Entrar no mercado em pouco tempo. Será que consigo?

Por: Serial  

Em: 04/09/2008 21:38

Olá pessoal, tudo certinho? Queria saber a opinião de vocês sobre uma situação que talvez eu enfrente e precise tomar uma decisão. Conto com a opinião de vocês e com as suas experiências... É o seguinte: Estou cumprindo aviso prévio em meu emprego e também vou receber algumas parcelas de seguro desemprego. Pelas minhas contas, tenho cerca de 5 meses em que eu posso tentar entrar de vez no mercado como profissional freelance fazendo maquetes. O que acontece é que eu ainda não tenho meu portfólio pronto, mas tem umas 4 ou 5 cenas que só falta configurar o render e renderizar... Poucas vezes fiz bicos nesta área e portanto não tenho uma grande carteira de clientes. :? Minha dúvida é: Será que em cerca de 4 ou 5 meses eu consigo entrar de vez no mercado de maquetes? :(:( Isso levando em conta que eu teria que terminar o meu portfólio, enviá-lo para os possíveis clientes, enquanto não consigo serviços devorar o curso de modelagem de maquetes eletrônicas e o de mental ray aqui da 3d1 e ver o que acontece... Espero que opinem... :seila: Um abraço.
Always Outnumbered, never outgunned! 3daulas.wordpress.com - Em construção.
Eu acho que nesses 5 meses além de estudar bastante, você pode montar um belo portfólio. Compre revistas de arquitetura e decoração para ter inspiração, para poder fazer umas cenas legais e também que demonstrem noções de decoração, composição e paisagismo. Renderize imagens em alta res para impressão, se puder fazer um folder pra distribuir, melhor ainda. Crie imagens para dois tipos de clientes, contrutoras (é preciso ser imagens que agradem as peruas e as conservadoras) e para arquitetos (coisas novas, pode até ter imagens ousadas, conceitos de prédios modernos, enfim, imagens que os empolgue e que eles viagem com o que você pode fazer). Se for trabalhar com construtoras e até alguns arquitetos você precisará dar nota fiscal, então se informe na prefeitura da sua cidade sobre como tirar nota avulsa de prestador de serviços autônomo, depois se o negócio der certo você pode abrir uma micro empresa para pagar menos impostos. Bom, acho que é isso... E boa sorte com a nova empreitada! :D Abraço!
Bom [_Serial_] Antes de qualquer coisa, eu fosse você, não me preocuparia muito... Se não conseguir colocação no mercado de trabalho, na área de CG, creio que você poderia voltar a sua antiga profissão: GIGOLÔ!! Tá ai uma foto que não me deixa mentir!! HAHAHAHAHAHA Cara... brincadeiras a parte, acho que é um tempo relativamente curto para “entrar de vez” – como você citou. Mas isso não quer dizer que não possa ir conquistando o seu espaço durante este período. Com dedicação em tempo integral à CG, preparando um bom material, tanto em relação às imagens, quanto ao portfólio impresso, CD/DVD, cartão de visita, site, etc., para poder mostrar e entregar aos clientes, tem tudo para conseguir sim. Com o portfólio e os CDs/DVDs prontos, visite escritórios de arquitetura, engenharias, designers de interiores, decoradores e construtoras. Divulgue ao máximo o seu material, pois é a partir daí que vai começar a conquistar o seu espaço, e criar a sua cartela de clientes. E sempre que precisar, chama ae velho! Seja pra analisar o seu trabalho, ajudar a dar idéias para o portfólio... ou mesmo para escolher e fazer um teste de seleção das suas “FUNCIONÁRIAS DE PLANTÃO”... hahahaha Abração ae velho!!!!
Arquiteto Juliano Azeredo www.photobucket.com/albums/q193/julianoazeredo
opa tudo bem Bom como o o Hawf disse. é possível sim, vc conseguir isso, bom uma dica muito importante que provavelmente você já saiba, para que você efetue um bom trabalho como prestador de serviço com maquetes eletrônicas vc tem que ter uma boa interpretação de croquis e desenhos técnicos arquitetônico como a própria planta baixa com medidas e tal , os cortes, elevações e etc.....iluminação que vai dizer os pontos onde irão as luzes.... e debulhar de estudar.... é isso ai.... boa sorte Francis de almeida ------------------------ Design de Interiores -------------------------
Olá pessoal da 3d1...boa noite a todos! :) [_Serial_]: ai cara! tudo bem? rpz sinto muito pelo que aconteceu em seu emprego; deve ser bem chato receber aviso prévio de desemprego e ainda mais receber o seguro desemprego; :( a vida as vezes é cruel mas bola pra frente cara.Se isso serve de consolo pra vc eu também não estou lá essas coisas não...huahuahua! também estou na luta e batalha todo santo dia.O importante é não desistir nunca. ;) Quanto a sua pergunta para vc entrar no mercado de maquetes o fator primordial não é nem bem o tempo e sim o quanto vc produz imagens de ótima qualidade aliadas a um bom tempo de render.Mas para produzir tais imagens é preciso saber que área de CG vc queira trabalhar; se é com maquete eletrônica aplicada à Arquitetura ou se é na área de modelamento orgânico(formas orgânicas) ou se é na indústria de jogos de pc`s de modo geral, animação gráfica produzindo vinhetas...etc! Bom! quanto ao conhecimento em Max não preciso dizer nada porque vc já é moderador e com certeza tem um bom domínio da ferramenta.O mais importante durante esses 05 meses é ESTUDAR,ESTUDAR E ESTUDAR cara C.G; é praticando exaustivamente que um dia chega quase a perfeição! se puder imprimir em alta resolução os seus folders ainda é melhor porque vc mostra para seus clientes seus trabalhos bem detalhados. A área de CG é muito vasta: vc primeiro precisa identificar qual área vc tem mais aptidão para trabalhar e mandar brasa.Quero que saiba que qualquer coisa meu amigo "[_Serial_]" vc pode contar comigo SEMPRE cara ok?? desejo boa sorte pra vc e SUCESSO nessa sua nova empreitada.Abraços e tenha uma ótima sexta cara! vlws... :D ____________________________ "FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...
Os escritórios de arquitetura e engenharia querem ver o que vc sabe fazer. Pra eles é isso que importa. Se nestes 5 meses vc fizer boas imagens para o portifólio, vc consegue pegar trampo. Mas pega pra vc fazer, não procura trabalhar no escritório de arquitetura porque a maioria não vai ter condição de manter um funcionário para 3D
V-Ray 1.5 User
Serial, Não se preocupe em mandar portfolio via e-mail para fazer sua divulgação. Faça visitas pessoais para arquitetos e construtoras e leve o material em mãos. É muiiiiiiiiiiiiiiiito mais produtivo. E siga o que o Hawf disse sobre os tipos de imagens. Tenho certeza de que em 5 meses vc estará com uma boa clientela. E leve em conta que o trabalho como freelancer é bem inconstante. Às vezes vc fica sem trabalho um mês inteiro e em outras ocasiões ganha em um só mês o que vc ganhava em um ano no emprego. Boa sorte e mete os peitos! Marco. PS, estou para ir a SJRP ainda este mês. Vamos ver se rola um encontro.
Marco.
Ola serial, bem, por experiencia propria. eu sai de um emprego que não me satisfazia ano passado para ingressar como freelancer em maquete eletrônica. Fiz meu site (daqueles que são meio prontos, sabe?), montei meu portifólio e mandei fazer uns cartões, tudo isso em um mes... com o dinheiro que eu tinha me mantive... Começei mandando um portifólio montado para várias empresas, entre construtoras e escritórios de arquitetura que coletei na internet e pegava nas placas de obras. Meu, foi assim, 2 meses eu estava acordando 8 da manhã e dormindo as 2 da madruga de tanto trabalho. Maaaaaaas, chegou dezembro enquanto todo mundo gastava o 13º eu passei mó perrengue. Foi falta de organização. Ai recebi uma proposta para entrar numa universidade onde estou até agora, mas sinceramente? Estou formando parcerias para entrar de novo no mercado, dessa vez com mais maturidade, experiência e organização. Resumindo, meu, o que vc tem a perder? Mercado tem, não conheço suas imagens, mas como sempre te vejo por aqui acredito que tenha um boa base. Primeiro passo, mande seu futuro portifólio para todo mundo que imaginar, se vc mandar para 1000, uns 10 retornam e 2 fecham algo. Então, mande para 10.000. Boa sorte.
RAPH3D
Olá serial, Concordo com o Marco, o mano-a-mano é sempre a melhor alternativa para apresentar um bom trabalho. Sempre trabalhei empregado, muitas vezes na industria, até 2006. Quando tomei a iniciativa de trabalhar como autônomo, sinceramente, não foi fácil não. Tive dificuldades para adquirir novos clientes. O que foi muito positivo é que um cliente chamou outro, entende? ... o trabalho ficou legal ... e qdo perguntaram ao meu primeiro cliente onde ele fez o 3d, ele logo me indicou e assim fui somando clientes a minha carteira. Posso afirmar com certeza uma coisa ... seu trabalho será seu melhor cartão de visitas. Ir nos possíveis clientes com um portifólio bem montado representa muito nesta conquista de espaço. Uma dica é montar seu portifólio com imagens que sejam efetivamente usuais (por exemplo: externa, interna, detalhes, planta baixa, implantação, etc ...) para construtoras e agências, que na minha opinião são o melhor alvo destas visitas. Se queres ter uma noção de tempo ... bem no meu caso levei um ano para dar uma equilibrada e achar um numero de clientes necessários para manter um certa rotatividade de trabalhos. Depois disso tudo que vier é lucro (rs). Te desejo muita boa sorte nesta empreitada. G.
eu iria opinar..... nem precisa mais né? hehehehe
Bono Hewson © 2007/08

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717397.

Total de membros registrados: 143171

Últimos membros registrados: rbes, GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower, PRINTALPHA, Renan @Sales@Santos .

Usuário(s) on-line na última hora: 717

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.