI ELE CALCULAR O GI SEPARADO DO RENDER MAS TAMBEM NÃO DEU CERTO. VOU AGORA FAZER TODAS AS SUA DICAS E TE MANDAREI OS RESULTADOS. VALEU CARA!
"Nem toda nota é o tom."
cara eu nem testei o seu render até o final, pra cena simples como a sua aqui sempre foi muito rapido.... quando cliquei em render na resolução de 800x600, deu previsão de 25min pra só 150 samples de light cache, com certeza tinha coisa errada com o arquivo, ai fui descobrindo as coisas.... :D

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711302.

Total de membros registrados: 138826

Últimos membros registrados: Sakura, fmoreira, optivision, Glucovate45, Gabriel01, venisalgel, respilean, GlucofitDragonsDenResultUK.

Usuário(s) on-line na última hora: 520, sendo 23 membro(s) e 497 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Le_Andro, Adalberto Rocha, marcola, Alessandro, nildoe, Lisandro, Pedroalcantara, Fabrício, Vladis, An3dre, Camacho, Starter, Cauê, Willmitnick, gago, Victor Mendonça, Eduardo Ramos, JesusEnzo , Duda, Gabriel.C, Leonardo, Elis, dallest91.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.