opa serial,
saiba também que nem todos nasceram p/ ser freelancer...rs
lembro-me, quando fui ingressar na carreira de freelancer, estava inseguro como qualquer outro...como não conhecia ninguém e não tinha muita intimidade com os foruns, decidi pedir a opinião de quem realmente entendia da coisa (p/ mim, na epoca), eu tinha uma revista da digital designer, onde fizeram uma entrevista com a "eni oken", meti as caras e mandei um mail p/ ela perguntando como ela começou e tals...hhehehe
ainda bem, que ela arrumou um tempinho p/ mim e respondeu meus emails (sou grato até hoje por isso) e uma das dicas que ela me deu e foi de extremo valor p/ mim, foi com relação ao valor cobrado pelos serviços.
ela disse p/ eu cobrar um valor que achasse justo, que muitos iriam reclamar, esbravejar, procurar outros profissionais, mas que se o valor fosse justo e o trabalho fosse bom, que eu teria cliente.
e de fato foi assim que aconteceu...rs
no entanto p/ que isso acontecesse, entra oque eu comentei logo no inicio do meu post...a pergunta é a seguinte, porque um arquiteto ou uma construtora ira fazer um trabalho contigo e não com o zé das coves?
simples, seu trabalho precisa estar melhor que o dele :P
fazendo uma analise fria, em qualquer maquete...vai ver que a composição é relativamente simples, basta ter o feeling e saber colocar objetos no lugar certo e com cores certas.
e no meu caso, quando comecei, não tinha feeling nenhum (pois tava começando né :P) então p/ compensar isso, cumprir prazos e fazer milagre com projetos "meia boca" precisei varar muita madrugada...na boa mesmo, hoje nem aguento + ficar fazendo isso...rs
ou seja, não adianta ter portifolio "bunitinho", site, cartão de visitas, chegar engomado no cliente...rs...se não cumprir prazo.
não sei o perfil do cliente do pessoal, mas os meus "quase sempre" precisa das coisas p/ ontem...rs...sempre deixam p/ fazer o trabalho em ultima hora (é por esta razão que você ve maquetes com nivel de detalhamento medio baixo "as minhas no caso :(" )
bom, p/ resumir, recomendo que tu faça uns testes de desempenho...tenta ver em quanto tempo faz uma maquete, porque quando for visitar um cliente, ele vai perguntar sobre prazo, e se você disser assim:
ééééééeééé, veja bemmmm, hoje é que diaaaa?...etc...etc...a pessoa ja vai ver que você é indeciso e não vai poder confiar aquele trabalho urgente contigo.
uma outra dica que dou (caso seus futuros clientes tenham mesmo perfil do meu...rs) esquece um pouco de gloss e imagem estremamente realistas...seu cliente precisa mostrar que o projeto dele é bom e ficará bonito quando construido...suas imagens precisam ter um bom equilibrio de cores (cuidado com contraste das paredes que recebem as sombras "p/ não ficar muito escuro"), talvez o pessoal que ja trabalha pode até dar um pitaco com relação a isso também.
e p/ finalizar...rs...pois ja escrevi o alcorão hehehe,
seja organizado, faça seu trabalho, de nome p/ os objetos, faça grupos organizados, salve constrantemente o arquivo com outro nome "basta utilizar aquele + quando der "salvar como"" (nem preciso falar porque disso né heheh), crie e depois organize seus shaders, sua iluminação, vai ver que após criar um padrão, conseguirá fazer maquetes em tempo considerado absurdo heheheh
é isso ae cara, boa sorte