Por onde começar em maquete?

Por: Alberto Rodrigues  

Em: 18/02/2009 21:53

Bom antes de mais, tenho uma opinião contrária da maioria, mas respeito todos os aqui que comentaram :( Na minha óptica, acho que te deves aplicar num software de tecnologia BIM e que tenha sido concebido a pensar exclusivamente em Arquitectura. O AutoCad por exemplo é na verdade um Estirador Electrónico (Line, Polyne, X-Ref, Blocks, etc), não é um Software próprio de Arquitectura, não foi desenhado nesse propósito se bem que a maioria o utiliza ainda para projectar. E outra o 3ds max nunca na sua Vida, foi concebido a pensar nessa actividade, mas nunca mesmo. Não se deve confundir Software próprio com ferramentas para Arquitectura com um que foi feito a pensar em target´s finais tais como: Render´s, ou seja Imagens Foto-Realística, Videos FMV/CGI e produções de videojogo! 3DS MAX faz, mas é um trabalho muito penoso, moroso e pouco prático, em contrapartida com excelentes resultados. Por isso deves procurar um software que seja virado para a tua área profissional, ainda por cima citas que fazes projectos de Arquitectura para entregar na Prefeitura, logo tens de pensar em estudar uma aplicação real de acordo com as tuas reais necessidades. Tens no mercado AEC inúmeros programas de qualidade, o Revit é um deles (que foi adquirido em 2002 pela Autodesk), o ArchiCad, o SU, o Arplan, add-ons do AutoCad tb é uma boa forma como Arqui3D/Active (GRAPHO), etc. Eu sinceramente, aconselho-te o Revit, porque é actualmente o Programa que possuiu uma Interface mais atraente/intuitiva, em que é muito fácil de dominar e tem as seguintes vantagens: -Software completamente Paramétrico, isto é com base em tecnologia BIM, é talvez o único no mercado AEC que explora melhor essas características; -Utiliza o Motor de Render: Mental Ray o mesmo do 3ds max/3ds max design embora mais simplificado; -Projectas com extrema Rapidez, qualidade e com resultados fabulosos. -Exporta no formato FBX o que te permite importar no 3ds Max já com as texturas/vistas, ai podes fazer pequenos ajustes e fazes o Render, ou seja pouco ou nada fazes :D; -Editar Blocos e atribuir parâmetros sem necessidade de linguagem de programação, esses blocos no Revit se chamam de famílias; -Poupas 80% de execução de Projecto em relação ao AutoCad; -A versão 2010 vai permitir que o formato FBX seja importado num Novo Software da Autodesk, Newport, que é um Motor Editor que permite visualizar em tempo real os nossos projectos como se visualiza demos técnicas/jogos. :D http://labs.autodesk.com/technologies/newport/ Dar uma vista de olhos neste software, pois ele importa em formato FBX de tecnologia BIM (...) e é mais um Trunfo para o Revit/Max Cumpr´z
Eu pesquisei sobre o revit e não é isso que eu quero, não sou arquiteto e nem engenheiro, não vou projetar nenhuma casa ou prédio. Eu pego os rabiscos dos arquitetos e desenho a planta baixa para aprovação na prefeitura, todos eles precisam deste serviço. Mas eu quero ampliar e fazer também a maquete, quero um programa prático e que tenha um resultado realista. Parece que os padrões do revit são da europa e estados unidos, encontrei mensagens no google falando que ele é difícil de customizar no padrão nacional. Eu quero um programa mais livre e mais prático, para maqueteiro e não para engenheiro. Estou achando fácil modelar a maquete no 3ds max e vou seguir os conselhos dos colegas, porque parece que a maioria usa o 3ds max.
São Paulo Futebol Clube
As dicas do cesarita são valiosas mas pelo que entendi do seus contários o max é a melhor ferramenta pra voce, por que soft bom é aquele que voce domina. e tambem quero frizar o toque do mmartins do curso de modelgem de maquetes, valu muito a pena. Abraço
"Alberto Rodrigues" disse: Eu pesquisei sobre o revit e não é isso que eu quero, não sou arquiteto e nem engenheiro, não vou projetar nenhuma casa ou prédio. Eu pego os rabiscos dos arquitetos e desenho a planta baixa para aprovação na prefeitura, todos eles precisam deste serviço. Mas eu quero ampliar e fazer também a maquete, quero um programa prático e que tenha um resultado realista. Parece que os padrões do revit são da europa e estados unidos, encontrei mensagens no google falando que ele é difícil de customizar no padrão nacional. Eu quero um programa mais livre e mais prático, para maqueteiro e não para engenheiro. Estou achando fácil modelar a maquete no 3ds max e vou seguir os conselhos dos colegas, porque parece que a maioria usa o 3ds max.
Isso não é bem assim ;) Caso não saibas a versão 2009 tb disponibiliza o idioma Português do Brasil :D e com uma template padrão com informações toda ela em português, se bem com alguns erros, mas insignificantes :) Eu pessoalmente uso o Revit + 3ds max porque formam uma simbiose perfeita e grande parte do meu trabalho é projectar maquetes e ai faço o bruto no Revit e depois importo no max onde vou aprimorando por assim dizendo o que o 3ds faz melhor :) Mas tb concordo com o Grasiano, no que refere a curso de modelação dispobilizado aqui na comunidade 3d1 :) é uma mais valia se quer apenas dedicar-se ao 3ds max, mas uma coisa é certa o processo é moroso embora com resultados excelentes, mas não é á toa que muitos utilizam revit mais o max, pois desenhas com muita rapidez no revit e podes alterar qualquer coisa apenas digitando um valor, coisa que no max nem sempre podes fazer o que te queima algum tempo (ai vem o stress hehe), é as tais vantagens que refiro da tecnologia BIM, que aparentemente muitos parecem desconhecer. Boa sorte na escolha e que seja a mais adequada para si Bom Carnaval :D
Eu entendi, obrigado. Mas o revit é para o arquiteto projetar e eu quero fazer maquete que já foi projetada, preciso modelar com janelas e portas no padrão do Brasil. Quero fazer cascatas em piscinas com partículas, folhas no chão do jardim e estes detalhes artísticos que o max faz.
São Paulo Futebol Clube
"Alberto Rodrigues" disse: Eu entendi, obrigado. Mas o revit é para o arquiteto projetar e eu quero fazer maquete que já foi projetada, preciso modelar com janelas e portas no padrão do Brasil. Quero fazer cascatas em piscinas com partículas, folhas no chão do jardim e estes detalhes artísticos que o max faz.
Mas isso são os tais retoques de que falei acima de que se faz utilizando e muito bem o max :), ai tudo bem é uma escolha sensata, mas não te esqueças do mais importante o bruto, paredes, pavimento, portas/janelas, terreno, Murete/Guardas/Vedações/Mobiliário/Colunas/Piscinas, etc (...) Básicamente fazias isso num instante a partir do Revit, ou seja importas um fiheiro DWG com a planta feita e desenhas por cima e em meros e rarissimos minutos, tens o Edificio pronto para ser exportado em FBX e importares no max para os tais retoques que desejas. Fica apenas uma opinião. Cumpr´z[/i]
O que o cesarita está tentando dizer é que você pode tentar usar o revit pra fazer a parte mais bruta e da alvenaria no Revit e deixar a parte mais artística pro 3ds max. Se for isso mesmo, até que não é má idéia... mas eu só não faço isso pra não ter que aprender mais um programa. Se continuar assim, daqui a pouco estou estudando 8 horas por dia e trabalhando 2...
Always Outnumbered, never outgunned! 3daulas.wordpress.com - Em construção.
Obrigado pelas respostas, aqui as pessoas se interessam mesmo pelas mensagens dos outros. O [_Serial_] captou o que estava tentando dizer. Não quero ter que aprender dois programas para fazer o que um só faz. Se for para modelar em algum programa mais fácil eu usaria o sketchup, que é mais prático e mais amigável do que o revit. O sketchup é para maqueteiro do jeito que eu quero e o revit é para engenheiro, quando o sketchup tiver as partículas, luzes e materiais que o max tem vai ser melhor que o max.
São Paulo Futebol Clube
Não sei se seria melhor que o max, mas faria muito bem o seu trabalho... rascunhos rápidos e descomplicados... O Google é poderoso e capaz de muita coisa, então não diria que é impossível, mas pelo menos por enquanto eu não vejo isso acontecendo rapidamente... Um abraço!
Always Outnumbered, never outgunned! 3daulas.wordpress.com - Em construção.
da uma olhada no site da grapho, procura por active 3d, é uma boa pedida pra vc que já domina autocad. um abraço
Jean Ribas

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717397.

Total de membros registrados: 143170

Últimos membros registrados: GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower, PRINTALPHA, Renan @Sales@Santos , OsanixCapsules45.

Usuário(s) on-line na última hora: 748

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.