Iluminação passando por vidro (Mental Ray)

Por: davius  

Em: 25/09/2008 13:03

Pessoa.. essa dúvida tá me deixando maluco Estou modelando uma maquete e estou tendo problemas com um lustre (todo de vidro) que eu fiz. Ele tem 15 Photometric Isometric Point Lights para simular as luzes reais dele. O problema acontece qdo eu ligo as sombras - como são point lights são criadas sombras em todas as direções e a iluminação na cena fica terrível! Tentei fazer um "fake" - as 15 luzes do lustre só iluminam ele (excluem o cenário) e não geram sombras. Criei uma outra luz (photometric point light) logo abaixo do lustre que gera sombras e exclui o lustre de receber luz e gerar sombras por essa luz. Porém, olha o que acontece: O material do Lustre é todo Arch&Design e percebi que não consigo fazer com que ele não gere sombras. Se substituir por um material Standard as sombras em cima desaparecem mas isso piora a qualidade do lustre significativamente. E agora? Tenho MUITAS dúvidas! 1 - Como faço para esse material A&D não gerar sombras vindas da luz abaixo dele? 2 - Que tipo de sombra é mais indicada para essa luz (Photometric Point Light) de baixo? MentalRay Shadow Map? RayTrace? AreaShadow? Ou deveria mudá-la para uma Photometric Area Light (teria que fazer na verdade duas delas e apontar uma para cima e outra para baixo)? Por favor, se puderem/souberem tiverem uma dica ou até mesmo uma piada da minha ignorância, postem!
Pelo visto vc é novo no mental ray... nele só usa raytrace shadows, as outras não funcionam... pode usar shadow map também, mas não é tão bom como raytrace... Pra fazer os efeitos de luz que o lustre cria vai ter que usar caustics e o render vai ficar demorado... mas isso não vem ao caso... vc só quer que as sombras fiquem transparentes e suaves, não é? Então, em vez da photometric free point, coloca uma free area com área que caiba dentro do lustre ou então faz uma mr area omni, estas luzes fazem sombra suave com raytrace...
Davius, O que você está tentando fazer é algo realmente complexo! 15 luzes interagindo com um lustre composto por uma série de objetos pequenos, com material transparente. Pra fazer sem muitos detalhes de sombras é simples, as técnicas que você mencionou dão pro gasto. Mas vejo que você quer algo mais. Eu nunca tentei fazer algo do tipo, e achei muito interessante a proposta. Você deve sim usar sombra raytrace, mas vai ser muito importante ajustar a softness das sombras adequadamente, configurar muito bem o material do lustre (IOR e transparência adequados), e configurar muito bem o render para gerar um resultado satisfatório, creio eu. Fiquei muito interessado nestes testes! É uma pena que eu não disponha de tempo para fazer uns testes. Mas com certeza algum dos usuários do fórum vai comprar essa briga, e no fim todo mundo vai sair ganhando com essas suas dúvidas! abraço
Doe medula óssea! Doe vida!
Valeu gago e tirmey! gago, não entendi o que você falou com [quote:8a5e038a69]nele só usa raytrace shadows, as outras não funcionam[/quote:8a5e038a69]. Todas as sombras funcionam normalmente aqui no MR, inclusive existe uma tal de MentalRayShadowMap que só funciona no MentalRay. Acho que o que você quis dizer é que só a Raytrace shadow funciona direito com materiais transparentes. Tentei rapidamente com caustics mas precisaria de muuuitos photons para gerar um efeito suave e convincente. Vou tentar suas outras dicas de luzes! No entanto, eu queira me manter nas Photometrics pela correspondência com luzes reais... Mas valeu! Muito obrigado! tirmey! Realmente não preciso de detalhes nas sombras do lustre porque ele vai até aparecer pouco na cena (e me deu um trabalho pra modelar :x !!) Mas como você achou interessante e me animou vou mostrar mais uma imagem do lustre (em wire e alguns TurboSmooth desligados): E aqui vai outro lustre que eu fiz junto com esse: [/img][/b]
Davius, o que o Gago disse é a regra número 1 pra usar o Mental Ray no Max, mesmo tendo a sombra Mental Ray Shadow Map, não usa, só usa Raytrace Shadows. As outras sombras não funcionam com o Mental Ray, quero ver vc fazer sombra suave com a sombra AreaShadow usando uma luz Omni comum, não faz, fica dura, porque o Mental Ray não aceita essa sombra, isso ai é recurso do Scanline. Nem Adv Raytrace ele aceita, só a Raytrace Shadows. Isso é a terceira aula do vídeo de mental ray da 3d1, se vc está tão perdido e com tantas dúvidas, pega esse curso que vc vai ver, vai aprender tudo isso ai. Pra fazer sombra suave no seu teste tem que usar uma luz Area, porque só luzes Area criam sombras suaves no Mental Ray. Mas pra ficar perfeita e super realista, o certo é criar Caustics, só que ai complica bem!
É Magster, está nos meus planos comprar esse (e outros CDs da 3D1) mas como tenho prazo de entrega desse serviço não dá tempo de pedir, chegar, aprender o que preciso e aplicar na cena. Obrigado pelas dicas... Só me intriga colocar uma PhotometricAreaLight (mesmo que pequena) no lugar das Point Lights do Lustre... Afinal, as luzes que tem na realidade são aquelas famosas econômicas fluorescentes, que se comportam como PointLights (ou pequenínissas area lights... ou uma lâmpada modelada com material que ilumine? Afff não sei mais o que estou falando!). Valeu a ajuda!
O vídeo da 3d1 é bom mesmo, vou te contar o que aprendi nele sobre isso. Luzes pontuais são raras, não tem nenhuma na sua casa, porque luz pontual é pontual mesmo, é emitida por um ponto. Uma luz de lâmpada incandescente tem o filamento que é uma linha de luz, não é um ponto. Uma luz destas econômicas chamadas de luz fria são emitidas por uma área cilindrica. Uma luz fluorescente é emitida por área cilindrica também. Acho que luz pontual foi só no BigBang :) :) :) Se quer fazer sombra suave, use luzes area.
V-Ray 1.5 User
Davius, Parabéns pela modelagem. Não vi um triângulo nessa malha... Eu achei o primeiro mais detalhado e bonito! Não deixe de nos mostrar os resultados finais, ok? abraços
É Baldo, esses vídeos são famosos e tenho certeza que é mais que merecida a fama - mérito do pessoal da 3D1 e do CG brasileiro! Sobre suas dicas, como que eu faria pra criar uma luz cilíndrica? Simularia com luz linear? Eu já tinha visto Luz Linear nas Photometrics e eu nem dei valor, repara que ignorância a minha :-P !! Poxa tirmey, obrigado pelo elogio! Eu não sei quase nada de 3D apesar de já mexer nisso por diversão há alguns anos (desde 2002, acho - comecei brincando com o HAMMER da Valve depois de zerar o Half-Life 1!). O pouco que sei tento aplicar da melhor maneira possível, apesar de sempre me deparar com problemas no meio do caminho... Ainda bem que existem comunidades como a 3D1 pra socorrer nessas horas! Abraços e muito obrigado mesmo!
Davius, você mexia com o Hammer também! Eu começei a aprendê-lo no Half-life 2. Foi por causa do hammer que eu conheci o Max... :)

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717409.

Total de membros registrados: 143172

Últimos membros registrados: BillcKittrick, rbes, GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower, PRINTALPHA.

Usuário(s) on-line na última hora: 657

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.