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Door fora de escala

Por: WillianRoque  

Em: 25/09/2008 17:29

Quando eu importo um .dwg na escala 1/50, faço as paredes com o Wall e depois faço a porta com o door, a porta fica grande e larga. Olhem as config lá do lado direito. A parede tem 0,13m de largura e 2,8m de altura. e a porta tem tudo de acordo e fica desse jeito. Por que acontece isso? Tem algum jeito de fazer a porta na escala certa?
No primeiro capítulo do vídeo de modelagem o André dá um show explicando isso :) O problema é que vc está fora de escala, o projeto está muito menor do que a escala real do 3ds max, dai não serve nenhum valor padrão que vem nos recursos do programa, tem que reconfigurar tudo pra ficar certo fora de escala, tudo que usar no max vai acontecer isso nesta escala, então vc imagina o trampo que dá trabalhar assim. Vc configurou errado as unidades, ele mostra pra vc em metros, mas na verdade não é esse valor. Não existe DWG na escala de 1:50, quem desenhou assim não sabe usar o AutoCAD, nele a gente desenha em escala real e coloca na escala que quiser na hora de imprimir pelo paper space, só lá que vai pra 1:50, o desenho fica em escala real. Desse jeito vai ser difícil vc importar na escala certa no max.
tipo, o desenho é feito na escala real sim, mas quando vai plotar é que tem q por 1:50 ou 1:5 1:0.5 (depende o tamanho do papel). É isso que eu quis dizer. O problema é que eu não tenho dinheiro pra comprar o cd do André, não tem como vcs darem uma explicação básica de como configurar certo o max pra ficar na escala do autoCAD, ou se tem que reescalar o arquivo do autoCAD no max para alguma escala, com a ferramenta scale ou alguma outra.
Tem vários tópicos explicando isso aqui, até um do próprio André bem detalhado e com imagens mostrando os problemas que acontecem quando está fora de escala, um deles é esse ai, tem outros, tipo, se colocar uma câmera ela vai cortar os objetos próximos. A sombra no scanline vai ficar afastada dos objetos menores, vixi, é difícil trabalhar assim. O problema é que não dá pra mudar a escala depois que fez objetos na cena, tá no help do max, só em arquivo novo. Então, pra ficar certo ai vc vai ter que abrir um arquivo novo, importar a planta na escala certa e modelar o que já fez de novo. Pra configurar o arquivo vc vai no customize>units setup>system units setup e coloca units=1 e inches nas unidades. Depois vai em customize>units setup e muda pra metric>centimeters. Agora o max vai estar na escala certa em centímetros. Importa a planta baixa e marca o rescale, dai coloca a unidade que usou pra desenhar no autocad, se fez em metros coloca meters. O desenho vai chegar na escala real se tiver desenhado em escala real no autocad, se aumentou ou diminuiu a escala no autocad para colocar em 1:50, não vai dar certo, tem que ser 1:1 Dai vc pode modelar normal que não vai mais acontecer isso com as portas, janelas e com os outros recursos.
no lugar de por inches lá no customize>units setup>system units setup eu tinha testado com centimeters e também dá certo, só que vai dar algum problema com luz ou com alguma outra coisa?
Com absoluta certeza você terá vários problemas se alterar o Units Setup para centímetros. O Max foi programado em polegadas. Eu adoraria que ele tivesse sido programado em centímetros, mas não foi. Esse assunto deve ser um dos mais discutidos neste forum. Pode procurar. A conclusão é: use o units setup em polegadas! Deixe em centímetros apenas as unidades do Display. Assim você estará trabalhando em polegadas (internamente), mas verá tudo em centímetros. Desta forma, como disse o André: "Tudo funciona, tudo dá certo, tudo fica bom." Abraço!
vlw pessoal, vou deixar em inchs mesmo, afinal "Tudo funciona, tudo dá certo, tudo fica bom." xD

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