Olá, rcdknot.
Vamos lá...
Sua cena não está ruim. De verdade. O que pega mesmo é o tempo de render. Está absurdo! Ainda mais num computador Quad Core com 4Gb de RAM. Imagine renderizar e alta resolução pra impressão? Vai ser um pesadelo!
1
Você pode estar com um problema de unidades. O ideal é você configurar o Max assim:
Customize > Units Setup
Display Unit Scale: Centimeters
System Unit Scale: Inches
O Display Units Setup não muda nada. A não ser quando se usa valores muito baixos (com casas decimais) que em metros acabam sendo arredondados para zero. Aí dá problema.
O System Unit Scale é fundamental! Tudo no Max foi programado em polegadas (inches). Se isso for alterado, muita coisa se comporta de maneira diferente do previsto (luzes fotométricas, por exemplo). Se você alterou isso, realmente vai ser muito difícil configurar a cena para ficar bem iluminada.
2
Fato: sua cena tem luzes demais! 8 Mr Omnis e 10 Omnis é muita coisa pra ser calculada. E pelo que eu entendi, você tem luzes sobrepostas (icones amarelos e vermelhos). Isso é desnecessário.
No lugar das "Photometric Web com IES" eu usaria luzes Standard Free Spot com sombra desligada e com intensidade baixa apenas para dar o efeito de luz nas paredes. A não ser que seja extremamente necessário usar um mapa IES para simular uma luz específica (não vi isso na sua cena) como uma dicróica, por exemplo.
As luzes no teto são dispensáveis. Eu não usaria nenhuma (isso mesmo)! Aplique um material auto-iluminado no spot para parecer que está emitindo luz. No material Arch&Design tem uma guia chamada "Self Ilumination (Glow)". Com isso, se você quiser pode até gerar glare (aquele efeito de luz brilhando) aplicando o material "Glare" no "Output" da ficha "Renderer".
Cuidado! É possível fazer com que o material auto-iluminado realmente ilumine a cena, mas para isso funcionar e ficar com qualidade o Final Gather tem que ser muito alto (com muitos samples) e o tempo de render vai pra casa do chapéu.
Ainda assim se você quiser marcar o teto com as luzes, coloque embaixo de cada spot uma luz Free Point com sombra desligada e com baixa intensidade.
Com as luzes pontuais certas, vamos para a iluminação da cena. Use 2 ou 3 Free Area ou mr Area para iluminar e gerar sombra. Cuide com a quantidade de Samples.
3
Agora vamos às configurações.
Global Illumination
Para teste de render, deixe o Photons per Sample em 100. Pro render final você aumenta apenas se achar necessário. Pela que vi da cena 100 deve ser um valor suficiente.
8cm de raio me parece um pouco demais. Isso diminui a qualidade do render e dos detalhes. Eu começaria testando com 2cm e iria aumentando até ter um bom balanço entre tempo de render e qualidade.
10 Max. Reflections é um valor muito alto para esta cena. Cada photon será refletido 10 vezes (ainda mais que eu não vi nenhum material refratário, portanto os 10 Max. Depth estão sendo usados pelas reflexões). Você deve ter aumentado isso para tentar clarear a cena, mas com o que vou sugerir a seguir, você pode baixar para 5 (nos 3 campos) e aumentar só se achar realmente necessário.
50000 Photons per Light é muito baixo. Comece testando com 200000 e aumente se achar necessário. Pelo tamanho da cena, acho que 200000 é um valor bom.
Final Gather
Por que multiplier 0,8? Deixe em 1,0 mesmo. Você deve ter baixado para não estourar a iluminção, mas com luzes bem configuradas isso não é necessário.
Os valores de FG estão bons SE e SOMENTE SE o Global Illumination estiver bem configurado. Os valores que estou sugerindo acima são deduções. O ideal é sempre testar com FG desligado para saber como está o seu mapa de photons.
No Trace Depth deixe 5 nos 3 campos. Ali como está, os raios de FG estão refletindo apenas 2 vezes. Isso diminui demais a qualidade da cena.
4
Materiais. Uma coisa que interfere MUITO no tempo de render é a qualidade dos materiais. Tem gente que, buscando o tal fotorealismo, cria materiais exageradamente "perfeitos" (gerando reflexões borradas com altíssima qualidade, com brilhos perfeitos e cheio de mapas procedurais). Tudo isso é lindo, mas faz com que o renderizador tenha que calcular muita coisa e torna o tempo de render muito alto. Reveja seus materiais e seja MODESTO em suas configurações. No final das contas, você vai encantar o seu cliente do mesmo jeito.
Conte com os materiais Arch&Design. Eles são ótimos e já vem com quase tudo pronto pra maquete eletrônica.
5
Por fim, veja se você está com algum controle de exposição ligado (Rendereing > Enviromnment...). Isso afeta diretamente na iluminação da cena. Eu particularmente não uso nenhum deles. Basta ajustar com cuidado a intensidade das luzes.
---
É isso. Esta é a MINHA opinião e colaboracão. Sou apenas um iniciante e tenho muito ainda a aprender.
POR FAVOR, corrijam-me se eu me equivoquei em alguma dica. Quero saber pra aprender!!
Grande abraço a todos!!