Planta 2D

Por: sanderpalma  

Em: 20/10/2008 22:48

Olá pessoal! Estou eu aqui a esclarecer mais uma dúvida...eu nunca gerei uma imagem da planta do apartamento e queria saber se o pessoal costuma usar algum outro software para fazer. Eu sei que dá pra fazer perfeitamente no Max usando uma camera com visao ortogonal, mas o que me veio na cabeça foi a imagem do guarda-roupa nesse tipo de imagem. Os guarda-roupas dessas imagens tem uns desenhos dentro dele que parecem simular os cabides (eu acho), por isso eu acho que o pessoal costuma usar outro software. Alguém tem umas dicas pra passar? Abraço, Sander
o mais comum é CorelDraw e Photoshop. Eu faço com o max da maneira q vc falou, e dou uns retoques no PS! Abs!!
Ai Sander, eu faço estas maquetes. Pro guarda roupa eu faço um Box, corto no meio com o Slice e coloco o modificador Shell pra fazer a espessura. Dai até pode colocar roupas de verdade dentro, mas pesa no render. Então eu faço um cabide e coloco algumas roupas numa cena nova, renderizo pela vista top, salvo em TGA 32 bits com o canal alpha e depois coloco isso num material com opacidade, dai aplico num plane dentro do guarda roupa. Dai fica igual se as roupas estivessem na cena 3D, mas o render é mais leve :) Eu não uso câmera ortográfica pela vista top, porque fica tudo chapado. Eu uso uma câmera normal com lente bem grande, tipo 200 mm. Coloco ela bem distante que não distorce a perspectiva e dá um visual mais 3D, mostrando as paredes meio de lado, sabe?
Olá gente... Acompanho de perto a evolução das plantas humanizadas a muito tempo. Desde o tempo dos aerografos, digo que, pouca coisa evoluiu, é muito artesanal ainda. Há programas recentes sobre o assunto. Os melhores trabalhos que já vi foi no photoshop, nãe tem jeito, ele manda!!! Deus salve o Photoshop!!!. Certamente dá pra fazer (como já fiz) em Max, aliás começou a um tempo a insersão de uns layouts humanizados 3d, mas pra todos os produtos que faço, o cliente sempre pede a 2d mesmo, por ser mais simples e ventável, bla bla bla... Quando faço produtos pra lançamentos, o procedimento q adoto é uma plotagem em escala no Autocad em postscript e daí pra fente photoshop. Os blocos, que por sinal muito escaços, fiz um miniestudio no max e renderizo topview. Paredes, guardaroupas, pilares, portas, disso tudo já fiz records no photoshop que acaba me dando resultados rápidos. No photoshop, artesanalmente e com muita dor, vc coloca entrada de luz, oclusão nos cantos do piso etc... fica no final muito bom. Espero ter acrescentado... aos estudos e muito trabalho.
Jamim Moura www.stickmanmedia.blogspot.com
Pessoal, Agradeço a todos pelas dicas...acho que já dá pra começar. Era mais ou menos isso mesmo que eu estava pensando...vamos ver no que vai dar. Tenho que terminar esse trabalho até a semana que vem...depois eu posto as imagens pra vcs poderem criticar. Críticas são sempre bem vindas. Abraço! Sander
Ta ai uma amostra de um pedaço de uma planta baixa feita mais ou menos como o pessoal falou. Eu uso as paredes em 3d e rederizo as paredes para referencia, e uma ambient oclusion para sombrear as paredes. Deposi tudo o resto dos moveis monto no Photoshop. Um a um depois se eu quiser trocar de lugar é só arrastar. Esta imagem é so um pedaço do pavimento, ele tem 4 apt. E todos eles são diferentes nas cores e moveis. Quando termino estes trabalho o arquivo do Photoshop tem em torno de 500 MB e umas 150 camadas. Se não nomear e agrupa certinho não acha mais nada. Abraço
Olá pessoal! Eu considero a utilização desse tipo de representação como algo bastante específico para o ramo imobiliário. Neste sentido é bem como o meu amigo Jamin Moura disse: "... o cliente sempre pede a 2d mesmo, por ser mais simples e ventável, bla bla bla..." Afinal, um bom 3d fala por si e nem sempre necessita de algo mais do que uma planta técnica para a compreensão do espaço como um todo. Particularmente eu ADORO aquelas representações onde temos uma vista de uma casa ou apartamento sem o teto e com as paredes cortadas. É muito mais elucidativa. Porém para as imobiliárias o uso do recurso de plantas baixas coloridas e humanizadas ajuda nas vendas. É uma pena que muitos construtores utilizem desse artifício para burlar o verdadeiro tamanho dos espaços subdimensionando o´mobiliário e dando a impressão de que os ambientes são maiores. Isso eu acho o fim da picada. Já cansei de ver isso acontecer e não é de hoje. Mas voltando à questão principal do Sander, "viva o photoshop"!! Para mim a melhor ferramenta para esta finalidade é o PS mesmo. Mas vale salientar que os velhos e bons autocads também fazem isso. Se não me engano desde a versão 2006 o autocad oferece uma boa qualidade para apresentação de lay-out. O corel também oferece esta possibilidade de uma maneira bastante simples. Como eu disse, é bem raro aqui no escritório o uso desta técnica. Mas fica aqui uma outra dica: para quem tem uma máquina melhorzinha é possível montar todos os ambientes, e depois ocultar o teto e renderizar pela vista "top". Fica tbm muito bom. abraços!

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711305.

Total de membros registrados: 138834

Últimos membros registrados: NexagenReviewsAustralia, manhhungkts01, nutracarehairserum, nataliarosaxd1, Vashudev026, phb.barbacena, sofiarossini, DBJURIS85.

Usuário(s) on-line na última hora: 441, sendo 3 membro(s) e 438 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: NexagenReviewsAustralia, JesusEnzo , Rodrigosouza3D.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.