Entrar no mercado em pouco tempo. Será que consigo?

Por: Serial  

Em: 04/09/2008 21:38

Opa Magster, obrigado pelo incentivo! :) É bom saber que bons profissionais vivem (e até bem) trabalhando com maquetes eletrônicas. Agora estou mais determinado a fazer esta transição. No começo estava meio receoso, sabe como é: contas, família pra sustentar, falta de experiência na área, etc. Isso tava me deixando meio indeciso... É bom ver que depende mais de mim do que de fatores externos... Um abraço.
Always Outnumbered, never outgunned! 3daulas.wordpress.com - Em construção.
Oi Serial, Cara...há pouco vc falou tudo que a gente precisava saber para determinar se vc vai dar certo ou não nessa vida de FreeLancer: VONTADE. havendo isso o resto é conseqüência; como dizem por aí "quem faz o que gosta nunca trabalhou". Acho que como já te disseram é meio relativo esse negócio de "quanto tempo"; muito relativo na verdade; posso te contar um pouco da minha experiência: sou freelancer há seis anos, em 2002 fui dispensado do escritório de engenharia onde trabalhava como sub-gerente de projetos sem acertarem as contas comigo, saí literalmente com uma mão na frente e outra atrás; pai de três filhos - uma recém-nascida - com carro financiado e um monte de dívidas, foi barra no começo... mas conseguí - devagar - montar uma pasta de clientes, todos de pequeno porte, mas bons clientes, fieis e corretos e com eles tenho conseguido manter o meu padrão de vida. No começo a gente fica assutado - perfeitamente normal -, mas sendo competente, correto é sério (e acredito que vc seja tudo isso, pelos teus posts - já lí vários - aqui no fórum) e tendo fé em DEUS e acreditando em sí mesmo vc alcança seus objetivos. Dos conselhos que poderia te dar a galera já deu a maioria, então vou te recomendar cuidado com duas coisas - as que mais me judiaram até aqui: 1. SAZONALIDADE: O trabalho não é constante, existem meses do ano onde o volume de trabalho literalmente despenca ou inexiste (geralmente de Dezembro a Fevereiro), vc deve ter algum capital para se segurar nesse meses. O inverso também demanda cuidado para que vc não se sobrecarregue de trabalho nos meses de ALTA e não dê conta do recado. A pior coisa que pode acontecer para um prestador de serviços e ficar com uma má reputação, e prazos não cumpridos são um sério ponto negativo; portando cuidado com eles! 2. PLANEJAMENTO: Como freelancer vc não vai mais ter os benefícios e direitos que tinha como empregado, ou seja se vc quiser ter um extra nas férias ou no final do ano, vai ter que tirar isso do seu ganho mensal. Quando começamos nessa vida de Freelancer nos vemos ganhando muitos vezes o dobro ou triplo do que ganhavamos como empregados, e logo subimos nosso padrão de vida para a nova condição financeira (mal de classe-média) e quando percebemos estamos individados e não estamos mais tendo o mesmo fluxo de trabalho...e de faturamento aí a casa cai. Portanto tão importante quanto um bom portfólio e conhecimento em 3D, é saber vender o "teu peixe" e saber administrar o teu negócio! Acho até que isso dava um bom tópico de discussão aqui no Fórum. Obviamente vc não deve ter medo de desafios, e é bom ser multidisciplinar, isso abre novos campos de atuação; o que é bacana pois vc corre o risco, depois de um tempo, de ver seu trabalho se tornar monótono por sempre focado na mesma coisa - maquetes eletrônicas no caso. Se serve de estímulo para vc, tenho conseguido viver relativamente bem como freelancer, consigo pagar as contas, sustentar minha família, passar, fazedr coisas legais e até pude me dar ao luxo de comprar um carro decente esse ano. Não sei se deveria dizer isso aqui...talvez eu esteja me expondo, mas espero que isso sirva - como já te disse de estímulo Espero ter te ajudado, e se vc precisar de dicas, uma força, orientação ou só estiver querendo bater um papo, conte comigo OK ? Abraço!
aprendendo hoje e sempre... www.km3d.blogspot.com
Opa, Krys.mangini, tudo bem? Fico muito motivado de ver a sua história aqui neste tópico e de saber que você é bem sucedido em seu trabalho. Fico contente também de ver que sua situação é um pouco parecida com a minha, mas que a sua foi mais difícil ainda e se você se deu bem, talvez eu também consiga atingir meu objetivo, já que não tenho nenhum guri pra herdar minhas dívidas... :D Também tenho a sorte de sair daqui com algum acerto, pelo menos assim vou poder passar uns 4 ou 5 meses investindo nesta área. Meu temor é não dar tempo, mas conforme sugerido pelo pessoal, vou primeiro me preparar, estudar à fundo a área, criar conteúdo para propaganda e planejar bem o que vou oferecer aos meus potenciais clientes. Só depois de estar pronto esta etapa é que vou partir para cima do mercado. Não vou ficar correndo atrás de trabalho no começo pra poder ter mais tranquilidade de estudar e acelerar meu progresso. Minhas imagens ainda não atingem o padrão de maquetes eletrônicas, preciso corrigir esta deficiência urgente. Sobre ser multidisciplinar, eu acho que isso só vai ser possível depois de um tempo trabalhando na área, porque por enquanto minha preocupação vai ser se estabelecer neste mercado e me especializar primeiro, aí com segurança ter condições de entrar em outras áreas do 3D. Obrigado pelos comentários e pelas dicas. ;) Um abraço e sucesso aí.
beleza? cara, tambem to nessa luta ai. só sei de uma coisa...vai dar certo! tem que dar certo! não podemos pensar diferente. de tudo que ja falaram aqui sobre ser freelancer...faltou dizer que é imprescindivel separar uma grana para pagar INSS e/ou uma previdencia privada.
Opa, mmartins, isso que você disse é verdade. Eu já li um pouco sobre como pagar meu próprio INSS e pelas opções eu me enquadro no caso de ser um contribuinte facultativo. Posso contribuir mensalmente sem ser obrigatório, se um mês eu atrasar eu posso pagar no próximo os dois meses equivalentes. ;) Sobre a previdência privada eu estou com planos de pagar, mas ainda nem fui atrás de saber como funciona... Um abraço!
OlÁ Daniel, Tudo Bem? Mto Bom Seu Topico ... Principalmente Pros Inciantes Como Eu..rs Desculpe A IndiscriÇÃo...mas...jÁ Fazem Tres Meses Que Vc Postou Este TÓpico...pelo Que Vc Tem Vivenciado...o Que Vc Diz Deste Inicio de Carreira? Mto Mais Dificil do Que Vc Imaginou Ou JÁ Esta Se Dedicando Á Algum Trabalho...transcorreu de Uma Forma Mais Suave Esta TransiÇÃo?... Na Expectativa da Resposta...rs
Serial, eu não sou o mestre ainda, mas já fechei uns trabalhos de maquetes. optei por divulgar em sites gratuitos como o balcao.com e o vivastreet.me deu retorno e já estou fazendo alguns freela. Pode ser um caminho pra vc tb.
Obrigado pelas dicas Douglas3D, com certeza ajudam sim cara... Eu também estou aí na luta. Tenho feito pequenos trabalhos, mas nada muito animador. Mas não vou parar tão cedo. Se eu tivesse que abandonar a área de maquetes eu já deveria ter feito isso antes, porque agora já não faz mais sentido parar e assumir os prejuízos. Agora vou continuar como teimoso até que eu consiga o que eu quero. Hoje mesmo já entraram em contato comigo e está a cada dia que passa aumentando o volume de trabalho. Mas o que desanima é que está em marcha lenta... bem lenta. Acho que isso se deve à época do ano. Imagino que agora deva ter menos procura por nossos trabalhos. Na área de maquetes pelo menos eu imagino que seja isso. Um abraço e força aí cara. Um dia chegamos lá... :)

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717408.

Total de membros registrados: 143171

Últimos membros registrados: rbes, GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower, PRINTALPHA, Renan @Sales@Santos .

Usuário(s) on-line na última hora: 818

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.