Como Colocar Paisagismo e Ñ Dar Erro de Memoria ??????

Por: agb  

Em: 24/03/2009 09:39

Como Colocar Paisagismo e Nao Dar Erro de Memoria Na Hora de Renderizar Qual Os Procedimentos Pra Que NÃo de Erro No Meu Arquivo e Consiga Chegar Ao Trabalho Desejado..por Favor Pessoal...como Deixar As Plantas Flores Arbustos ...mas Leves ???? e Sem Poblema Pra Renderizar ...obrigado
Tranforma em proxy. No vray vc clica com o botão direito no objeto que aparece a opção do proxy
V-Ray 1.5 Addict
Usa o VUE que é a melhor coisa, ele cria muitas árvores na cena sem pesar e cria céu, nuvens, iluminação, terrenos, tudo dentro do max, é sensacional.
UERJ
Tudo bem AGB? Olha, em primeiro lugar voce deve se perguntar o motivo do erro, de fato ele nao e causado por um paisagismo, mas sim por qualquer sobrecarga que venha a complicar o calculo do render. Nesse caso especifico creio que seja pelo numero de faces, geralmente esses modelos prontos que encontramos são bem "pesados", os conhecidos evermotion sao bem detalhados o que os tornam inviaveis para alguns usos. Para fazer uma vegetação como de floresta eu vejo o VUE como a melhor solução, mas para um paisagismo mais ornamental existem outras formas e softwares... voce pode usar blocos como o proxy, ou programas como o onix. Vale lembrar tambem que o problema pode estar no seu micro, pois como ja diria o Andre, voce tendo o conhecimento e sabendo fazer, o render pode demorar 10 dias, mas no final ele renderiza e nao da erro. Aqui no forum tem muita dica de como configurar o soft como o OS para te darem uma melhor plataforma de trabalho. Ate mais
olha só , vue e 3d max...
Eu tambem ando a pesquisar pela net e aki pelo forum ,o que usar para uma cena que já tenho feita ,sobre uma auto-estrada na montanha em que vou querer muita vegetação .primeiramente estava a pensar em usar Forest Pack Lite ( é free),mas rapidamente mudei de ideias porque quero fazer um video e talvez é melhor não usar este plugin porque usa marioritariamente planes. Agora estou a pensar no onix tree parece leve(concerteza não tanto como o Forest),terei que que importar para o 3d max e depois fazer a distirbuição scatter . O que me aconselham para criar uma zona de vegetação montanhosa no Max2009? -O vue -SpeedTree, Onyx, X-Frog -Forest Pack Lite
Os erros de memória não são exclusivos de vegetação, elas costumam dar problemas pq geralmente a malha é muito pesada (principalmente quem costuma usar os modelos da evermotion). Existem alternativas muito simples que são fáceis de resolver esses problemas. Se vc vai usar menos de 5 árvores na cena até da pra tentar encarar um render sem alterar nada, mas se nem com isso renderizar então vc deve começar um processo de otimização da cena. Reduzir a quantidade de poligonos é algo que sempre ajuda, pode-se usar o multires ou o prooptimizer, objetos que estão mais distantes da camera podem ter a malha bem mais otimizada, ou então objetos pequenos que não mostram muitos detalhes. Por ex. é legal ter uma roseira que tem até os espinhos no modelo, se essa roseira estiver em primeiro plano e precisar de destaques ai bz, mas se ela estiver no jardim a mais de 2 metros da camera, tira fora tudo isso e otimiza a malha. Outra coisa que exige muito é o displacement, uma boa alternativa é reduzir a qualidade (resolução) do displacement e usar normal map para compensar essa falta. Materiais com samples altos demais e sem necessidade, os valores padrão de samples normalmente estão entre 6 e 8, então basta usar a lógica para deduzir que valores acima de 20 são exagerados. As sombras tb tem samples e a regra é a mesma dos materiais. Em cenas internas normalmente se usa muitas luzes do tipo area para suavizar e homogenizar a iluminação, luzes areas são realmente pesadas, uma boa alternativa para não precisar usar tantas luzes e reduzir o tempo do render é utilizar a técnica de Linear Workflow (LWF) ou gamma 2.2 Voltando a falar em vegetação, grandes áreas de florestas por ex, é um problema realmente grande maior até que a cena, hehehe. Nessas situações as plantas realmente não precisam ter uma geometria complexa, a malha deve ser extremamente otimizada. Não tem sentido nenhum vc ter uma árvore com a malha hiper subdividida se ela vai estar longe da camera. Aliado a isso que falei ainda temos os recursos de proxy que são de grande ajuda. Alguns plugins como o treestorm já trabalhão com esse conceito, e recentemente temos o vue. Mas notem, todas as alternativas que apresentei foram para tentar resolver o problema dentro do max, com coisas que geralmente deixamos passar batido. Agora fora do max o que mais pode ser feito para melhorar o desempenho para o render? - Usar sistema operacional 64 é imprescindível (é claro que a máquina deve ter essa plataforma e o max tb deve ser 64) - Ajustar manualmente as configurações de memoria virtual. Se vc já vai estar usando os recursos da máquina ao máximo e ainda ter que deixar o windows gerenciar isso, ai pesa mesmo. Sobre esse assunto o Zulmar postou um tópico muito bom sobre o assunto, é só procurar na seção de grupos de estudo e colaborações, se alguém tiver o link a mão já posta aqui ;) Bom isso são dicas básicas e que funcionam para melhor os problemas de falta de memoria.
Para grandes áreas de vegetação o VUE é o melhor.
obrigado tiago e Vladis s Tiagodmed eu trabalho com o max à pouco mais de 2 anos e realmente para fazer um cena bonita e rapida passa por ter um bom pc e saber optimizar e configurar bem com o windows. Mas estando limitados é preciso realmente criar tacticas de redução de polignos ao longe, o contrario acontece ao perto que é necessário muitos detalhes para ficar uma cena realistica. O que eu quero é uma cena bem montanhosa com muitas árvores,mais de 2000.Ainda estou confuso vou pesquisar mais sobre os recursos da proxy e mais tarde postarei a decisão final.
"dino.lopes" disse: obrigado tiago e Vladis s Tiagodmed eu trabalho com o max à pouco mais de 2 anos e realmente para fazer um cena bonita e rapida passa por ter um bom pc e saber optimizar e configurar bem com o windows. Mas estando limitados é preciso realmente criar tacticas de redução de polignos ao longe, o contrario acontece ao perto que é necessário muitos detalhes para ficar uma cena realistica. O que eu quero é uma cena bem montanhosa com muitas árvores,mais de 2000.Ainda estou confuso vou pesquisar mais sobre os recursos da proxy e mais tarde postarei a decisão final.
Quanto a objetos hiper detalhados, ai sim a solução realmente é proxy. Agora se o que vc quer é fazer arvores em montanhas, então vc não tem nem que ficar esquentando a cabeça. Pq uma montanha vai estar a km de distância da tua camera. A não ser que vc vai estar fazendo um voo de helicoptero sobre essas montanhas. Como elas vão estar muito longe, vc não vai usar modelos 3d de arvore, vc pode modelar a sua montanha e aplicar uma textura de floresta, e ai usar um displacement pra dar a variação. Isso pra fazer em 3d, mas sinceramente, acho uma grande perda de tempo, o melhor nesses casos é fazer com matte painting. Se vc quiser pesquisar, pesquise sobre isso ;) Eu liberei esse material a um tempo atraz, ai ta o link: http://rapidshare.com/files/216220590/Floresta_pinheiros.zip.html http://www.vray-materials.de/all_materials.php?mat=1065 Vou te deixar um questionamento agora. Vc realmente acha que em filmes (tipo o senhor dos aneis) aquelas paisagens mirabolantes são todas em 3d? Leia esse tópico de cabo a rabo que vc vai entender o que estou falando ;-)http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=17634

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717389.

Total de membros registrados: 143165

Últimos membros registrados: PRINTALPHA, Renan @Sales@Santos , OsanixCapsules45, MedicGLPCapsules4565, Juanpqdt, Janaavijh, OricleHearingAid435, Micheander.

Usuário(s) on-line na última hora: 672

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.