Iluminação em maquete recortada: externa ou interna?

Por: mlcalesco  

Em: 30/03/2009 00:39

E aí, pessoal! Antes de mais nada, queria parabenizar a galera toda e o site, porque a troca de informação entre todo mundo e a ajuda que se encontra aqui é do caneco. Tenho passado estes últimos dias lendo as mensagens do forum de maquete (até pra não falar besteiras) e já entendi um monte de coisas. Mas ainda tenho uma dúvida: em uma maquete que tem as paredes e o teto recortados da cena, pra mostrar o interior, como deve ser a iluminação: feita como se fosse para uma área interna ou faz pensando como cena externa mesmo? E se for iluminação externa, como eliminar algumas áreas que ficam escuras nos cômodos? Com algumas luzes setadas para ambient only? Valeu e obrigado desde já! :D
sempre tiv esta dúvida. Tive que fazer uma tenda p um evento e experimentei uma alternativa que pode ser util a todos... Como a tenda tem lona branca e refleta, quiz fazer tb Gi... Cortei a parte de cima da tenda a 1.60m mas naãp deletei... apenas fiz com que ela não fosse vista pela camera no render...e ficasse com backface culing ativo pra nã atrapalhar...fiz o mesmo para as estrturas da tenda e deixei tudo congelado, mas participando dos calculos, reflexões, etc... com iluminação de interior (no meu caso era noite mas tinha referencia do exterior Pretendo usar esta alternativa para outros cortes que fizer... Espero que seja util, abs, Marco Rocha
Oi Marco, acho que pode ser um caminho interessante. Vou tentar usá-lo. Ao recortar a parte de cima da cena, as luzes (que estão nesta parte) não são afetadas? A incidência delas também continua normal, assim como os objetos escondidos? Valeu. Abraço.
Só a camera não enxerga...tudo está lá...funcionou 100%. Pecebi que nas internas havia muito rebatimento de luz e no corte não.. Ou eu ajustava todas as luzes... Aí me ocorreu fazer este artifício. Pode ser que os feras daqui tenham sugestões melhores, mas pra o que eu precisava deu certo Abs, marco
Eu nunca fiz maquete assim, mas uso muito desligar o visible to camera de alguma parede em cômodos pequenos. Acho que daria um resultado melhor na iluminação se tivesse as paredes e o teto da maquete fechando cada cômodo. Então se cortar a parede e desligar o visible to camera da parte de cima e do teto, estas partes não aparecem no render mas são contadas na iluminação, não deixando a luz vazar nos outros cômodos. Nunca tentei, mas acho que daria certo.
UERJ
Pois é isso mesmo. Corto tb a sparedes, janelas......fisicamente elas estão lá, só não são visiveis p camera...
Me pareceu um caminho legal, porque tenho a impressão que dá pra fazer uma iluminação mais apropriada para a parte externa e ainda assim ter uma iluminação mais ajustada para a parte interna, e quando recortar a parte de cima da maquete provavelmente os dois ambientes ficarão com a iluminação mais apropriada para sua realidade, tanto a externa quanto a interna. Vale a pena tentar. Obrigado pela ajuda, Marco e Robson. Abração.
É cara, dá um trabalho recortar as paredes, janelas, portas, tem que texturizar tudo, msm o que não vai aparecer. Mas eu acho que é a solução que dá melhor resultado. Eu estava pesquisando sobre isso e vi uma outra técnica que as pessoas usam, algumas pessoas fazem sem as paredes msm e colocam luz omni com attenuation pra não deixar a luz ir muito longe. Mas desse jeito não daria pra fazer a iluminação externa na mesma cena igual o Milton falou. Acho que o jeito mais trabalhoso é o melhor.
UERJ
Eu estava dando uma olhada no CD do Mental Ray do site e pelo que entendi é que em maquetes recortadas geralmente se usa a iluminação como ambiente externo, fazendo a suavização das sombras e usando luzes como a IES sky, configurada para dar uma sombra com boa definição nos detalhes e suavizada, sem o uso de photons, como se reproduzisse um dia nublado, em que as sombras não têm os contornos nítidos. Mas vou estudar melhor isto e se tiver novidades conto pra vocês. Abraço.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717397.

Total de membros registrados: 143168

Últimos membros registrados: OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower, PRINTALPHA, Renan @Sales@Santos , OsanixCapsules45, MedicGLPCapsules4565, Juanpqdt.

Usuário(s) on-line na última hora: 596

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.