Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

woshngton   Guarulhos - SP - SP
Bona Studio 3D   Jaraguá do Sul/SC - Brazil - SC
Murilo_Zimmer   Nova Petrópolis-RS
Fernando Cunha   Porto-Portugal - PR
An3dre   Araras / SP - SP

Portfólios Ver Mais

Rodney Bacelar dos Santos   Belo Horizonte - MG
NickBoy3D   Breves-Pa - PA
wilson medeiros   SÃO PAULO - SP

Como usar RPCs? Me ajudem...

Por: Desmiolado  

Em: 30/01/2004 14:40

Olá Gostaria de saber como faça pra usar os RPCs seja de carros e principalmente pessoas, nas minhas maquetes eletrônicas. Tenho os arquivos *.rpc, mas como faço pra incluir eles no Viz 4? como faço pra colocar eles na cena? Por favor me ajudem!!!!! abraço
Oi Desmiolado, tudo bem? Vai no site da Archvision e baixa o plugin gratuito para ler RPC, coloca ele no Max, vai aparecer no painel Creat, é só colocar na Viewport e escolher o arquivo RPC que deseja usar. O endereço é http://www.archvision.com/default.cfm Abraços
Olá André! valeu pela dica, mas como assim colocar no max? devo colocar na pasta plugins? e os arquivos *.rpc coloco em qual pasta na matlab? Por favor, sou meio leigo no assunto, me explique como fazer este processo. Obrigado!!!
Oi Desmiolado, tudo bem? Faz tempo que não uso RPC, não vou lembrar o nome que aparece na lista, mas é bem simples. Depois que instalar o plugin no Max ele aparece na lista que tem no painel Creat > Geometry, vai ver uma opção nova, certamente será a última opção se não instalou nenhum plugin ainda, clicando nela aparece o botão para inserir o objeto base do RPC, com ele selecionado vai poder escolher as configurações no painel Modify, inclusive o arquivo da biblioteca que deseja aplicar. Se o plugin não tiver instalador é só copiar o arquivo para a pasta Plugins, e as bibliotecas podem estar onde quiser. Se não conhece muito da interface leia o tutorial "Interface" na Três D1, e se é novato então sugiro que leia todos os tutoriais e matérias na Três D1 e na RedPixel. Abraços
Olá André Deu certo, tinha o instalador e aparece na janela create, mas achei estranho uma coisa, o carro em questão aparece lá certinho aí quando clico na viewport aparece o carro bem mal definido e uma spline, para que serve esta spline? outra coisa estranha é que não tem mapas de textura, no arquivo que tenho só tem um arquivo com extensão *.rpc, teria que ter um TGA por exemplo? Abraço
Esse é o grande lance. Vc tem um objeto que quando renderizado é perfeito, mas tem pouquíssimos polígonos, o que reduz imensamente o tamanho do arquivo e, principalmente, o tempo de render. Numa maquete eletrônica de um estacionamento, por exemplo, onde vc tem centenas de carros, já imaginou inserir vários modelos de alta resolução? Qual não seria o tamanho do arquivo? E o tempo de render? Poderia inviabilizar o trabalho. Quanto ao arquivo *.rpc, é só isso mesmo. Ele tem todas as informações necessárias. A spline do carro é para indicar o caminho onde o carro vai andar. Valews, mermão...
ói nóis aí trá-veis
Só pra lembrar mais uma coisa, lá no site da 3d1 tem um otimo tutorial (se não tô enganado foi escrito pelo sumido Caroti) ensiando a criar seu proprios rpcs. T+
Pois é até agora tudo seu certo, mas tem ainda um pequeno detalhe, o rpc, por exemplo uma pessoa, aparece na viewport mas na hora de renderizar não aparece nada só uma janela dizendo que as texturas não foram encontradas (could not get textures E failed to get textures), estariam elas em alguma pasta? não teriam de ser já vinculadas aos arquivos *.rpc? mesmo colocando luz raytrace não adianta nada aparece. :( Por favor me ajudem.... abraço
Oi Desmiolado, tudo bem? Veja só, o plugin de RPC apenas serve para ler as bibliotecas dele, sem as bibliotecas não dá. Depois que coloca o Gizmo do plugin na Viewport tem que escolher qual ítem da biblioteca vai aplicar nele!! Só o ícone não tem nada nele!! Abraços
Olá André, beleza? seria então aplicar os mapas de textura pelo material editor? se for isso aonde estão estas texturas? eu baixei um exemplo de rpc no site mpcad.com.br, é um homem. Este eu coloco na viewport e ele renderiza normalmente, já os que peguei na net não. esses arquivos da net são grandes até, pessoas com mais de 15mb!!! aplicar pelo modify não dá, ele apenas mudas as configurações para sombra, luz etc mas não fala nada de texturas e tal... precisaria eu criar essas texturas? não deveriam vir junto com os rpcs? desculpe minha ignorância no assunto... abraço

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707898.

Total de membros registrados: 135467

Últimos membros registrados: Joc.Olie, juliovanzella, rhita, glauberjr, natan7767, araoa, gavafelipe, no name3.

Usuário(s) on-line na última hora: 454, sendo 3 membro(s) e 451 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Willmitnick, claro_lima, Joc.Olie.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.