Como tranforma as arvores em proxy.

Por: waldemar  

Em: 12/03/2009 20:18

eu realmente nao sei como vcs renderizam tantos poligonos, tenho um quad com 8 gb de ram, converti uma arvore em proxy do mental no max 2009, fiz um plane e distribui 30 arvores iluminadas com mr sun, nao deu 800 mil poligonos e ja travou.... com final gather no draft em 1024x768... tentei ligar o palceholder, conserve memory.... bla bla bla...... tudo a mesma coisa.... ou alguem é mágico ou nunca testaram realmente... e outra, nao consegui distribuir com scatter... tem que primeiro distribuir com scatter o objeto antes de ser convertido em proxy? ou posso distribuir direto o proxy? quando tento direto com o proxy o scatter nao fica disponivel... ta dificil usar esse proxy do mental satisfatoriamente....
Jean Ribas
Olá pessoal da 3d1... boa tarde a todos! :) jean ribas: ai cara! tudo bem? sobre a sua pergunta vc já está começando a trabalhar nessa sua cena errado. Porque vc está usando os presets do Mental Ray, um usuário experiente no Mental Ray nunca usa os presets do render. A Autodesk colocou aquilo ali para facilitar a configuração dos valores por parte dos iniciantes, vc não tem que bater cabeça configurando aquelas fichas, só que muitos daqueles presets vem exagerados, principalmente o preset Draft, que é o que vc usa. O que é pior no Max 2009, pelo menos o que testei na máquina de um amigo, pois ainda estou usando o Max 2008, é porque se vc colocar o modo Custom, ele não vai no Max 2009, vc tem que setar os valores abaixo manualmente para depois converter para o modo Custom, isso é ótimo para usuários experientes mas ruim pra quem é iniciante, pois se não conhecer o que significa cada um dos valores não poderá mudar a seu bel prazer. Nunca use os presets do Mental Ray, configure aquelas fichas no modo Custom e entenda o que significa cada valor daquele, que garanto a ti obter muito mais resultados, e bem melhores também. Realmente se vc tem um quad core com 8,00 gb de RAM e não está conseguindo renderizar essas árvores, está tendo alguma coisa errada ai, pode ter certeza. Primeiro de tudo para vc renderizar toda essa cena recheada de árvores vc tem que estar com a opção BSP2 na ficha do Mental ray. O BSP2 fica na Guia Renderer > Rendering Algorithms > Ray Tracing > Raytrace Acceleration. Segundo o manual do Mental Ray , se estiver usando o Max 2009 e sua cena tiver 1.000.000 de polígonos ou mais, é recomendável usar o BSP2. Com o Mental Ray vc cria o proxy primeiro e distribui normalmente com os sistemas do Max que fica igual, dá pra colocar mais de 5 milhões de polígonos também. Dá para o proxy ser animado, dá pra trocar texturas, dá pra usar displacement e muito mais recursos. Geralmente nos testes que eu fiz na máquina de um amigo que usa o Max 2009, fiz um teste com 15 milhões de polys no max 2009 com windows 32 bits e renderizou rápido com proxy. É uma pena que eu ainda não tenha o Max 2009, porque se não fazia um teste de proxy com scatter e ia te mostrar, testei na máquina de um colega que usa o Max 2009 e deu perfeitamente. Até onde eu testei e me lembro vagamente, vc tem que salvar o proxy clicando no botão "Write obect to file".Depois de salvo o proxy no seu HD, vc o abre e muda o display aonde tem escrito "Viewport vertex" e nesse campo vc define a quanidade de proxys que quer duplicar ok?? Embaixo desse campo tem as opções de Rendered tri`s---->> SHOW POINT CLOUDS (mostra os proxys como vértices) e a opção--->> SHOW BOUNDING BOX (mostrar os proxys como simples boxes). Ainda tem uma ficha do proxy chamado "Animation support" para fazer animação em tempo real com o proxy do Mental Ray. Use as otimizações da ficha do Mental Ray, habilite o "use placeholder objects" para ler o objeto só quando o bucket de render passar em cima dele, habilite o memory limit, e se vc tem 8,00 gb de RAM tem que colocar 12.000 no campo do memory limit. Desculpe se não pude o ajudar mais. Assim que migrar para o Max 2009, irei fazer um teste e lhe mostrar ok?? ;) Um grande abraço e boa sorte...vlws! __________________________ [i:63d1359a75]"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...[/i:63d1359a75]
"tiagodmed" disse: Com o Particle flow vc faz misérias, vc pode ter quantos tipos diferentes de arvores quiser, imagine uns 10 tipos diferentes de arvore distribuidas pelo terreno aleatoreamente. Isso é a coisa mais simples que pode ser feita com ele. Existe um script aqui que pode resolver esses problemas, na verdade é um macroscript, então deve ser colocado no local correto (C:\Program Files\Autodesk\3ds Max 2009\ui\macroscripts), para achar ele no max, basta ir no menu Customize> Customize User Interface, na aba Toolbars em categoria procure bobo_s Tools, vai aparecer Uma Action chamada BakePFlow2Obj, basta arrastar para um menu do max e pronto, esta instalado o macro script. Link do script> http://www.scriptspot.com/bobo/mxs2009/pf2mrproxy/BakePFlowToObjects.zip Para configurar o pflow pra distribuir os objetos segue um tutorial da 3dtotal> http://www.3dtotal.com/team/Tutorials_3/video_particlefoilage/foliage.asp OBS. como o pflow não distribui o mr proxy, vc configura o pflow exatamente como mostra no tutorial, porém quando vc tiver que selecionar o objeto a ser distribuido, vc não seleciona nada, a seleção vai ser feita com o script. Pronto é isso, simples e fácil
Isso Foi discutido noutro tópico bom proveito :seila:
Nossa Danilo, vlw msm meu!! Ótima explicação, me esclareceu muita coisa!!
UERJ
VINICIUS GIANELLI, no vray vc clica com o botão direito e no menu aparece o utilitário para converter o objeto em proxy.
V-Ray 1.5 Addict
po cara o preset draft, como o proprio nome diz tem valores modestos nas configuraçoes... alguem se habilita a fazer um render pesado com proxys do mental? com uma maquina normal... eu to com todas as configuraçoes corretas, e nao passa de um milhao de poligonos e de jeito nenhum funciona com o scatter...
Jean Ribas
Boa noite. Jean, vc ligou o use placeholder objects e principalmente mudou para bsp2 no raytrace aceleration? Não funciona sem mudar para bsp2. Vc fez cópias do proxy como instance em vez de copy?
mudei sim cara, baixei até os valores da sombra na sun, coloquei material sem reflexao nenhuma nas arvores, cheguei até criar uma partição no hd só pra memoria virtual... as copias sao todas em instance tb... enfim... ou eu to fazendo alguma coisa errada nao criação do proxy, oque acho dificil pq é muito simples, nao tem segredo nenhum... ou tem algum outro problema... mas valeu
Jean Ribas

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 712714.

Total de membros registrados: 139992

Últimos membros registrados: nunosb2025, paulamirela, doug_assilva, Anthonyjright, barbaraboava, Nourix96, rusaealschadar, nourixhinta.

Usuário(s) on-line na última hora: 768

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.