Como tranforma as arvores em proxy.

Por: waldemar  

Em: 12/03/2009 20:18

oi gente, estou com um problema. depois que eu transformo um obj em proxy, eu copio ele e suas cópias, apesar de sairem no render, nao aparecem na viewport . fica invisivel... aparecem na lista de seleção por nome, e quando seleciono o cursor de mover funciona, posso move-las, mas nao posso ve-las. alguem sabeo q pode ser??? valeu!
Olá pessoal da 3d1... boa tarde a todos! :) dadorrodrigues: ai cara! tudo bem? me desculpe! só agora que vi o seu post...huahuahua! ;) sobre a sua pergunta em relação ao Shader "Is MI Object" é fácil, ele transforma qualquer objeto em primitiva do Mental Ray. Mas como é que ele funciona na prática, que é o que vc quer saber! vamos lá! 1a. passo: Primeiro de tudo crie um simples box com 5x5x5 em length segs, width segs e height segs. ok?? clique f4 para ver o modo wire+ smooth+ highlights. (FIGURA 01) 2a. passo: Agora depois de ter criado o simples box, acesse o painel Create<< mental ray<< mental ray shader e desenhe o gizmo do proxy na vista perspective mais ou menos do mesmo tamanho do box. Não precisa ser exatamente do mesmo tamanho do box porém deve ser mais ou menos do mesmo tamanho.(FIGURA 02) 3a. passo: selecione o gizmo do mr shader proxy criado na vista Perspective e em shader<< clique no botão "None" e escolha o shader "Is my object". Automaticamente o shader é adicionado no botão "None" do mr shader proxy. (FIGURA 03) 4a. passo: Clique no shader "Is my object" no parâmetro mr shader proxy e o arraste no material editor do Max com a opção Instance habilitada, pois qualquer modificação no shader Is my object pelo material editor passará a ser modificada automaticamente e instantaneamente no mr shader proxy no painel Create do Max. (FIGURA 04). 5a. passo: Depois do material copiado com a opção instanceada no material editor do Max, vc terá acesso a todas as configurações e parâmetros do shader "Is my object", podendo modificar vários parâmetros e definir qual objeto irá ser computado como geometria Proxy (primitiva) pelo Mental ray. 6a. passo: No primeiro parâmetro do shader "Is my object" vc tem o botão None, clique nele (None) e depois clique no box01 que automaticamente ele fará a conversão para proxy pelo Mental ray. (FIGURA 05) 7a. passo: O mais legal de tudo é que vc pode definir por objeto agora e não controlado mais pelo samples da ficha do MR, pelo menos para o box01; por padrão o minimum samples vem com zero (0,00) e o maximum samples vem com 1,00; vc pode modificar esses valores ao seu bel prazer, lembrando somente que tanto o minimum como o maximum samples os valores só vão até 5,00. Vc pode modificar o mapa de FG e salvar esse mapa no seu HD com as configurações de samples definidas por vc para o objeto. ( no nosso caso o box01). Vc também pode controlar individualmente o max. displace por objeto (cuidado com estes valores, geralmente coloque 50,8 cm)---->> ESTOU TRABALHANDO NA ESCALA EM CM, pois é melhor para configurar os valores numéricos dos shaders do MR,pois não ficam próximos de serem zerados com a escala em cm; definindo o valor no max displace que não pode ser um valor muito alto ou muito superior a 50,8 cm e habilitando a opção Modify, vc pode modificar esses valores no painel do material que o render automaticamente irá renderizar o valor modificado por vc. Também pode modificar o Ray offset pela superfície do material, definindo o distanciamento dos raios pela superfície do material, o bounding box, o motion bounding box, o tipo de geometria do material dentre muitas outras coisas legais que esse incrível shader faz. Esse shader é incrível mesmo; ainde bem que o mestre André Vieira disponibilizou ele aqui para todos da 3d1; para quem trabalha com MR é uma mão na roda; ajuda e muito, principalmente se tiver uma cena pesada ok?? Espero ter ajudado com esse mini tutorial... ;) abraços e até a próxima! __________________________ [i:8b3e72ec9d]"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...[/i:8b3e72ec9d]
desculpe danilo mas nao entendi ainda e depois de convertido?? abraçao
Olá pessoal da 3d1... boa tarde a todos! :) dadorrodrigues: ai cara! tudo bem? bem! depois de convertido vc pode brincar com o box definindo os samples por material que vc deseja a seu gosto, o tipo de geometria, salvar o mapa de FG separado por objeto com as configurações dos samples de FG definidos pela ficha do MR, vc define quanto de max. displace vc quer para o objeto, controlado independente. Imagina vc fazer um gramado ou qualquer área verde com displacement! vc poderia por exemplo controlar o max. displace por objeto e não pela ficha do MR, dentre muitas outras opções cara. Espero ter ajudado; para vc ter uma resposta brilhante até convencê-lo 100% mesmo...hehe, então quem poderia te responder essa pergunta com total conhecimento seria o mestre André Vieira ok?? Abraços! ;) ps: manda um e-mail pra ele que o mesmo te dá ótimas dicas desse shader ok? __________________________ [i:fc2e30d703]"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...[/i:fc2e30d703]
danilo_icf é q teoricamente achei q iria ter uma copia do box no render e nao ocorreu entende
Posso até estar falando bobagem mas o Danilo confundiu as coisas, o shader Is my object converte objetos para primitivas do MR para poder fazer configurações do render individuais para aquele objeto, não é proxy. NO max 2009 tem proxy de verdade para "duplicar" varias vezes o mesmo objeto sem pesar na view port do max, esta no painel creat/mental ray nas versoes anteriores para fazer proxy voce tem que usar shaders mais ou menos como o is my object. Acho que é isso, hehehhe Abraço
Grasiano sabe qual shader faz suspeitei disso q vc falo mesmo aBRAÇO
Ai dado agora voce me pegou, não lembro. Mas no max 2009 ja tem no proprio programa. Abraço
pois é rapaz é que eu tenho o 2008 aqui, vou ter q pensar em upgrade rss abraço :-P
Olá pessoal da 3d1... boa noite a todos! :) Quando se fala em "proxy" quer dizer que ele oferece recursos para otimizar a cena. A opção de transformar o objeto em Mental Ray Primitive é feito com o Shader Is MI Object. Por exemplo, imagine você poder ajustar as configurações do Irradiance Map ou do Light Cache individualmente em cada objeto da cena?? Você pode fazer isso com o Final Gather(FG) do Mental Ray , então, pode usar valores mais baixos em objetos de fundo ou menos importantes e usar valores altos nos objetos principais, que têm maior influência na cena, isso de certa forma é proxy Grasiano porque deixa o render leve, proxy não é só deixar a malha leve não, é deixer o render também leve, até onde eu sei, porque de nada adiante ter um objeto com proxy e no render colocar 800/ 900 samples de FG com um simples box!! o render irá ficar aburdamente pesado! proxy é um conjunto de configurações, não só da malha mas da otimização das configurações do render também. Só com isso o gasto de memória e o tempo de render caem absurdamente, além do controle absurdo que tem sobre a cena. Este mesmo recurso pode ser usado para controlar individualmente muitos outros parâmetros do render, como reflexo, Photons, Antialiasing e muito mais. Nesse caso que citei anteriormente com certeza não daria para fazer em árvore não; o "Is my object" é só para controlar os parâmetros de samples, refexos e outros parâmetros mas não otimizar a malha para ficar leve!! pelo menos no Max 2008. O caso do nosso amigo e colaborador "dadorrodrigues" teria que usar os recursos do Max 2009 que vêm com proxy embutido para deixar leve a geometria da árvore 3d na viewport.Se é isso o que ele queria saber!! Porém acho que sinceramente não precisa, pois o Mental ray tem o recurso próprio de proxy embutido na sua ficha, basta habilitar as opções de "Use placeholder objects", "mental ray map manager" e o "conserve memory". Isso já é uma forma de proxy, pois como falei anteriormente proxy não é só deixar a malha leve, é deixar todo um conjunto (objeto+ render) leve ok?? Existem vários Shaders que fazem isso, os mais comuns são o "Ray Type" e o "Ctrl Rays". O Mental Ray ainda oferece a possibilidade de "Proxy" com texturas, se você usar uma textura de 500 MB no V-Ray , vai travar na hora do render. No Mental Ray você pode usar uma textura de 10 GB que não vai travar, mas tem que transformar em Mental Ray Map, que é o formato de imagem próprio do Mental Ray . Até aonde eu sei é isso! mais vamos esperar alguém mais experiente falar em "proxy" ok?? abraços a todos...vlws! __________________________ [i:90b4d07cc0]"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...[/i:90b4d07cc0]

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 712864.

Total de membros registrados: 140094

Últimos membros registrados: evertontarik, Zoitquim, forcexköpa, LUCAS.LUUZ, bia.passos, nataliaoliveira, patoamaral, amandarodrigues.

Usuário(s) on-line na última hora: 633

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.