Ajuda em iluminação interna c/ MR

Por: Paulo JR  

Em: 21/05/2009 21:25

Boa amigos estou fazendo uma cena interna e a janela está refletindo como se fosse espelho. Os dados são o seguinte: Estou usando a versão 2009, ja tentei varias photometrics do lado de fora e não adiantou. Vai ae junto da da cena os dados da photometric interna e expositure control abraço!
Never Don\'t give up your dreams - Think About it!LEARNING MENTAL RAYhttp://paulojrarquitetura3d.blogspot.com/
Qual o material que vc usou na janela? Tem que ser material arch&design. Pra fazer iluminação natural externa entrando pela janela vc cria um daylight com luzes mr sun e mr sky, depois coloca a skyportal do lado de fora da janela.
UERJ
"Robson Mello Gomes" disse: Qual o material que vc usou na janela? Tem que ser material arch&design. Pra fazer iluminação natural externa entrando pela janela vc cria um daylight com luzes mr sun e mr sky, depois coloca a skyportal do lado de fora da janela.
e pra fazer iluminação internta sem luz de fora? tipo um quarto de motel. estou modelando um e estou apanhando pra iluminação o link pro meu projeto é esse:http://tresd1.com.br/viewtopic.php?t=49463&sid=e8c544de0d6de68b869742063ca1f502 []´s
Estou usando o material arch&design. Até que eu coloquei daylight com luzes mr sun e mr sky, mas o render ficou muito demorado e eu num tive muita paciência para esperar não, então eu queria saber mesmo se teria outra alternativa. Outra coisa que eu queria saber era que mapa eu coloco no enviroment
Never Don\'t give up your dreams - Think About it!LEARNING MENTAL RAYhttp://paulojrarquitetura3d.blogspot.com/
Boa noite. O render com daylight é rápido, mas tem algumas manhas. Se usar photons tem que ligar o raio dos photons na mr sun, se não demora mesmo. Se fizer sem photons colocando muitos bounces no FG também demora. Mas se configurar certo com photons e FG fica rápido. Não precisa colocar nenhum mapa no environment, quando selecionar a mr sky no daylight ele vai perguntar se quer colocar o physical sky no environment, dá ok e pronto. O outro jeito de fazer sem daylight é colocando uma luz area em cada janela, mas ai fica mais demorado. Rick.Piza, iluminação interna vc faz com as photometrics e usa o preset indoor night time no mr photographic exposure. Tem alguns exemplos nesta página: http://www.tresd1.com.br/modelos.php?t=13933
Pessoal , sobre o lance de colocar o raio no mrSun, como vcs calculam? é o mesmo tamanho de raio que colocamos no gi? ou no FG?
Olá pessoal da 3d1... bom dia a todos!! :) gullart: ai cara!! tudo bem?? veja só, antigamente o FG não tinha os Bounces, portanto, a única forma de criar o efeito de radiosidade da luz era por meio dos Photons (GI). Sendo assim, tanto em cenas internas quanto em cenas externas era necessário usar Photons. O problema é que fica demorado usar Photons em cenas externas, precisa de muitos Photons e também é necessário que tenha uma geometria envolvendo a cena, para impedir que a maioria dos Photons se percam no espaço, aumentando ainda mais o tempo de render. Uma das soluções para diminuir o tempo de render era diminuir a resolução do mapa de Photons, emitindo menos Photons, mas com raio muito maiores, assim, você cria o efeito de radiosidade sem perder muito tempo, mas este efeito terá uma resolução baixa. O Bounces do Final Gather (FG) faz justamente isso, cria a radiosidade da iluminação com baixa resolução. O tempo de render acaba ficando similar se usar até 3 bounces, pois a cada bounce dobra o tempo de cálculo do Final Gather, portanto fica inviável ficar aumentando esporadicamente os bounces do FG, só irá aumentar bem muito o time de render. Portanto, dá na mesma usar GI e FG ou só FG com Bounces, a diferença só acontece na animação, pois FG é um mapa de irradiação e este tipo de mapa é mais propenso a gerar Flicker, o que não acontece com Photons, mesmo quando tem baixa resolução no mapa. Este é o principal motivo do V-Ray criar tantos Flickers, pois ele só trabalha com mapa de irradiação. Hoje em dia é muito melhor usar apenas FG com Bounces para cenas externas, até para poder usar o sistema Daylight de luz com o Shader mr Physical Sky ou até o mad physical sky, que também é ótimo, para fazer cenas noturnas e tudo mais. Apenas em animação que as pessoas vão preferir usar Photons, mas neste caso terá que pensar muito bem em todo o projeto, pois não poderá usar luzes Sky, não poderá usar o Shader Physical Sky, entre outros detalhes. Já em cenas internas, a qualidade e a precisão da radiosidade são muito importantes e os Photons fazem isso muito melhor do que o Final Gather, além de serem mais velozes. Com Photons você pode fazer muitos Bounces em cenas internas sem aumentar em nada o tempo de render, pode usar muitos Photons com raio pequeno, obtendo um mapa com alta fidelidade. Assim, não tem que usar os Bounces do FG e certamente o render fica muito mais rápido desta forma. O FG por padrão vem com o raio (radius) de 10 % do tamanho da cena, a configuração dele depende puramente da cena e dos detalhes que ela tem, raios pequenos demais "granulam" o sombreamento do FG e raios grandes demais fazem perder detalhes. O raio tem que ser ajustado conforme cada cena, fazendo alguns testes de render. Tem que encontrar um valor intermediário entre um raio que não seja tão pequeno para não deixar o sombreamento granulado e nem um raio grande demais, para achar um valor de raio correspondente a sua cena, crie uma ESFERA no vão de uma janela, por onde entra luz, vá no painel modify e veja o raio dela; será mais ou menos esse raio que vc colocará no Radius do FG. Mas lembrando, que se tiver mais de duas ou mais aberturas de janelas, com tamanhos bem diferentes no projeto, então essa hipótese anterior é descartada, principalmente se as janelas tiverem vãos diferentes, ok?? Para se ter mais ou menos noção do tamanho do Radius do FG, é que vc pode criar uma ESFERA no vão de uma janela, por onde entra luz, ir no painel modify e ver o raio dela só para ter mais ou menos uma noção do tamanho do Radius. Este de forma alguma, será o valor definitivo do Radius, será somente um "guia" ou uma diretriz de um valor, usado somente para testar se o radius do FG está realmente bom. Para obter valor ideal dependerá de inúmeros renders de teste, até encontrar um valor do radius que gere o efeito algodão (clouds) na cena, por meio dos photons. Vc pode configurar o raio da mr sun mais ou menos, com o mesmo valor do radius do FG, mas não exagerando na setagem desses valores e sempre trabalhando em centímetros, pois fica mais próximo de polegadas. ;) Espero ter ajudado de alguma forma. Um grande abraço a todos e até a próxima...vlws!! __________________________ [i:f8aeadf794]"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...[/i:f8aeadf794]
Boa noite Gullart. O raio da mr sun é pra diminuir a área que ela vai emitir photons, em vez de emitir para todos os lados ela emite só onde vc definiu com o raio. Mexe na setinha do lado do valor que vc vê o facho do raio saindo da mr sun, esse facho tem que englobar a janela onde entra a luz ou a área da maquete que vc quer photons. Imagine que os photons tem que entrar pela janela e a luz emite os photons para todos os lados, demora para calcular e poucos photons entram na janela, mas se vc deixar o raio em cima da janela todos os photons vão entrar e vai ficar bem mais rápido no render.
hehe peguei a manha Malcon... facinho, facinho, e se liga o photo target, ele mostra a direção..... Danilo Sarnento: valeu por toda a explanação. percebo que quando vc dá uma resposta, vc sempre procura englobar o todo para um bom entendimento... grato também a vc.
Danilo, muito obrigado pela aula, vou fazer os testes hoje mesmo. Eu tenho outra duvida, na cena em destaque, fiz inumeros renders o da cena estão com estes parametros, mas não consigo chegar a uma nitidez realista, pergunto, dá pra dar mais nitidez no max (como), ou eu tenho que fazer isso no photoshop? Abraço!

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717377.

Total de membros registrados: 143159

Últimos membros registrados: OricleHearingAid435, Micheander, Niotrox7 , Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes.

Usuário(s) on-line na última hora: 813

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.