Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Andre Bittencourt   Rio de Janeiro - RJ
fcalves   São Paulo - SP
Antonio   São Paulo - AC
Alexandro   Cascavel - PR

Portfólios Ver Mais

Elton Carvalho   São Luís, Maranhão, Brasi - MA
fefacabrera   São Paulo
DigoCG   Valinhos - São Paulo - AC

Pra que serve o sky portal mais exatamente?

Por: Rafael  

Em: 12/08/2008 14:51

Sou inciante em max e gostaria de saber exatamente a utilização do skyportal... vi alguns tutoriais com iluminação interna com daylight, phisical sky, etc... q usa skyportal, mas nção notei diferença. Gostaria de saber sobre sua utilidade e vantagens e ou desvantagens no uso Abraço a todos
Oi Rafael! O SkyPortal funciona como um funil. Ele evita o desperdício dos photons, porque boa parte deles ficam perdidos na cena, quando poderiam estar sendo usadas para iluminar o que realmente importa. Isso gera uma imagem com a mesma qualidade só com um tempo de render muito menor. Espero que tenha entendido. Abraços.
renankogut: entendi... soh mais uma coisa o multiply dessa luz serviria como um filtro? valores maiores ou menores seria o equivalente a mecher nas luzes as quais eles servem "pra por pra dentro" acho q essa eh a ultima hehe abraço a todos
Quanto maior o valor do Multiply, com mais "força" ele "puxa" os photons perdidos para dentro da cena, gerando uma iluminação mais intensa. Abraços.
Ai Rafael, o Renan explicou legal, a palavra fuil ficou ótima pra definir ele, até hoje todo mundo falava catalizador. Acho que funil fica perfeito pra entender!!! Boa Renan!!! Mas o Skyportal deveria vir travado e só ligar depois que a pessoa tivesse bastante experiência. Porque agora todo iniciante em Mental Ray quer fazer iluminação interna com Daylight que é pra cena externa, só por causa do Skyportal. Cena interna é pra iluminar com luzes Photometrics, coloca uma Free Area na janela e pronto. Mas numa cena interna que vê tudo do lado de fora, ai que usa o Daylight e o Skyportal, porque precisa das duas iluminações juntas. Pegou?
Doutor Ego
opa... pegando carona nesse tópico.. qual é a diferença entre luz de ponto, line, rectangle, disc, sphere, cylinder das phtometrics? e ainda a diferença entre distribuition uniform spherical e uniform difuse. li o tutorial aqui do site mas ainda não entendi esses pontos.
Ai Gullart, o tipo da luz define como a sombra é projetada e como a distribuição da iluminação é feita. A rectangle cria uma área de luz retangular, a disc cria uma área circular, a line cria tipo um cilindro de luz, igual a cylinder, mas essa última tem opção de raio do cilindro. A luz pontual não cria sombra difusa, é sempre sombra bem definida sem borrar nas bordas. O negócio da distribuição é como a luz vai se propagar, as uniform são sempre iguais em toda a extensão, a web distribuition deixa vc colocar um arquivo IES medido em laboratório pra simular a distribuição da luz igual a lâmpada de verdade.
Mental Ray User
Gutão, então acho que entendi, é igual quando aumentamos o rectangle e disc das luzes MR. é para a sombras ficarem difusas ou não. e sobre a distribuiçao, ainda não entendi direito porque no max 2009 vem a opção para photometric web (que penso ser para aplicar IES), a distruibuição spotlight (penso ser para luzes direcionadas) uniform spherical e uniform difuse, ai é essas duas que não sei a diferença. ainda tem outra coisa que me incomoda, essa free area que o Marcola diz na resposta dele é o mesmo que coloca uma free light no max 2009 (por que não acho free area no 2009)... ufa. acho que era isso.
Ai Gullart, vou te dar um bom conselho. Se está aprendendo usa o Max 2008, ou o Max 9 ou o Max 8. O Max 2009 mudou tudo na iluminação e vai complicar a sua vida. Se aprender nos Max anteriores, todos os tutoriais vão dar certo, ai depois vc só terá que adaptar para as mudanças que aconteceram no Max 2009, mas começar a aprender isso no Max 2009 que mudou tudo e os tutoriais não vão bater direito, vai ser bem mais difícil. Essa luz free que tem agora ela serve pra fazer todas as outras que tinha nos max anteriores, dependendo da config vc faz um tipo de luz que tinha antes. Antes cada uma era separada, ai tinha a free point, a free area, a free linear. Agora não tem mais, vc faz estas luzes mudando as configs da free ligth. A opção unifor diffuse é pra distribuir a luz de forma uniforme, a spherical também, só que vai distribuir de forma esférica. A Web é pra colocar aquivos IES.
valeu mag... bem explicado, vou fazer uns testes e ver se me adapto. mas achei que ficou bem mais claro agora. grato

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711295.

Total de membros registrados: 138826

Últimos membros registrados: Sakura, fmoreira, optivision, Glucovate45, Gabriel01, venisalgel, respilean, GlucofitDragonsDenResultUK.

Usuário(s) on-line na última hora: 734, sendo 24 membro(s) e 710 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Roberto Movanni, Celso Borttoloto, Luis Antonio, Osvaldo Arquiteto, emersonforentin, mastermax, Geraldo Nunes, nildoe, Rodrigosouza3D, Sakura, TadeuB79, Willmitnick, gago, torebaJj, Eng Damasceno, Carlos E. Nogueira, fmoreira, JesusEnzo , Daniel Monteiro, Sergio1987, Leonardo, Elis, Fernando Cunha, Vlady.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.