Oi Weberton, tudo bem?
Não tem problema de reviver tópicos não, fique a vontade para responder o tópico que quiser.
A alma do fórum é os leitores que respondem.
Agradeço pela indicação do vídeo curso de Mental Ray, fico feliz de saber que você comprou e gostou.
Se tiver qualquer dúvida ou dificuldade, postar aqui ou me manda um email, vou ter o maior prazer de responder.
Tenho certeza que em pouco tempo vai chegar onde deseja com o Mental Ray.
Sobre RPCs, já é possível renderizar no Mental Ray, pois a Archivision fez um Shader para o Mental Ray entender os RPCs.
O Mental Ray aceita qualquer coisa, contanto que a empresa escreva um Shader para que ele entenda o recurso.
Mas RPC é ruim, porque apesar de aparecer na cena, ele não interage com efeitos modernos de iluminação, como GI, Caustics, sombras de luzes Sky, entre outros detalhes.
Então, acaba ficando destavado na cena, como se fosse uma colagem.
Vegetação ainda dá para usar, principalmente em segundo plano, mas aqueles carros não tem condições, são horríveis, precisa ser carro 3D mesmo.
As pessoas também dá para usar as vezes, mas eu acho feio pessoas na maquete, fica melhor só o ambiente.
A técnica de usar imagens com mapas de opacidade aplicadas em Planes é muito boa, porque vai interagir com todos os efeitos de iluminação da cena.
O melhor é que você pode usar as imagens dos RPCs que são muito boas, só precisa renderizar o RPC com o Scanline mesmo pela vista Front, depois salva em TGA 32 bits e aplica no Plane.
Fazendo uma cópia no canal Opacity e ligando as opções de Alpha, o recorte será criado.
Abraços