Entrar no mercado em pouco tempo. Será que consigo?

Por: Serial  

Em: 04/09/2008 21:38

e ai Serial, concordo com eles, vc não precisa se desesperar, vc trabalhando direito, sendo honesto, não faltara trabalhos para vc. Há espaço para todos que são determinados e corre atars do que ta afim. E tambem concordo com o Marco, vc deve mandar por emails, mas se puder visite pessoalmente as empresas, assim eles te daram uma atenção bem maior e um retorno mais rapido. Eu estou me formando em Arquitetura no final desse ano, ja trabalho em um escritorio de arquitetura a 2 anos fazendo de tudo, maquetes, projetos, acompanhmento de obras, aki se faz de tudo um poko. Mas sempre pego alguns serviços por fora para desenvolver maquetes. Pra falar a verdade isso que anda me dando mais dinheiro, como ja disseram as vezes vc não pega nada no mes, mas qndo pega, vc precisa se virar em 10, pega 2,3,4 maquetes de uma so vez, e o pessoal sempre quer o trabalho para ontem, ai ja viw, vc não tem hra para acordar nem para dormir, muito menos para comer. Então se vc curte isso mesmo vai em frente que vc tera seu retorno rapido. Boa sorte!!
www.viniciusgianelli.com.br
Obrigado à todos pelas respostas e pelos ótimos conselhos! Fico realmente grato à todos vocês e à 3d1 por me ajudarem há tanto tempo... Estou planejando aqui já em reservar um domínio de fácil recordação para futuramente hospedar um site de contatos/portfólio e assim aumentar minhas chances de ter clientes pelo Brasil à fora. Também já fiz um contato com uma pessoa de confiança e já estou dando andamento na idéia de criar um folder para apresentação de meu trabalho, mas primeiro vou precisar criar o conteúdo e portanto só poderei apresentá-lo a partir do mês que vem. Também estou pensando em já ir providenciando um belo modelo de orçamento e outro de contrato com todos os detalhes (para fazer isso bem feito tem que ter cabeça fria e pensar em todos as situações que poderiam acontecer). Acho que isso passa uma seriedade que já pode ser de ajuda na hora de conquistar bons clientes, sem contar na minha própria proteção. Também vou treinar a parte de texturização que ainda não é o meu forte, já que investir em boas bibliotecas não vai ser possível até que eu tenha mais estabilidade neste mercado. Não posso investir todos os meus recursos senão fico no meio do caminho. Preciso ter condições de "resistir" uns meses enquanto não tenho o retorno do meu investimento. O que me chamou a atenção é que as coisas foram acontecendo, pura e simplesmente. O vídeo curso de modelagem saiu pra me ajudar a corrigir muitos vícios que eu tinha na modelagem e o de mental ray vai me ajudar a agilizar meu processo de melhora no render. Acho que está na hora de mudar do Scanline pro Mental Ray, depois de estudar por um tempo o padrão do 3ds max. Acho que é mais ou menos isso aí pessoal. Pelo que eu vejo em seus comentários, tendo paciência e sendo um bom profissional, honesto e dedicado fica mais fácil trilhar o caminho do sucesso. Podem ter certeza de que sou muito grato à todos vocês. Um abraço e sucesso para vocês todos!
Always Outnumbered, never outgunned! 3daulas.wordpress.com - Em construção.
Dae [_Serial_] Em relação ao contrato, além daquele que você postou ou link no tópico "Modelo de contrato", se você quiser eu posso te mandar por email o modelo de Proposta/Contrato que utilizo para Orçamentos de Trabalhos em CG. Qualquer coisa avisa ae, blz? Abração ae velho!!!
Arquiteto Juliano Azeredo www.photobucket.com/albums/q193/julianoazeredo
opa serial, saiba também que nem todos nasceram p/ ser freelancer...rs lembro-me, quando fui ingressar na carreira de freelancer, estava inseguro como qualquer outro...como não conhecia ninguém e não tinha muita intimidade com os foruns, decidi pedir a opinião de quem realmente entendia da coisa (p/ mim, na epoca), eu tinha uma revista da digital designer, onde fizeram uma entrevista com a "eni oken", meti as caras e mandei um mail p/ ela perguntando como ela começou e tals...hhehehe ainda bem, que ela arrumou um tempinho p/ mim e respondeu meus emails (sou grato até hoje por isso) e uma das dicas que ela me deu e foi de extremo valor p/ mim, foi com relação ao valor cobrado pelos serviços. ela disse p/ eu cobrar um valor que achasse justo, que muitos iriam reclamar, esbravejar, procurar outros profissionais, mas que se o valor fosse justo e o trabalho fosse bom, que eu teria cliente. e de fato foi assim que aconteceu...rs no entanto p/ que isso acontecesse, entra oque eu comentei logo no inicio do meu post...a pergunta é a seguinte, porque um arquiteto ou uma construtora ira fazer um trabalho contigo e não com o zé das coves? simples, seu trabalho precisa estar melhor que o dele :P fazendo uma analise fria, em qualquer maquete...vai ver que a composição é relativamente simples, basta ter o feeling e saber colocar objetos no lugar certo e com cores certas. e no meu caso, quando comecei, não tinha feeling nenhum (pois tava começando né :P) então p/ compensar isso, cumprir prazos e fazer milagre com projetos "meia boca" precisei varar muita madrugada...na boa mesmo, hoje nem aguento + ficar fazendo isso...rs ou seja, não adianta ter portifolio "bunitinho", site, cartão de visitas, chegar engomado no cliente...rs...se não cumprir prazo. não sei o perfil do cliente do pessoal, mas os meus "quase sempre" precisa das coisas p/ ontem...rs...sempre deixam p/ fazer o trabalho em ultima hora (é por esta razão que você ve maquetes com nivel de detalhamento medio baixo "as minhas no caso :(" ) bom, p/ resumir, recomendo que tu faça uns testes de desempenho...tenta ver em quanto tempo faz uma maquete, porque quando for visitar um cliente, ele vai perguntar sobre prazo, e se você disser assim: ééééééeééé, veja bemmmm, hoje é que diaaaa?...etc...etc...a pessoa ja vai ver que você é indeciso e não vai poder confiar aquele trabalho urgente contigo. uma outra dica que dou (caso seus futuros clientes tenham mesmo perfil do meu...rs) esquece um pouco de gloss e imagem estremamente realistas...seu cliente precisa mostrar que o projeto dele é bom e ficará bonito quando construido...suas imagens precisam ter um bom equilibrio de cores (cuidado com contraste das paredes que recebem as sombras "p/ não ficar muito escuro"), talvez o pessoal que ja trabalha pode até dar um pitaco com relação a isso também. e p/ finalizar...rs...pois ja escrevi o alcorão hehehe, seja organizado, faça seu trabalho, de nome p/ os objetos, faça grupos organizados, salve constrantemente o arquivo com outro nome "basta utilizar aquele + quando der "salvar como"" (nem preciso falar porque disso né heheh), crie e depois organize seus shaders, sua iluminação, vai ver que após criar um padrão, conseguirá fazer maquetes em tempo considerado absurdo heheheh é isso ae cara, boa sorte
Opa, aceito sim Juliano, com sua experiência pode ser que tenha algum item que eu não tenha me atentado até hoje... Manda pra mim por email mesmo, se possível. Vou aguardar ansiosamente. Vai me ajudar muito! :) Um abraço.
Nossa, quantas dicas, quando escrevi este tópico não imaginei que ia ter tanta dica pra quem está ingressando no mercado de maquetes eletrônicas como este aqui. :) chuvadenovembro, tem umas dicas aí que eu já imaginava como fazer, mas a maioria é filé! :D Pra você ter uma idéia, esse lance de ser organizado, isso graças à Deus eu aprendi a ser, porque aqui no meu trabalho (por enquanto) mantemos uma forma de organização interna bem simples. Para não me perder no meio dos projetos, vou criar um padrão de cadastro. Já tenho uma planilha no excel aqui que estou terminando de ajustar pras minhas necessidades e também já comecei a bolar um sistema de etiquetas nos projetos. Algo simples, pra não tomar muito tempo. Irei colocar o número do projeto (sei lá, tipo projeto 1402) aí pelo número já olho nesta planilha do excel e lá já terei cadastrado o cliente, os dados do projeto, o dia que entrou o projeto e o dia que terminei. Assim com o tempo eu já vou ter uma idéia de quanto tempo levo para fazer alguns projetos e quais eu posso dar prioridade. Um lance que eu não tinha me ligado é sobre a experiência de quanto tempo vou poder oferecer aos meus clientes. Já estou pensando em usar o argumento "tempo x qualidade x preço" em que eu posso fazer o projeto em menos tempo, porém vai sair "meia boca" além disso será um pouco mais caro por causa da pressa... algo assim. Sobre os preços, eu já pensei nisso, não vou cobrar mais barato do que o mercado cobra porque isso não justifica minha entrada no mercado. Estou entrando neste mercado por méritos, não por preços. Se fizer isso estou dando tiros no próprio pé. Ainda não sei exatamente como é o mercado aqui na minha cidade. Já "experimentei", mas não tenho intimidade ainda. :lol: Enfim, vontade eu tenho de sobra, as condições para trabalho estão aí, agora só falta a coisa andar... :D Um abraço.
[_Serial_], Muito oportuno teu post. Este assunto vinha assombrando minhas idéias há algum tempo. Precisava arrumar um emprego, pois eu estava parado e vindo de uma recuperação de saúde (tive em 2005 um AVC e fiquei com boa parte da memória afetada, incluindo os conhecimentos em CG). Não passava em entrevistas de emprego, acredito até porque meu caso tenha sido veiculado na TV , jornais e revistas, e talvez por isso tenha sido "descartado" em algumas ocasiões, mas na maioria faltava o portifólio. Parado não podia ficar. Estudei meus livros, APRENDO aqui na 3d1 e Archpro e reaprendi o CG. Resolvi, depois de tantos tropeços e "NÃO" aqui e lá, que a solução seria montar meu negócio, baseado naquilo que eu sabia fazer: maquetes eletrônicas e maquetes em escala. A solução parecia ser constituir um escritório. Elaborei um Plano de Negócios, onde tenho tudo discriminado, desde hoje até uma projeção para os próximos 6 anos, com todas as receitas e gastos projetados...e te digo, estarei no prejuízo, no vermelho, pelos próximos 5 anos. Recebi diversos conselhos para desistir pois o mercado é cruel, difícil e ingrato, mas nos dias de hoje, a vida não é assim?? Eu que o diga!!! Mas não desisti, fiquei mais forte e "burro" aos olhos da concorrência. A dificuldade não me abala, me fortalece. Há três meses aluguei uma sala (loucura n°1), estou montando portifólio (loucura 2), projetando a mídia impressa e on line (loucura 3), pesquisando parcerias (loucura 4), juntando a documentação para constituir empresa (loucura 5 e aqui ainda tem os gastos com os softs originais) e pagando as contas com os primeiros trabalhos ( a loucura mais insana para quem iniciou com apenas R$50,00 no bolso e muita vontade). Se penso em desistir?? Não! Penso sim em contratar funcionários, adquirir máquinas e ampliar o negócio. Mas que fique bem claro, pode parecer uma história de ilusão, de coisas fáceis, de que tudo é uma maravilha...mas não é, esta é minha realidade, com muitas dificuldades (lembre-se, mal consigo pagar as contas e conseguir trabalho), é como dar um tiro no pé, mas no meu sem prejudicar ninguém, pois os valores que pratico são praticados por empresas (e não os valores praticados pelos "bicudos") do mercado, utilizo uma planilha onde aplico índices de complexidade para chegar ao valor total e tenho conseguido trabalho assim. Mostro o nível de detalhes do trabalho, quando possível um mesmo trabalho em diferentes níveis de detalhamento, valores e prazos. Por isso, se este é teu sonho, não desiste, enfrenta as dificuldades e caso venha descobrir que não dará certo, parte para outra alternativa. Abraço.
Muito obrigado pelo incentivo e pelas palavras de encorajamento Rhino3D! Fico feliz que eu tenha motivado sua primeira mensagem aqui na 3d1, que legal! Fique por aqui e vamos trocar muitas idéias com certeza! Eu não acho que seja loucura enfrentar estes problemas, afinal, qualquer emprego ou empreitada tem os seus desafios, desenganos, desilusões, etc. Há alguns anos atrás eu me contentava em trabalhar em um computador, aquilo para mim era o máximo. Hoje em dia tenho outras motivações! Trabalhar com maquetes é minha vontade, porque sonho é meio vago, prefiro dizer que é minha vontade, assim implica em iniciativa! :D Se vai dar certo ou não depende de mim e de alguns poucos fatores externos. O máximo que pode acontecer é eu partir para outra! Um abraço.
"[_Serial_]" disse: ... Trabalhar com maquetes é minha vontade, porque sonho é meio vago, prefiro dizer que é minha vontade, assim implica em iniciativa! :D Se vai dar certo ou não depende de mim e de alguns poucos fatores externos. O máximo que pode acontecer é eu partir para outra!...
Agora você disse tudo!!! Concordo em gênero, número e grau!!!! Abraço!!
Boa Serial, vamo nessa, mais um amigo na área!! Eu ganho a vida com maquete já faz um bom tempo e depois que conheci a 3D1 aumentei bastante os meus rendimentos, porque melhorei muito a qualidade do meu trampo.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717400.

Total de membros registrados: 143171

Últimos membros registrados: rbes, GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower, PRINTALPHA, Renan @Sales@Santos .

Usuário(s) on-line na última hora: 757

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.