Parede ou teto brancos puro

Por: Bruno  

Em: 26/03/2009 21:17

Eu tenho esse projeto, onde a ideia é usar GI na cena, ma smesmo assim criar um teto branco puro, que nao receba a mesclagem das cores. Neste caso, ele esta recebendo principalmente a cor do chão, que é bege. Pra conseguir essa imagem, eu fiz um material branco no teto, e aumentei a auto iluminação. Ficou bem mais claro. Mas nao esta da forma que desejo. Também configurei os shaders, com o photon basic, coloquei no specular e no difuse tudo preto (do chão) ou seja, ele nao vai emitir photons coloridos na cena. Mas ainda sim, se eu nao uso a auto iluminação, o teto fica bem bege, de fato os recursos do photon basic quase nao geram resultados. Como posso fazer para conseguir o branco purom que eu vej em algumas maquetes aqui do forum geralmente nas paredes e no teto.
Oi Bruno, tudo bem? Voce nesse caso vai ter que aplicar no piso o shader "mr Raytype Switcher", voce vai ter que destravar ele no "production_max.mi", voce aplica ele no difuse do A&D e no "Eye Rays" voce poe a textura do piso ou a cor, dai no FG Rays e Photon Tays vai ter que por a cor a qual voce quer que ele gere este efeito, no seu caso branco. Se esse material for refratado po outro ou refletido voce tera que compor tambem esses slots, caso contrario vai ficar preto nesses efeitos. Esperto ter ajudado!
O certo é ter o color bleeding, se não vai perder realismo. Vc está usando photons + fg na imagem? Se estiver só com FG o photon basic no material não vai mudar nada, ai tem que usar o raytype switcher. Mas também não está certo usar só FG em cenas internas. E se vc tirar o gi do chão a cena vai ficar mais escura do que era pra ser, e o teto vai continuar recebendo gi dos outros objetos, se tirar o gi de tudo ficará igual o scanline. Se for mudar o gi do piso com o photon basic, bota branco no diffuse e cinza no specular, pra fazer gi branco em vez de não ter gi.
UERJ
Pessoal, beleza? Confesso que nunca ouvi falar desse tal de "mr Raytype Switcher" Eu sempre configuto minhas cenas com Photom Map + Final Gather e as vezes do uma diminuida no Decay, pro GI Não Ficar tão forte. Em casos raros mecho tb no photom basic. Vou dar uma boa estudada nessas funções e ver o que acontece. Abração.
Kara, a sua parede esta refletindo, será q não é isso ? vc ta usando o mr photografic control ? abraços
Boa tarde. O raytype vem no max 2008 e 2009, mas está desligado. Editando o production_max.mi você liga
provavelmente a parede é um material AD só com cinza na cor.. ele vem como padrão com 0,6 de reflexão... na interna que eu to fazendo eu reduzi isso p/ 0,0 (p/ testar).. aí fica sem nada de reflexo.. ficou aparentemente bom... mas to com o mesmo problema no teto.. vou tentar decobrir onde é esse tal de color bleeding.. rs
chthome color blending fica no fg ;)
Me corrijam se estiver errado mas o color blending é na verdade o diffuse bounces
Olha eu tenho uma idéia q talvez não fique muito bom....mas dá pra tentar.... E se vc for nas propriedades do objeto (teto) e tirar a opção "Receive Global Ilumination"....bom...acho que vc ia ter um problema da falta de oclusão nos cantos....mas vc pode pintar um mapa no PS com os cantos mais escuros e aplicar no teto....sei lá...pode ser uma alternativa gambiarra q pode funcionar. Abraço, Sander

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717397.

Total de membros registrados: 143168

Últimos membros registrados: OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower, PRINTALPHA, Renan @Sales@Santos , OsanixCapsules45, MedicGLPCapsules4565, Juanpqdt.

Usuário(s) on-line na última hora: 751

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.