renderização com mental ray

Por: giovane  

Em: 19/03/2009 22:37

Aih galera, Estou fazendo alguns testes de uma cena externa usando mental ray e tenho algumas dúvidas. Tomo como base os tutoriais de "Global Ilumination" e "Physical SKY e Day light". A dúvida é a seguinte: Não consigo visualizar os photons quando habilito o mental ray, a cena fica escura com o céu claro. Álguém pode me esclarecer isto? Valeu.
Voce está com o Final Gather hablitado ? Voce até pode usar o G I para cena externa, mas eu acho que é melhor só com Final Gather e o Daylight
Olá pessoal da 3d1...boa noite a todos! :) giovane: a cara! tudo bem? SEJA BEM VINDO A FAMÍLIA 3D1; ESPERO QUE PARTICIPE BASTANTE CONOSCO E QUE GOSTE MUITO!! ;) sobre a sua pergunta com relação a MENTAL RAY(MR) todos nós na verdade aprendemos que é interessante usar somente o mapa de FG para cenas externas, porém isso não é uma regra que não possa ter uma exceção. Na verdade o correto, correto mesmo seria usar o conjunto GI+ FG para cenas externas assim como se faz em cenas internas. O grande problema de usar GI em cenas externas é que exige um grande conhecimento por parte do artista gráfico para configurar os photons do GI com muito mais precisão, sem falar que tem que ter um parâmetro para o tamanho do radius do GI, e que parâmetro seria esse?? Para cenas internas aonde tem vão ou aberturas por onde entra luz fica fácil porque é só colocar uma esfera do tamanho da abertura e medir o raio da mesma; o mesmo raio da esfera será o mesmo valor do radius do GI. O render fica bem mais pesado usando somente o FG! seria interessante usar uma dosagem de GI+ FG para cenas externas pois com o uso dos photons do GI aliado ao FG deixaria a cena como um todo bem mais leve do que só usar o FG. Porém nesse seu caso em específico seria interessante vc usar somente o FG e deixar o conjunto FG+ GI somente para cenas internas ok?? Um grande abraço e espero ter ajudado...vlws! __________________________ [i:1fbb4bfdff]"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...[/i:1fbb4bfdff]
Bicho, não usa photons em externas, liga o FG, bota uns 3 no bounces e preset low ou medium. Só isso msm, põe o daylight na cena e liga o exposure com o preset outdoor daylight. Sem mudar mais nada já fica bom. Pra cena interna é mais complicado.
Deus é maior!
Valeu galera, muito obrigado pela atenção de vocês, as dicas foram bem valiosas, já deu uma luz. Vou fazer os testes, assim tiver pronto mando as imagens pra vocês analisarem. Um abraço a todos
E aih galera, estive ausente por uns tempos mas já estou de volta. Fiz alguns testes com as dicas que o pessoal do forum me passou. tah aih o resultado. tenho ainda algumas dúvidas como: não consigo ajustar a iluminação para que o céu apareça melhor, dependendo da hora que coloco no daylight ele fica totalmente branco. Algumas áreas parecem um pouco escuras, como na garagem. Bem, no mais, gostaria que me auxiliassem a melhorar estas imagens pra deixar um render mais realistico. Valeu galera.
e aih galera, enviei algumas imagens com dois trabalhos que fiz e gostaria da avaliação do pessoal do fórum. Ainda tenho muito que melhorar. A contribuição da galerá é importante. Valeu.
A primeira imagem está muito serrilhada, aumenta o sampling quality.
O AA está muito baixo msm. Pra teste usa min 1/4 e max 4. Pra render final usa min 1 e max 16. Estuda mais os materiais. Vc está usando o material arch&design?
UERJ
Obrigado robson e rodrigo pelas dicas, vou fazer alguns testes. Outra coisa, como faço para melhorar a visualização do céu, dependendo do horário do daylight o céu fica inteiro branco. Mais uma vez, obrigado

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717378.

Total de membros registrados: 143161

Últimos membros registrados: Juanpqdt, Janaavijh, OricleHearingAid435, Micheander, Niotrox7 , Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45.

Usuário(s) on-line na última hora: 378

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.