vcs podem otimizar o xp32 até onde quiserem, isso é ótimo aliás, td fica mais rápido, o problma é q na hr do render, vai renderizar normal, uma cena q usar menos de 2 gigas de memoria, na hr q bater nessa marca, pimba, o max fecha, esse é o maior problema do vray, no mental se isso acontecesse, ele ficaria beeem lento, mas renderizava, no vray ele fecha a cena na cara sem nem perguntar rsrs. o lance é migrar pra uma plataforma 64 bits mesmo, eu migrei e naum me arrependo, nem todos os programas tem no 64, alguns saum do 32 mesmo, mas naum se preocupe, o windows abre normal eles, o lance é q naum otimiza, como no caso de um programa de 64 (dos q vc citou, acho q só o cad, alem do max tem 64, mas naum tenho certeza). Instala o max 64, o vray 64 e cad 64 q naum se arrependerás. O q pode acontecer é ele naum ter algum drive (no meu só a webcam naum reconheceu, mas ela é jurássica). Eu pra naum ter problema, como tenho 2 HDS eu instalei os dois vistas, 32 e 64, e posso migrar entre eles o quando quiser com um Dual boot, na net acha facim como fazer isso.
mas como vc deve ter visto, tem Ns topicos no forum sobre o assunto,só dar uma pesquisada q acha tudo!!!!
abraço e qualquer coisa estamos ae!!!