Limite memoria Vray

Por: Joao Carlos Souza  

Em: 06/11/2008 10:22

Olá pessoal... estou fazendo novo render e esse estou tendo problema na renderização, na imagem abaixo usei vray displacement no telhado, gramado e piso em volta da piscina por enquanto e não ta aguentando, começa a renderizar e poucos minutos fecha o max, ja tentei alterar o Max tree depth e o Dynamic memory limit (2000) e não estou tendo resultado, tenho uma maquina até razoavel: vídeo: Nvidia Geforce 8500 GT 512 MB DDR2 667 MHz 128 bits PCIE 16X - XFX Memória: 4 gb ram HD 500 GB Samsung Sata II MB: Intel DG31PR Processador: Intel CORE2 DUO QUAD 2.40 GHz Q6600 8MB LGA775 FSB 1066 MHZ - BOX sabe-se que em certos casos podem ser resolvidos usando o 3gb ou aumentando memoria virtual do windows, ja li tantas coisas sobre esses dois itens que agora acabei ficando com dúvida se realmente poderiam resolver mesmo, porque podem deixar o render mais lento. sei que aqui no forum deve ter topicos sobre este assunto, mas pesquisei na busca, mas não encontrei, então resolvi abrir este novo, caso alguem saiba sobre estes topicos poste os links aqui. agradeço atenção. Joao Carlos Souza
Bom dia João Carlos Souza, tudo bem? Primeiramente devo parabenizar pela cena, está muito boa mesmo, bem modelada e creio que a iluminação esteja também muito boa, só faltam às texturas e também quem sabe um horizonte para a imagem não acabar no infinito. Seu problema de fechar o Max assim que renderiza é memória. Quinhentos e doze MB de memória é muito pouco para o VRay, pois está com o displacement aplicado, e é um recurso que consome muita memória, as árvores também tem muitos detalhes em suas folhagens. Para resolver esse problema você terá que diminuir a qualidade da imagem na iluminação Global e também o displacement do detalhado. Experimente colocar displacemente apenas no Material, fiz umas pesquisas e alguns testes e cheguei à conclusão de que para o VRay, aplicar displacement no material, fica mais rápido até mesmo no render. Se mesmo assim, ainda não for o suficiente e não resolver o seu problema, o único modo é renderizar em partes a imagem e depois “soldá-las ou emendá-las” no Photoshop. Quanto ao 3ds Max, o fato de ele fechar simplesmente do nada, quando o VRay chega ao limite de memória, é comum. Aqui no escritório, tenho um computador com dois GB de RAM e fecha mais do que porta de geladeira em cenas pesadas. O Mental Ray nesse caso é um pouco mais educado, ele dá uma mensagem de erro e ainda tenta salvar o arquivo para você não o perde, só que 20% das vezes ele não dá conta de salvar. Abraços. Jonathan Matthies.
http://www.sfs-studio.com.br
bom dia Jonatham "Seu problema de fechar o Max assim que renderiza é memória. Quinhentos e doze MB de memória é muito pouco para o VRay" desculpe não entendi essa frase, minha maquina tem 4 GB de ram e não 512 mb. abraço Joao Carlos Souza
Também tenho este problema!! Estou acompanhando aqui! Meu PC tem as mesmas configurações do pc do João Carlos; assim a solução que servir pro João serve pra mim também!!! Ahhh... Bela modelagem joão!!!

Oi João tudo bem, costumo fazer o seguinte pra esse caso reduzindo o tamanho do arquivo e nao tenho problemas segue a dica: apos texturizar seus modelos, por exemplo uma arvore dessas, (o objeto nao pode estar agrupado) em seguida com o objeto selecionado clique o botao direito e tera a opçao v-ray mesh export selecione ela, na sequencia no quadro vray mesh export la em baixo marque a opçao Automatically create proxies e de ok, em cima em folders ele mostra o caminho onde essa copia esta sendo salva, e no arquivo q vc esta trabalhando ficara uma copia do objeto todo ele com menos qualidade no entando os materiais permanecem, é so da render pra conferir, eu disse pra texturizar antes porque após fazer isso nao mais será possivel mexer nas propriedades desse objeto,vc vai ver que fazendo isso o arquivo reduzira drasticamente seu tamanho, de megas para kbytes, faça um teste antes com um modelo isolado bem pesado pra vc sentir o efeito dessa ferramenta, lembre se que pra isso funcionar o render padrão tem q ser o vray caso contrário não vai dar certo, boa sorte :D
Boa tarde João Carlos de Souza, tudo bem? Perdão pelo meu erro. Meu fundamento para a construção dessa frase foram os mega bits de vídeo, me enganei pensando que era a quantidade total, agora vejo que logo abaixo você deixou especificado exatamente os quatro giba bits totais. Desculpe minha distração. Sempre aqui no escritório, esse erro acontece por falta de memória, para resolvermos esse problema aqui é necessário colocarmos os computadores para trabalhar em rede, senão não a computador que agüente tanta memória. Uma das soluções também é a que o nosso amigo Giba nos forneceu. Já usei também em construções que precisavam de árvores detalhadas o VRay Mesh Export junto ao Proxy e aconselho, é uma ferramenta muito poderosa que é uma mão na roda para esse tipo de situação. Abraços. Jonathan Matthies.
http://www.sfs-studio.com.br
OLá pessoal... Gustavo: agradeço seu comentário da modelagem. Jonathan e Giba: sobre o uso do proxy, tbem ja usei em alguns projetos, mas neste caso talvez vou fazer uma pequena animaçao onde usarei o modificador para simular uma brisa, se eu usar estar arvores como proxy poderei usar o modificador nelas ? agradeço a atenção. abraço Joao Carlos Souza
João Carlos Parabéns pelo trabalho. Quem limita o uso da memória é o sistema operacional, qual é o sistema operacional que vc está usando?
OLá pessoal.. tudo tranquilo Rogério Simões, uso Windows XP sp2, tentei otimizar a memoria virtual, mas sem êxito. vou tentar fazer uns testes hoje: - desativar o VFB - testar algumas alterações no Vray-system: face level/coef - Dynamic Memory - Default Geometry e se não der certo vou apelar pro 3gb. obrigado pela atenção Joao Carlos Souza
como o rogerio falou, o problema é o sistema operacional, o xp q vc está usando provavelmente é o 32 bits, o 32 bits gerencia só 2 gigas de memoria, (fora o caso do comando /3gb q vc menciona ali em cima, mas q é gambiarra e as vezes naum aguenta em cenas mais pesadas q isso). O lance é usar um sistema de 64bits q gerencia 256 (ou 128 gigas, sempre me confundo :)))) e ae é só felicidade, naum fecha e naum trava. Vai por mim, eu tenho 8 gigas aqui numa maquina no vista 64 bits, ele nunca mais travou por falta de memoria, só alegria :)

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717400.

Total de membros registrados: 143171

Últimos membros registrados: rbes, GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower, PRINTALPHA, Renan @Sales@Santos .

Usuário(s) on-line na última hora: 388

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.