Como evitar Erro em texturas...após formatar o PC!

Por: rafaneto  

Em: 23/09/2008 23:56

Aí galera... peguei um vírus aqui na máquina e tive que formatar o PC... para não perder os arquivos do Max, eu guardei as cenas, texturas, tudo num DVD, e ao instalar de novo o Max eu copiei os arquivos para as pastas que eles estavam antes, mesmo assim, quando abro a cena, ele dá um erro e não reconhece mais os materiais, as texturas... Pelo que sei isso acontece qdo vc troca as texturas de pastas, pois o Max mapeia a textura pelo endereço que ela estava, mas como eu coloquei as texturas exatamente nas pastas onde estavam, achei que não daria erro... Existe alguma forma de evitar este erro? Ou agora a única soluão é colocar o endereço das texturas no material editor de todas as cenas que eu estava trabalhando tudo de novo?? desde já....vlw ae....
Vc pode colocar as texturas onde quiser, mas tem que colocar a pasta das texturas no customize>configure user paths>external files. O max procura as texturas nas pastas que estão marcadas nesta janela. Entra lá, clica no add e indica a pasta que colocou as texturas.
V-Ray 1.5 User
Vlw Baldo... só agora consegui resolver todo problema do PC... eu coloquei a pasta com as texturas que tenho em Customize>configure user paths>external files. Mas quando abro alguma cena, aparece o mesmo erro no início, aparece uma janela chamada Missing External Files, eu tentei dar alguns comandos em Browse selecionando o caminho das texturas que coloquei no customize, mas não adianta, quando continuo, a cena está toda sem material, sem textura, toda cinza, ela reconhece apenas os materiais em que não usei textura. O que faço para consertar isso? Tenho que configurar os endereços das texturas uma por uma novamente? Ou há alguma forma de o Max já reconhecer os caminhos das texturas? brigadão a força...
Eu passei a usar o asset tracking que aprendi no vídeo de modelagem da 3d1, é muito bom esse recurso. Ele fica no menu file, procura lá. Ele abre uma janela e mostra as texturas que não encontrou, objetos de referência, arquivos IES, mostra tudo. Vc clica com o botão direito em cima do que quiser modificar e clica no browse pra encontrar a textura certa.
Eu resolvi esse problema por criar uma paste de texturas separada, num outro HD (39 GB de texturas...) e então faço o max escanear lá. Não tenho problemas com texturas sem caminho....
Rafaneto, Provaelmente existe alguma textura ou arquivo max que não deve estar exatamente da mesma forma que antes... na formatação pastas podem ter mudado de nome... enfim. Se vc simplesmente colocar todos os mapas que vc usou em uma mesma pasta que o seu arquivo vai funcionar. O max vai tentar abrir os mapas nos lugares que estão encaminhados, se não achar, a próxima coisa que irá fazer é procurar esses arquivos em volta dele próprio. Agora, se isso for atrapalhar a organização dos seus arquivos, vc vai ter que fazer na mão um por um ou das outras formas já aqui colocadas... abs
oi Pri... os arquivos estão como antes, na mesma pasta e tudo, o problema mesmo era que eu formatei o PC aí depois que reinstalei o Max ele não reconhecia mais. Eu até sei sabia como colocar as texturas novamente, mas de um jeito mto pré-histórico, a dica do asset tracking do Vladis ajuda a resolver o problema, e a do Baldo talvez evita a não acontecer novamente, vlw aí hein galera....

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717409.

Total de membros registrados: 143172

Últimos membros registrados: BillcKittrick, rbes, GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower, PRINTALPHA.

Usuário(s) on-line na última hora: 683

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.