Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Vinicius Paciello   São Paulo - AC
rafaelboliver   Goiânia - AC
clebercmds   Timbó - SC - SC
Designer RS   Bento Gonçalves - RS - RS

Portfólios Ver Mais

FM Design - Arquiteto & Designer   Niterói / Rio de Janeiro - RJ
JUNIOR FERREIRA   Cajazeiras-PB - SP
Erlon   João Pessoa - PB
michel hebert   fortaleza - AC

vegetação

Por: reginaldo d.p  

Em: 26/09/2008 11:40

fala galera,meu problema é a respeito de vegetação, toda vez que vou fazer uma cena com plantas, arvores, etc, tenho que deixar a cena bem pobre desses objetos , pois é só começar a inserir blocos de plantas que começa a dar pau no render, o que devo fazer para resolver isso, pois muitas vezes tenho que respeitar um projeto de paisagismo e não estou conseguindo.
Depende do tipo de bloco de vegetação que está usando, se for os da evermotion fica pesado mesmo. Tem outras opções melhores e mais leves, tipo o Onixtree que cria plantas e tem o plug-in que importa no max, dá pra criar frutos, modificar as folhas e até animar com vento. Olha esse link: http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=21662 E tem o Vue que cria plantas de todos os tipos, grama, céu, nuvens, terrenos e é super leve. Olha esse tópico: http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=40320
Independente de usar evermotion, onix, ou qualquer outro, quando vc inserir muita vegetação 3d na cena vai ficar pesado de qualquer jeito. a solução que eu uso pra isso é usar o vray proxy. nao sei se vc usa vray. no mental tem algo semelhante tb. o vray proxy funciona substituindo a geometria 3d da cena por uma representação dela. quando vc renderiza, ele carrega a geometria em um arquivo separado fora da cena. assim a sua cena não fica pesada com tanta geometria. eu coloco trocentas arvores 3d desse jeito e nao pesa muito. e o render tb deixa de cair, estourar memoria, essas coisas. da uma olhada nisso ae que vai te ajudar com certeza abraços
beleza Cristiano esse teu esquema me parece que é o mais apropriado para o meu caso, mas como funciona o vray proxy e onde ele se localiza? e desde ja eu agradeço muito pela sua ajuda.
Olá Era para te responder mas acabei de criar uma nova mensagem sem querer... mas que ia definitivamente criar :) não sei se tens o v-ray mas se utilizares o mr proxi eu sinceramente não sei se é tão bom como o do v-ray... :( "eu coloco trocentas arvores 3d desse jeito e nao pesa muito. e o render tb deixa de cair, estourar memoria, essas coisas" aquilo q o cristiano disse que fazia no vray, eu nao consigo :( se tiveres o vray e se realmente funciona melhor eu acho q optava ou sou eu q nao sei mais do mr proxi para dar erro... Abraço
A questão é que mesmo com proxy, se usar árvores muito pesadas como as da evermotion vai dar pra colocar menos árvores do que daria usando árvores mais leves. Então, sempre é desvantagem usar um objeto muito mais pesado do que deveria ser. Economizar em 3D ganha muito tempo e tempo é dinheiro. Mesmo que renderize com as árvores da evermotion, se levar 5 horas, daria pra fazer em 2 horas com as árvores do Onixtree e em meia hora com as árvores do Vue. O melhor de usar o Vue é que não precisa de Proxy e fica muito mais leve do que qualquer proxy!! Olha essa imagem ai em cima, tem 2 milhões de polígonos, 15 espécies diferentes de plantas e renderizou em 20 minutos com o Mental Ray numa máquina modesta de 32 bits :) Se for pra usar Proxy, o Mental Ray também tem e aceita objetos animados, materiais diferentes, mudança de escala, é bem mais robusto do que o do V-Ray. Ele fica no menu Creat>Mental Ray>Proxy
Mental Ray User
Me perdoem a estupidez, mas ainda não consegui usar o proxy do mental ray. Eu pensei que era defeito no max, então desinstalei ele, e instalei de novo, e mesmo assim não consegui. Também já li a documentação no help, e aparentemente tem alguma coisa errada no meu max... Alguém pode me ajudar? EDIT: Procurei mais no forum, e achei essa dica do Magster: http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=38526 Não tem nenhum segredo é super fácil usar. Mas não aconselho a migrar para o Max 2009 que é cheio de problemas. Se quiser testar o proxy, cria uma árvore na cena, entra no Creat>Mental Ray> MR Proxy. Cria o icone dele na viewport, vai no modify, clica no botão dele e seleciona a árvore. Dá um Creat Proxy e pronto. Agora vc tira instâncias do icone do Proxy e distribui pela cena, na hora do render vai aparecer as árvores. O bom dessa técnica é reduzir o consumo de memória por objetos pesados e em grande quantidade na cena.
eu estou pensando seriamente em passa a usar o mental ao invés do vray ,pois pelo o que eu vejo em algumas imagens postadas aqui não deixa a desejar, e me parece que tem muito material de estudo sobre o mr. Valeu galera, um super abraço a todos.
Ai cara, acabei de postar um tutorial pra quem quer usar o VUE pra fazer vegetação, olha o link ai: http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=40803
Mental Ray User

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711303.

Total de membros registrados: 138830

Últimos membros registrados: Vashudev026, phb.barbacena, sofiarossini, DBJURIS85, Sakura, fmoreira, optivision, Glucovate45.

Usuário(s) on-line na última hora: 390, sendo 14 membro(s) e 376 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Renatto, Le_Andro, Vashudev026, Thiago Couto, Eber.Silva, klogg, Moura, Henrique Ribeiro, Gabriel.C, Eduardo Ramos, JesusEnzo , Adalberto Rocha, Duda, Victor Mendonça.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.