Iluminar apenas com Daylight System e SkyPortal

Por: Bruno  

Em: 21/04/2009 19:17

Beleza? Ainda estou estudando LWF + Gamma e DayLIght System + Spyportal. Nessa cena, eu tenho uma daylight system e 2 aberturas no cenario. Uma na janela a esquerdam que todos podem ver, e outra atraz da câmera, em cada uma tem o Skyportal. A Duvida é a seguinte. 1) Para usar DayLight System + Skyportal+ LWF E GAMMA, em uma cena interna eu devo renderizar apenas com o Final Gather eu devo usar o Mapa de Fotons + Final Gather. Probema do Mapa de Fótons é que demora horrorer para calcular, mesmo com apenas 150.000 fotosn na cena (que não é o suficiente). 2) Existe Possibilidade de eu iluminar bem a cena só com o sky portal e daylight system, sem ter que botar uma luz artificial interna no centro da cena, ou mesmo quem usa essas tecnicas, sempre coloca uma luz no centro para dar uma clareada? 3) Se eu modifico o controle de exposição (EV), a cena fica mais iluminada, mas as luzes perto da janela estouram.
Oi Bruno, tenho usado o sky portal com valores maiores pra compensar, mas em interior, como acontece em cinema, tem que ter o artifício de rebatedores e luzes adicionais na áreas mais escuras.. Pra usar mapa de photons é bom criar uma esfera em volta da cena com normais invertidas, pra limitar o alcance dos photons e salvar o mapa... mas numa cena dessas, com muita luz entrando pelas janelas dá pra ter só FG Mas é claro que com GI vc terá mais luz rebatida. Como meu computador é muito limitado , tenho que otimizar ao áximo a cena... tenho usado mesmo rebatedores... Painéis brancos pra rebater luz, ou fora da cena ou dentro, invisiveis para a camera... Notei que renderiza bem mais rápido do que com luzes fazendo este papel
Boa noite. A mr sun tem uma configuração para limitar a direção da emissão dos photons, ligando isso e mantendo o feixe na abertura da janela fica rápido e não precisa de esfera em volta. Não fica bom usar esfera em volta com daylight. Se a emissão dos photons está demorando é porque tem alguma coisa de errado na cena, qual é a configuração do material do vidro da janela? Pode ser isso. Um piso no chão em volta da casa ajuda a luz rebater e entrar pela janela. Procura por fotos no google de interiores em dias bem ensolarados, a iluminação na janela vai estar estourada, é assim com câmeras de foto ou vídeo. Não pode comparar com o olho humano!!!
vc tem razão, esqueci deste detalhe... mas mesmo assim comigo tb deu problema, talvez eu não tenha configurado bem este recurso de limitar os raios ou meu computadr mesmo que está nas últimas...rsss Estou sendo obrigado a usar macetes pra fugir do tempo de render
é cara ja percebi o mesmo problema ! apos varius teste percebi assim ! podemos resolver de diversar formas , porém 2 delas seriam as mais usadas entaum se usarmos somente daylight + sky portal a iluminação interna fica infusifiente entaum adicionamos uma omni com intensidade baixa para ajudar o gi interno ! e se nao usarmos essa omni teremos ke usar valor de photons altissimos e mesmo com o sample grande nao ira fechar e a cena ficará escura ! resultado = com a omni o render fica bem mais rapido vc pode fazer da seguinte maneira : crie a daylight + o sky , zere o valor de GI photons para essas nao gerarem o GI somente iluminar crie uma omni interna com intensidade bem baixa com o GI photons em 1,0 ! use somente a omni para gerar o mapa de photons ! e ilumine como queira sem photons ! isso fará com que a cena fique iluminada corretamente interna e com um tempo de render ótimo ! espero ter ajudado ! abraçs,...
http://cesar3d.wix.com/cesarcoelho3d
Pessoal beleza? Mais uma vez obrigado pela ajuda de todos. So vou poder testar essas tecnicas hoje pelas 10 da noite. De forma que pela 1 da madrugada posto os resultados, bem como o tempo de render. Abração.
Oi godon2004! Essa técnica que você disse é muito boa, mas é melhor usá-la na forma de iluminação antiga. O que ele está usando é o LWF, ou seja, ajustes com o gamma e mr exposure. Tenho certeza que dá para iluminar a cena só com Daylight e Skyportal. A claridade virá com o gamma e o controle de exposição. Se ficar muito escuro, é porque na vida real será assim também, já que essa técnica é fisicamente correta. Quanto aos estourados, tenta ajustar isso zerando o Highlight. Quanto aos photons, usa a dica que o malcon te falou. Deve te ajudar. Estou criando (meu primeiro) tutorial falando justamente sobre isso, onde muitos têm dúvida. Posto hoje ou amanhã. Abraços.
Bicho, trampando em linear não precisa por luzes a mais na cena, fica massa com as luzes reais nos pontos reais de iluminação. Pra clarear vc vai no mrpec e mexe no shutter speed, é baba.
Deus é maior!
Postei o tutorial. O link é esse: http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=48365 Abraços.
Beleza? Confome as dicas de voces, eu to quase conseguindo fazer a cena do jeito que eu quero. Consegui configurar a iluminação da Cena sem usar Photons. Acho que com que 1 Gb de Ram e um Atlon 3.0 é impossivel usar photons. Enfim. Ta quase do jeito que eu quero. Mas tem erros: 1) O Chão tem um granulado Branco (E isso que eu usei o Samples do Skyportal de 128) 2) La no fundo da cena ta tudo manchado (Acredito que tenho que configurar o Radius do Final Gather.). 3) Ta um pouco estourado no teto. (Como faço para estourar só na janela?)

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717389.

Total de membros registrados: 143165

Últimos membros registrados: PRINTALPHA, Renan @Sales@Santos , OsanixCapsules45, MedicGLPCapsules4565, Juanpqdt, Janaavijh, OricleHearingAid435, Micheander.

Usuário(s) on-line na última hora: 504

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.