Oi Serial,
Cara...há pouco vc falou tudo que a gente precisava saber para determinar se vc vai dar certo ou não nessa vida de FreeLancer: VONTADE. havendo isso o resto é conseqüência; como dizem por aí "quem faz o que gosta nunca trabalhou". Acho que como já te disseram é meio relativo esse negócio de "quanto tempo"; muito relativo na verdade; posso te contar um pouco da minha experiência: sou freelancer há seis anos, em 2002 fui dispensado do escritório de engenharia onde trabalhava como sub-gerente de projetos sem acertarem as contas comigo, saí literalmente com uma mão na frente e outra atrás; pai de três filhos - uma recém-nascida - com carro financiado e um monte de dívidas, foi barra no começo... mas conseguí - devagar - montar uma pasta de clientes, todos de pequeno porte, mas bons clientes, fieis e corretos e com eles tenho conseguido manter o meu padrão de vida. No começo a gente fica assutado - perfeitamente normal -, mas sendo competente, correto é sério (e acredito que vc seja tudo isso, pelos teus posts - já lí vários - aqui no fórum) e tendo fé em DEUS e acreditando em sí mesmo vc alcança seus objetivos.
Dos conselhos que poderia te dar a galera já deu a maioria, então vou te recomendar cuidado com duas coisas - as que mais me judiaram até aqui:
1. SAZONALIDADE: O trabalho não é constante, existem meses do ano onde o volume de trabalho literalmente despenca ou inexiste (geralmente de Dezembro a Fevereiro), vc deve ter algum capital para se segurar nesse meses. O inverso também demanda cuidado para que vc não se sobrecarregue de trabalho nos meses de ALTA e não dê conta do recado. A pior coisa que pode acontecer para um prestador de serviços e ficar com uma má reputação, e prazos não cumpridos são um sério ponto negativo; portando cuidado com eles!
2. PLANEJAMENTO: Como freelancer vc não vai mais ter os benefícios e direitos que tinha como empregado, ou seja se vc quiser ter um extra nas férias ou no final do ano, vai ter que tirar isso do seu ganho mensal. Quando começamos nessa vida de Freelancer nos vemos ganhando muitos vezes o dobro ou triplo do que ganhavamos como empregados, e logo subimos nosso padrão de vida para a nova condição financeira (mal de classe-média) e quando percebemos estamos individados e não estamos mais tendo o mesmo fluxo de trabalho...e de faturamento aí a casa cai.
Portanto tão importante quanto um bom portfólio e conhecimento em 3D, é saber vender o "teu peixe" e saber administrar o teu negócio! Acho até que isso dava um bom tópico de discussão aqui no Fórum.
Obviamente vc não deve ter medo de desafios, e é bom ser multidisciplinar, isso abre novos campos de atuação; o que é bacana pois vc corre o risco, depois de um tempo, de ver seu trabalho se tornar monótono por sempre focado na mesma coisa - maquetes eletrônicas no caso.
Se serve de estímulo para vc, tenho conseguido viver relativamente bem como freelancer, consigo pagar as contas, sustentar minha família, passar, fazedr coisas legais e até pude me dar ao luxo de comprar um carro decente esse ano. Não sei se deveria dizer isso aqui...talvez eu esteja me expondo, mas espero que isso sirva - como já te disse de estímulo
Espero ter te ajudado, e se vc precisar de dicas, uma força, orientação ou só estiver querendo bater um papo, conte comigo OK ?
Abraço!
aprendendo hoje e sempre...
www.km3d.blogspot.com