bloquete colorido

Por: gilback  

Em: 21/06/2009 20:21

É uma honra participar desta turma. Mas vou começar pedindo ajuda. Como faz piso de bloquete colorido? O tile não funciona. Mas o maior problema são os desenhos coloridos. Segue foto de exemplo.
Bom... o material é um só certo? o que muda são as cores..? se tiver quatro cores diferentes, faça quatro materiais iguais, cada um com uma cor... se mudar a paginação, mude no UVWmap. de acordo com o necessario.... nao mapeie pelo canal do render, e sim com o modificador de map mesmo...fica melhor... acho que iso pode resolver, mas fique atento pq exitem 1 milhao de maneiras de se fazer a mesma coisa no max, muitas delas nao sao tao eficientes... abraços!
Obrigado por responder. Mas o meu problema é criar os desenhos coloridos com os bloquetes, modelar cada bloquete é inviável e fazer uma textura com o tamanho do piso também. Se alguém tiver qualquer sugestão vai quebrar o maior galho.
Nos terrenos de jogos as texturas tem alta resolução perto da câmera e baixa resolução longe. Não sei se o max faz isso mas era uma boa alternativa.
O mental ray tem um shader para ler texturas gigantes sem carregar na memória. Mas não é muito simples pq tem que converter a textura para um arquivo especial do mental ray e depois usar o shader. Estes pisos sempre tem um padrão, vc tem que encontrar o padrão e desenhar ele para repetir no max e criar o piso inteiro. O mosaico no miolo vc desenha separado e faz um cilindro no meio para aplicar.
São Paulo Futebol Clube
Era isso que eu temia. Alguns pisos tem desenhos muito variados e o centro as vezes são bem grandes. Você tem mais informação sobre este arquivo especial para textura grande?
Eu li no review do max 2010 que tem um shader para variar as cores dos objetos aleatoriamente. Se não precisar formar um padrão definido no desenho é uma boa opção.
Não tem muito pra onde correr. Acho que o jeito e pegar as partes que formam padrões e separar igual o Alberto falou. O que não forma padrão precisa de textura gigante.
UERJ
Obrigado, as respostas ajudaram muito. Vou dar meus pulos e ver o que sai. Só mais um detalhe. Ao todo vou ter duas texturas grandes, uma para o diffuse e outra para o bump? Ou a do bump pode ser menor e repetir?
Vocês podem me dizer qual é o shader que aplica cores aleatórias para eu fazer alguns teste?

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717377.

Total de membros registrados: 143159

Últimos membros registrados: OricleHearingAid435, Micheander, Niotrox7 , Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes.

Usuário(s) on-line na última hora: 956

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.