Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ
An3dre   Araras / SP - SP
ardiarqui   Argentina Buenos Aires - AC

Portfólios Ver Mais

Joao Mendes   Rio de Janeiro - AC
lipefaust   São Paulo
Clovis.L   São Paulo - AC
javier porcel   Rio de Janeiro - AC

Vegetação

Por: VINICIUS GIANELLI  

Em: 12/09/2008 12:14

Hawf... pra mim o melhor do Onix é o plug-in treestorm... gosto de modificar as árvores com ele e também dá pra otimizar bastante... Se exportar em 3DS não dá... Depois coloca um material com displacement no tronco das árvores próximas que fica muito real... Coloca material com translucência nas folhas como mostra este tut: http://3dsmaxrendering.blogspot.com/2008/06/translucent-leaves.html Fica super real quando está contra a luz... Mas eu estou doido esperando o VUE7, porque ai vai ser de arrebentar... Além de leves, a vegetação dele é muito realista e também pode animar... O melhor de tudo é que ele cria céu com nuvens animadas, cria pedras, grama, terrenos e tudo na viewport do Max... Vc viu o vídeo que saiu aqui na 3d1? Tá neste link: http://www.e-onsoftware.com/about/event/NewsSiggraph2008.php É o último da página. ;)
Mas antes de exportar como 3ds aparecem as mesmas opções que tem no treestorm do max. Eu não estou gostando do treestorm porque ele tem dois problemas, quando você vai adicionar um objeto na cena ele fecha o max e o outro é quando você salva o .max com uma arvore na cena (sem convertê-la em mesh) e depois quando vai reabrir o arquivo ele está bichado, só funciona se der merge em todos os outros objetos da cena. Ja mandei 5 emails pros desenvolvedores e não responderam. Eu vi em um fórum internacional o pessoal comentando que eles só dão atenção pra quem tem bastante licensas. :(:(:( EDIT: Agora que eu vi o link pro tutorial que ensina a fazer as folhas translucidas. É a mesma técnica que o pessoal do evermotion usa, mas eles abusam porque além de usar SSS, usam glossy refraction, dá pra usar um ou outro e fica perfeito. No V-Ray além disso da pra usar aquele material Vray2sidedMtl que simula translucência sem pesar no render como o SSS normal e fica muito bom. Uma coisa legal, é converter o mapa difuso em PB, trabalhar brilho e contraste e também colocar nos canais reflection, glossy e bump. Mas isso só pra arvores que vão aparecer muito próximas da camera, as outras nem vale a pena, é disperdício de rendertime. :)
Hawf, eu uso o treestorm no Max 9 com Mental Ray e não dá nenhum problema, nem quando abre o arquivo de novo e nem quando coloca objetos novos na cena... Acho que algum dos plug-ins que você tem instalado está dando conflito com o treestorm... Eu não tenho nenhum plugin instalado no max, só o treestorm e funciona muito bem... As folhas translucentes também são feitas no Mental Ray com o shader two side, o tutorial que eu postei o link mostra isso... Sem isso os dois lados ficariam translucentes e quando olha a favor da luz não é pra ficar translucente... o shader two side faz isso e a translucencia do material arch&design do Mental Ray fica bem leve... Dá quase na mesma fazer com e sem translucência, não muda o tempo de render no Mental Ray...
Pois é cara, eu não uso nenhum outro plugin a não ser o V-Ray e não tem nada a ver uma coisa com a outra. No max 9 e no 2008 32bits funcionava perfeitamente, depois que passei pro 2008 x64 só tive problemas. Com relação a translucência, só depende de saber setar direitinho os materiais do render que se usa, um exemplo são as imagens abaixo, o cara fez de brincadeira e segundo ele, o tempo de render não passou dos 20min em um dual core com 2gb de ram. http://www.tony-pepperoni.com/trees01.jpg http://www.tony-pepperoni.com/treewire.jpg http://www.tony-pepperoni.com/rocks01.jpg http://www.tony-pepperoni.com/trees02.jpg http://www.tony-pepperoni.com/rocks02.jpg http://www.tony-pepperoni.com/truck01.jpg
Ops, então acho que é só no x64, eu uso no x32. :) Eu vi agora uma imagem que postaram lá na primeira parte do fórum com uma cena do VUE na viewport do Max, mesmo com o VUE 6, putavida, era tudo que eu queria.... Ele faz céu com nuvem animada, grama, terreno e todo tipo de vegetação animada também... Agora preciso "descolar" este programa :)
Ai gago, eu que postei o teste, fiz com a dica do Dinho45. Eu não estava conseguindo ver a cena do VUE 6 no Max, achei que era só no VUE 7 que daria pra fazer. Mas dá também no VUE 6, não igual vai ser no 7, mas dá pra fazer legal. O segredo é trocar o driver de vídeo pra Open GL, só assim que aparece a cena do VUE na viewport do Max, dai vc pode colocar sua maquete sem problema. :)
Mental Ray User
Eh isso ai GUtão, maaaas a maioria usa Direct 3D ou Software msm. E eu q trabalho no note, minha placa de vídeo nao tem openGL pra Max, e olha q eh um radeon rs abraços ;)
-- -- Rodrigo Dias :):):):):) --
Poxa Gutão, é isso ai que eu estou querendo. Adorei seu teste... Instalei o VUE aqui e agora vou começar a fuçar!! Bem que você poderia fazer um tut básico pra ajudar nóis :)
Cara, eu sou muito noob no VUE, usei ele pela primeira vez ontem e hoje. Mas fiquei bobo com o programa, muito fácil e muito poderoso. Além de fazer árvores, plantas, terreno e céu, ele também faz a setagem da iluminação externa e renderiza super rápido. Quem não entende nada de Mental Ray e quer fazer uma boa cena externa, é só escolher uma das atmosferas presetadas do VUE e dar OK. Já está pronto, é só colocar a maquete na cena e aplicar materiais. O máximo que eu posso fazer é um tut bem básico de como colocar a vegetação do VUE no Max, porque também estou descobrindo o programa. Mas já percebi que ele aceita todos os recursos do Mental Ray. Fiz um teste rápido com DOF e ele aceitou criando DOF na vegetação do VUE também. É sensacional!! Olha o tempo de render do meu primeiro teste com o VUE. Tem 2 milhões de polígonos na cena e eu uso sistema de 32 bits com 2 GB de RAM. Mesmo assim renderizou super rápido em menos de 20 minutos :)
Mental Ray User
Gutão, obrigado pela resposta... um tutorial simples já está bom pra mim... é só pra ajudar a me guiar nesta integração dos dois programas... Posta um tut simples ai que vai ajudar bastante gente que está afim de usar o VUE... Agora vendo a sua imagem e o tempo de render eu fiquei mais afim ainda :)

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711303.

Total de membros registrados: 138831

Últimos membros registrados: nataliarosaxd1, Vashudev026, phb.barbacena, sofiarossini, DBJURIS85, Sakura, fmoreira, optivision.

Usuário(s) on-line na última hora: 488, sendo 1 membro(s) e 487 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: ricardo duarte.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.