Proxy e pau no render

Por: Tanatos  

Em: 11/03/2009 12:01

Bom dia pessoal, sou novo aqui no forum e estou com um problemão na mão. Antes de mais nada desculpe se já foi discutido este assunto aqui, e pareço preguiçoso em procurar, mas e que nao encontrei mesmo, ou as resposta apresentadas nao resolveram o meu problema. Peguei uma animacao de 1 tour... eh 1 loteamento onde a empresa vai fazer 10 casas iguais. Vai ter 1 vista aerea mostrando as casas por cima, depois a camera segue para porta de 1 das casas e faz 1 tour pela mesma mobiliada. Eu fiz 2 arquivos 1 apenas a parte externa sem mobilia e as 10 casas e outro da parte interna. Depois de tudo pronto, comecou os problemas. Apesar de estar pesado na view port consegui trabalhar com as 10 casas... dei 1 hide q resolveu por hora. mas gostaria de aprenda a fazer o PROXY no mental ray ajudaria nas 10 casas e telhado... procurei aqui no forum e nao achei como se faz, vi muitos comentarios falando que era otimo, mas nao aprendi fazer, para Vray ate tinha, pessal falou Clica aqui vai ali ... para Mental RAY faltou 1 explicação para detalhada para quem nunca fez. (talvez seja o sono me desculpem, mas hj eh quarta e estou desde domingo dormindo la pelas 4h e acordando cedo tentando resolver este e o problema q vem a seguir). Bom mesmo sem proxy, fiz uns teste de render, testei iluminação, mostrei o cliente... estava indo... AI QUE VEIO A BOMBA!!! Na hora de renderizar todos os frames... deixei de domingo pra segunda rendeziando os frames ... renderizou 1 ... 2 ... 3... ai fui durmir ... quando acordei tinha 7 frames renderizados, o MAX deu pau e fechou! E isto q tem acontecido, sempre renderiza alguns frames e o render trava depois, tentei usar o rendernet (BackBurner) porque assim se o render travar ele reiniciaria sozinho, porem sempre da um erro, nao lembro como escreve em ingles, mas seria ERRO INESPERADO. E NUNCA RENDERIZA nem 1 frame!!!! Jah resolvi problemas de textura. Usei alguns objetos prontos, entao poderia ter algum mateiaal Vray ... peguei o script de converter material do Vray para mental ray e usei na cena toda e nada aconteceu. Para ficar mais claro vou postar 2 imagens... e a config do PC QUAD q6600 4gb RAM Placa Video HD 4870 HD 500gb WIN VISTA ULTIMATE 64bits 3DS MAX 64bits Render Mental RAY OBRIGADO DESDE JÁ
Titulo editado. Cara seja muito bem vindo ao forum!!! Se voce esta usando sistema de 64 bits não vai precisar de proxy, mas se voce acha que mesmo assim precisa, então usa o max 2009 que tem ali na lista do painel criate, a opção de Mental Ray. Tem ali o proxy. mas voce vai precisar recolocar as texturas. O que pra uma casa me parece ser um baita trabalho. Abraço
Boa tarde Tanatos. É fácil usar o proxy, você entra no creat>mental ray>mr proxy, cria o box de arame na view e entra no modify. Lá você clica no botão none e seleciona o objeto que vai converter, depois clica no botão com 3 pontinhos no proxy file e escolhe onde vai salvar o arquivo do proxy. Depois você clica no write object to file. Ele vai gravar o arquivo e vai aparecer uns pontinhos dentro do box de arame, quando renderizar vai aparecer o objeto no lugar do box de arame. Se você usa 64 bits e está dando problema no render, o windows não está bem configurado. Olha este tópico: http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=35512&highlight=memoria
Grasiano e Malcon, Muitissimo obrigado pelas respostas... chegando em casa eu vou seguir os conselhos q deram e ver se resolve meu problema, depois posto novamente dando 1 retorno para vocês
Com agora esta dando outro erro que vou coloca la emcima no post... segui o tutorial que o malcon passou de colocar a memo virtual em tamanho maisor e igual o Min e MAX... segui outros conselhos aqui do forum de * Habilitar as opções: - Use placeholder objects - Conserve memory - Aumentar o memory limit de uso do mental ray - Diminir para 4 nos 3 valores do Trace Depth, eles vêm com 6 em cada. Coloque 4 no Max Depth, Max Reflections e Max Refractions. Faça isso também no Trace Depth que tem na ficha Indirect Illumination. porem deu o seguinte erro acima... Uma coisa que percebi ... antes de fazer as mudancas... abri o gerenciador de Tarefas enquanto estava renderizand o primeiro quadro a memoria chegou perto dos 4GB, apos terminar o render da primeira frame começou o proximo e a memoria continuou alta. Esta correto isto? O render vai usar as informacoes q estão la ou vai so aumentando o consumo? Outra duvida olhando o tempo de render ... esta normal eh por ai mesmo 1 min - 2min por aquele frame q viram la...?
Eu não saco de animação, mas já tive muitos problemas com cenas grandes e falta de memória. Fora o que você falou faltou o mais importante, mudar para BSP2 na aba renderer. É o BSP2 que descarrega a memória em cenas grandes. E em vez de aumentar o memory limit você tem que diminuir, pra não deixar usar tudo. Também tem que diminuir o bucket de render pra enviar menos info para processar.
UERJ
ALELUIA IRMAOS!!! Agora esta renderizando normal... vamos as etapas Segui o topico indicado pelo pelo MALCON, depois encontei outro topico relacionado a memoria (JURO QUE NUNCA IMAGINEI QUE 4 GB DE MEMORIA NAO SERIAM SUFICIENTES PRA RENDERIZAR, UMA CENA QUE NAO PARECIA TAO COMPLEXA) que segue abaixo: http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=28422&start=0&postdays=0&postorder=asc&highlight=limpar+memoria+apos+render Fiz 2 mudanças 1 aleatoria ele diz pra usar BSP ... meu Mental ray jah estava, mas ele diz q tem q saber configurar direitinho... tem la BSP2 que nao tinha config, entao usei este. a Segundo foi o Bucket padrao ele disse para reduzir do padrao, 18, e colocar 12 ... ate ai renderizei foi 2 cenas e deu pau como relatei acima... depois coloquei 8 neste campo e fechei a janela que apresenta o andamento do render... 11 horas de render da animacao sem pau. Obrigado a todos que colaboraram, por compartilharem o seus conhecimentos, e VIva ao 3D1, vida 3DS MAX!!!
Poxa Robson, eu segui sem saber justamente o q vc falou tirando o memory limit que lasquei 6000 (se ele mandou colocar 3000 em quem tinha 2 GB... eu fui na proporcao) eu deixei este topico aberto e fui durmir, entao quando postei a mensagem acima nao tinha visto seu topico, mesmo assim obrigado... Você acertou em cheio o q faltava

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717397.

Total de membros registrados: 143168

Últimos membros registrados: OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower, PRINTALPHA, Renan @Sales@Santos , OsanixCapsules45, MedicGLPCapsules4565, Juanpqdt.

Usuário(s) on-line na última hora: 609

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.