Olá pessoal da 3d1... boa noite a todos! :) Quando se fala em "proxy" quer dizer que ele oferece recursos para otimizar a cena. A opção de transformar o objeto em Mental Ray Primitive é feito com o Shader Is MI Object. Por exemplo, imagine você poder ajustar as configurações do Irradiance Map ou do Light Cache individualmente em cada objeto da cena?? Você pode fazer isso com o Final Gather(FG) do Mental Ray , então, pode usar valores mais baixos em objetos de fundo ou menos importantes e usar valores altos nos objetos principais, que têm maior influência na cena, isso de certa forma é proxy Grasiano porque deixa o render leve, proxy não é só deixar a malha leve não, é deixer o render também leve, até onde eu sei, porque de nada adiante ter um objeto com proxy e no render colocar 800/ 900 samples de FG com um simples box!! o render irá ficar aburdamente pesado! proxy é um conjunto de configurações, não só da malha mas da otimização das configurações do render também. Só com isso o gasto de memória e o tempo de render caem absurdamente, além do controle absurdo que tem sobre a cena. Este mesmo recurso pode ser usado para controlar individualmente muitos outros parâmetros do render, como reflexo, Photons, Antialiasing e muito mais. Nesse caso que citei anteriormente com certeza não daria para fazer em árvore não; o "Is my object" é só para controlar os parâmetros de samples, refexos e outros parâmetros mas não otimizar a malha para ficar leve!! pelo menos no Max 2008. O caso do nosso amigo e colaborador "dadorrodrigues" teria que usar os recursos do Max 2009 que vêm com proxy embutido para deixar leve a geometria da árvore 3d na viewport.Se é isso o que ele queria saber!! Porém acho que sinceramente não precisa, pois o Mental ray tem o recurso próprio de proxy embutido na sua ficha, basta habilitar as opções de "Use placeholder objects", "mental ray map manager" e o "conserve memory". Isso já é uma forma de proxy, pois como falei anteriormente proxy não é só deixar a malha leve, é deixar todo um conjunto (objeto+ render) leve ok?? Existem vários Shaders que fazem isso, os mais comuns são o "Ray Type" e o "Ctrl Rays". O Mental Ray ainda oferece a possibilidade de "Proxy" com texturas, se você usar uma textura de 500 MB no V-Ray , vai travar na hora do render. No Mental Ray você pode usar uma textura de 10 GB que não vai travar, mas tem que transformar em Mental Ray Map, que é o formato de imagem próprio do Mental Ray . Até aonde eu sei é isso! mais vamos esperar alguém mais experiente falar em "proxy" ok?? abraços a todos...vlws! __________________________ [i:90b4d07cc0]"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...[/i:90b4d07cc0]