Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Cidral   Curitiba pr - AC
mse   Novo Hamburgo
Ricardo 3D   Brasil - BA
Quintino3D   Blumenau, SC - AC
clebercmds   Timbó - SC - SC

Portfólios Ver Mais

Jonatan   São josé do rio preto, São Paulo - SP
ihmc   São Paulo, SP

problemas com day light e photo metricas

Por: MichelBen  

Em: 04/12/2008 12:50

Olá, eu quero usar uma day light com a luz entrando pela janela, e dentro quero usar photometricas, como faco para configurar as duas de forma que fique legal, se eu for no environment fica tudo errado, alguem pode me ajudar ?
Voce deve configurar da mesma forma. Olha nos tutoriais sobre iluminação, tem sobre o day light e as photometricas a cene tem que estar na escala certa, se fizer tudo certo não terá nenhum problema, mas se tiver posta uma imagem pra facilitar a compeenção. Abraço
olá MichelBen tudo bem? então, sobre o Daylight System do Mental Ray é bem simples usá-lo, tente o seguinte: (eu nao sei como está sua cena, então deixe sem luzes, pra gente ver só como vai ficar a day light ok? depois vc liga as outras luzes de novo) vá no menu "create > lights > daylight system" , quando vc for criar, o mental ray irá te perguntar se vc quer usar o mapa de environment "Mr phisycal sky" (nao tenho certeza se é esse o nome, mas vai aparecer algo assim quando vc for criar la), daí vc coloca "yes", entao vc vai criar a daylight a partir do centro do seu projeto arrastando o mouse pras extremidades, vc perceberá q será criado a rosa dos ventos quando vc der o primeiro clique pra criar a daylight, até aí sem problemas não é? ok....geralmente a daylight padrão q vem está com as configurações das duas luzes (são duas luzes juntas q compõe a daylight) setadas pra Standart e Skylight, mude a primeira luz para "mr sun" e a segunda luz pra "mr sky" (ambas configurações estão no menu de propriedades da daylight) depois vc vai no meu( da daylight ainda) "Setup" q está um pouco abaixo da configuração da primeira luz, depois q vc fizer isso, irá abrir o painel de configurações referentes a horários, então é simples: vá ajustando os horários para q sua daylight "entre" na janela (aquela linha q conecta as luzes na rosa dos ventos, no caso citado). depois q vc fizer isto, vá até o menu indirect illumination (F10 > Indirect Illumination) e ligue apenas o Final Gather ( FG ) depois q vc ligar, nos presets vc pode dexair "custom" e colocar os samples de FG em 64, q é um valor legal pra testes (nao ligue o GI, vá testando a daylight só com o final gather, tipo, não é uma regra, mas sempre nas minhas externas com o mental ray eu uso somente o final gather sem o ligar o GI e nunca tive problemas). Bem amigo é isso! se tiver algum problema me avise q eu te dou uma mão! quando conseguir setar nao esquece de postar o resultado aki pra gente eim!! rsrs abração!
deixando bem claro q eu nao quero substituir nenhum tutorial galera! o mais indicado mesmo é dar uma lida neles, eu só quis dar uma mãozinha...rsrs
bela explicação Diogo....mas posta a cena ae que vai bem melhor te ajudar... um abraço cara... flw!
www.project3d.carbonmade.com
http://estandes3d.blogspot.com

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711312.

Total de membros registrados: 138848

Últimos membros registrados: Sanders4Amir, WildVictor93, bnlo1234, braddock, Waltonediths, douglaskuhn, albert138, naturegardencbd.

Usuário(s) on-line na última hora: 701, sendo 25 membro(s) e 676 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Roberto Movanni, Sanders4Amir, Le_Andro, Leonardo, chockspvp, Joao Barreto, m.schnaider, Eduardo Ramos, Reinaldo Silva, emersonforentin, Eng Damasceno, Eber.Silva, Lucas Reis, WildVictor93, Gabriel.C, Daniel Monteiro, Duda, bnlo1234, marcelo de moraes, mdpontes, Celso Borttoloto, TadeuB79, Sergio1987, mastermax, Elis.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.